Cachorros

É permitido fazer tatuagem em cachorro? Entenda!

Publicado em 15 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 4min

A humanização dos pets trouxe avanços recentes à medicina veterinária e ao desenvolvimento de produtos e serviços visando aumentar seu bem-estar. Por outro lado, ela também pode acarretar alguns problemas. Por exemplo, a tendência a querer aplicar nos cães procedimentos que não são adequados para eles, como a tatuagem em cachorro.

tatuagem em cachorro

De acordo com a Dra. Mariana Uchôa Lyra, médica-veterinária especialista em dermatologia, a técnica já foi muito usada e continua sendo uma opção para fazer a identificação do pet. Pode ser realizada na parte interna da orelha com tinta indelével, trazendo o número de registro do animal. 

Lembrando que, em geral, esse método de identificação não é reconhecido para fins de viagem ao exterior, sendo obrigatório o uso de microchip. Veja mais sobre tatuagem para cachorro e entenda a questão a seguir.

É permitido fazer tatuagem em cachorro com finalidade estética?

Diferentemente das tatuagens de identificação, a tatuagem em cachorro para fins puramente estéticos é proibida. Elas podem ser consideradas crimes de maus-tratos aos animais, passíveis de serem punidas com reclusão de dois a cinco anos. Também existe a possibilidade de multa e proibição da guarda do pet pelo infrator. 

Conforme dispõe o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, é proibido “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” (1998). 

Tattoo em cachorro se encaixa na definição, já que, de acordo com a Dra. Mariana, ela provoca dor local nos animais. Além do risco de levar ao surgimento de infecções que colocam em risco a saúde do pet. 

Por isso, ao ver um cachorro com tatuagem no dia a dia ou nas redes sociais, não incentive a prática. Até o momento, nós nos referimos exclusivamente às feitas com tinta e agulha. Entretanto existem outros tipos temporários e menos agressivos, como a tatuagem em cachorro que é de henna, ou mesmo adesivos vendidos em cartelas. 

tatuagem em cachorro

Para a dermatologista, o risco de alergia causado pelo uso desse tipo de produto em cachorro é o mesmo que para nós, ou seja, não muito alto. “Mas, eventualmente, pode haver aquele indivíduo com maior sensibilidade aos ativos de uso”, alerta a especialista. Portanto, o ideal é sempre fazer um teste prévio numa região pequena e localizada do corpo.

Procedimentos estéticos perigosos

Felizmente, ainda que vez ou outra a gente se depare com cachorros tatuados na internet, não se observa uma tendência forte nesse sentido. Entretanto, diversos outros procedimentos prejudiciais aos pets acabam ganhando fama e chamando a atenção de tutores. 

Nesse sentido, é preciso estar atento, pois além da tatuagem no cachorro, alguns procedimentos seguros podem se tornar perigosos se feitos de maneira inadequada. 

“Procedimentos de pintura de unhas e pelame não causam grande prejuízo se forem feitos com produtos confiáveis”, diz a Dra. Mariana. “Mas caso a procedência não seja boa, o animal pode até se intoxicar”, alerta a dermatologista.

Segundo a especialista, a retirada das garras, o corte de caudas e orelhas, a colocação de brincos, piercings e implantes também se enquadra em crime ambiental. Todos esses crimes estão sujeitos à pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Quais as consequências desses procedimentos?

Além de procedimentos estéticos, outras técnicas populares também são prejudiciais, como o uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas, cujos hormônios podem causar diversos efeitos colaterais, como o câncer de mama; e a cirurgia nas cordas vocais para impedir que o pet vocalize. Esta também se enquadra em crime ambiental e pode ser punida com detenção. 

tatuagem em cachorro

Antes de fazer qualquer procedimento diferente no seu pet, não deixe de conversar com um médico-veterinário para tirar as suas dúvidas, como no caso da tatuagem em cachorro. E para aqueles que gostam de caprichar no visual do cão, os Centros de Estética da Petz oferecem diversos serviços, como hidratação e tosas especiais, feitas em ambiente seguro por profissionais capacitados. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog