Gatos

Gato pode comer banana com aveia? Descubra

Publicado em 10 de fevereiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Quem tem um pet em casa muitas vezes se pergunta se deveria oferecer alguns alimentos saudáveis e que considera saborosos para ele. Por isso, é comum que muita gente se questione, por exemplo, se um gato pode comer banana com aveia.

Gato olhando para câmera

Apesar de a banana e a aveia serem considerados alimentos saudáveis para os humanos, elas não possuem o mesmo efeito nos felinos, já que o organismo dos pets é diferente do nosso. Sendo assim, você precisa levar isso em consideração na hora de planejar uma alimentação saudável para gatos.

Gato pode comer aveia?

Os felinos são animais carnívoros. Isso significa que quando estão na natureza, eles se alimentam principalmente de pequenas presas que conseguem caçar. Portanto, quem quiser oferecer uma alimentação natural para gatos precisará considerar que a dieta deles deverá ser composta majoritariamente por carnes.

Mesmo conhecendo essa informação, você deve estar se perguntando se gato pode comer aveia. Apesar desse alimento não ser indispensável para os bichanos, ele não está na lista dos ingredientes proibidos para esse pet.

Além disso, a aveia pode até mesmo contribuir para o trânsito intestinal do pet, já que ela é rica em fibras. Contudo, é preciso oferecer esse alimento como um petisco e em poucas quantidades.

Outro cuidado que você deve tomar antes de oferecer esse alimento para o bichano é verificar se ele não tem açúcar, pois esse ingrediente pode fazer mal para o felino. Mas será que mesmo podendo ingerir esse tipo de cereal, gato pode comer banana com aveia?

Gato pode comer banana?

A banana é uma fruta rica em vitaminas e nutrientes. Além disso, ela pode ser usada para preparar diferentes pratos. Mas será que gato pode comer banana? Como vimos anteriormente, os felinos são animais carnívoros. Sendo assim, a alimentação deles não pode se basear apenas em frutas e vegetais.

Contudo, a banana não está na lista de alimentos proibidos para gatos, portanto, você pode oferecer essa fruta para o seu pet de vez em quando. O ideal é que seja somente uma vez por semana.

A banana é uma fruta rica em carboidrato e, quando consumida em excesso pelo amigo de quatro patas, pode contribuir para que ele fique com sobrepeso, o que pode gerar outros problemas de saúde.

Gato pode comer banana com aveia?

Gato pode comer banana com aveia, já que esses ingredientes não estão na lista de alimentos proibidos para os felinos, portanto, não fazem mal para eles. No entanto, essa combinação deve ser oferecida em pequenas quantidades e não pode substituir a ração do bichano.

Apesar da banana e a aveia serem alimentos muito nutritivos e saudáveis para os humanos, o organismo dos felinos não consegue aproveitar esses ingredientes da mesma forma.

Caso esteja se perguntando se gato filhote pode comer banana com aveia, saiba que o ideal é não oferecer esses alimentos para os bichanos que estão nessa fase. Isso porque o organismo deles é mais sensível, portanto, pode não tolerar tão bem alguns tipos de ingredientes.

Gato deitado

Quais frutas os gatos não podem comer?

Você já sabe que gato pode comer banana com aveia e que, apesar de não serem os alimentos mais nutritivos para os bichanos, esses ingredientes não fazem mal para eles. Mas sabia que algumas frutas são tóxicas para os felinos? Confira a seguir quais são elas:

  • uva;
  • uva-passa;
  • cereja;
  • caqui;
  • abacate;
  • limão;
  • laranja;
  • tangerina;
  • kiwi.

Além das frutas listadas acima, você precisa tomar cuidado ao oferecer morango para o felino. Isso porque, apesar de ele não ser tóxico, é muito ácido. Sendo assim, quando consumido em grandes quantidades, pode fazer mal.

O que fazer caso o pet coma algum alimento tóxico?

Caso o felino coma algum alimento considerado tóxico para ele, será necessário levá-lo ao veterinário o mais rápido possível para evitar quaisquer complicações na saúde do pet. Os sintomas que os bichanos costumam ter quando comem algo tóxico são:

  • salivação excessiva;
  • vômito;
  • diarreia;
  • comportamento agitado ou apático.

Caso você verifique que o seu amigo de quatro patas está com algum desses sintomas, procure ajuda profissional e não tente medicar o felino ou seguir receitas caseiras para acabar com a intoxicação, pois isso pode agravar o quadro do animal.

Como deve ser a alimentação dos felinos?

É fundamental que os bichanos consigam obter todas as vitaminas e nutrientes que necessitam por meio da alimentação. Caso eles tenham uma dieta deficiente nessas substâncias, provavelmente vão ficar doentes com frequência.

A melhor forma de garantir uma alimentação nutritiva e equilibrada para o pet é oferecendo rações específicas para a espécie e fase da vida dele. Dessa forma, o bichano vai conseguir obter todos os nutrientes que necessita por meio da dieta.

Além disso, você não precisa se preocupar com a possibilidade de o gatinho enjoar da comida por comer sempre a mesma ração, pois isso não acontece com os felinos. No entanto, se mesmo assim você quiser que ele coma outros alimentos, ofereça alguns petiscos de vez em quando, uma ou duas vezes por semana.

Gato comendo em pote

Agora que já mostramos que gato pode comer banana com aveia às vezes, saiba que na Petz você encontra as melhores rações e petiscos para o seu felino, além de outros produtos essenciais para o bem-estar do amigo de quatro patas.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog