Dicas

Aprenda como plantar couve em apartamento facilmente!

Publicado em 28 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Com a variedade que a couve apresenta, é difícil não amá-la! Podendo ser servida em saladas, sucos, sopas e, claro, refogada ao lado de uma deliciosa feijoada, é uma hortaliça que não pode faltar na casa dos brasileiros. Por isso, aprenda como plantar couve em apartamento e tenha sempre a sua pertinho!

couve

Além de versátil em seus tipos e formas de preparo, a couve também pode ser plantada em diversos locais. Existem vários exemplos, até mesmo como plantar couve no cano PVC! Vamos explorar essas opções a seguir e aprender como plantar couve em apartamento facilmente.

Os benefícios da couve 

Antes de aprender como plantar couve, é importante entender como ela nos faz bem. Além de ser uma delícia em quase toda ocasião, essa linda planta tem benefícios que a tornam essencial na dieta de qualquer um!

A couve é muito utilizada em sucos detox pois é rica em água, fibras e substâncias antioxidantes. Com essas propriedades, ajuda a regular o intestino, diminui o inchaço do corpo, age contra a retenção de líquidos e melhora a saúde intestinal de forma geral.

A hortaliça também conta com uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e C e é fonte de cálcio e ferro. Isso ajuda na melhora do sistema imunológico, age na prevenção e tratamento da anemia e fortifica os ossos. Viu só as vantagens que aprender como plantar couve em apartamento pode trazer?

horta em vaso

Como cultivar couve em apartamento

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que essa plantinha pode oferecer ao nosso organismo é hora de botar a mão na massa. Confira nossas dicas e veja como cultivar couve em vaso, garrafa pet e cano PVC!

Vaso

A couve não é uma planta que exige muitos cuidados, por isso, aprender como plantar couve em vaso é fácil! Primeiro, é preciso notar que a couve não gosta de climas muito quentes. Por isso, prefira plantá-la em um local mais fresco.

Escolha um vaso que tenha, pelo menos, 20 cm de profundidade e 20 cm de diâmetro. No entanto, lembre-se de reservar espaço suficiente para que suas folhas possam crescer sem amassar.

Em seguida, coloque as sementes ou as mudas na cova, que não precisa ser muito funda. Para que a couve cresça saudável, o solo deve ser rico em nutrientes e bem drenado. Por isso, escolha um vaso que tenha furinhos embaixo e opte por usar adubos orgânicos.

A rega deve ser feita conforme necessário, sempre ao redor da planta, e não diretamente sobre ela. Em cerca de três meses, sua couve já estará pronta para ser colhida! Não deixe que ela ultrapasse muito os 30 cm para colher, pois ela perde seu sabor e seus nutrientes, além de poder ficar grande demais para o vaso.

Garrafa pet

Os cuidados em como plantar couve em garrafa pet são muito parecidos ao plantar no vaso. Além de beneficiar o meio ambiente, utilizar o material de plástico para realizar o plantio é muito prático e simples.

Primeiro, escolha uma garrafa que seja grande o suficiente, com pelo menos 15 cm de diâmetro. Em seguida, corte-a ao meio, descartando a parte superior (com a tampa). Para que o solo fique bem drenado, faça furinhos na parte inferior da garrafa.

Em seguida é só repetir o mesmo processo que o cultivo em vaso: solo úmido, pouco calor e terra nutritiva. É possível que lesmas e legumes ataquem a folhagem da sua planta, por isso, fique atento caso o controle de pragas seja necessário.

Cano PVC 

Sim, é possível! O cultivo de plantas em canos PVC é uma maneira muito prática e moderna de reaproveitar materiais. Tudo que você precisa é um cano e duas garrafas, além de uma ferramenta para perfurar o cano.

Escolha um cano grande o suficiente para que as raízes da planta possam crescer. Em seguida, determine qual será a parte de cima e a de baixo. Na parte inferior, faça furinhos para que o solo drene apropriadamente. Na superior, faça aberturas para a couve poder crescer. 

Para fechar as extremidades dos canos, utilize o fundo de duas garrafas pet ou outro material que preferir. Uma dica é acoplar essa construção à parede ou pendurá-la com duas cordas para deixar o local ainda mais bonito!

Daí em diante você está craque: é só escolher um substrato nutritivo, manter o solo úmido e preservar o local de plantio em uma temperatura baixa. Para continuar colhendo a couve por mais tempo, prefira retirar as folhas externas da planta, para que ela possa continuar crescendo novas folhagens!

hortaliças

Gostou de aprender como plantar couve em apartamento? Agora é sua vez! Aproveite e confira os outros conteúdos sobre jardinagem que postamos aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog