Dicas

5 raças de gatos mais populares do Brasil

Publicado em 12 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

De acordo com pesquisas, os gatos sem raça definida são, de longe, os mais populares no Brasil e estão presentes em mais de 75% dos lares com bichanos. Não à toa, é comum que muita gente saiba pouco ou quase nada sobre as diferentes raças de gatos.

racas de gatos

Mas, a verdade, é que elas existem há centenas de anos e algumas delas continuam sendo muito procuradas pelos brasileiros, tanto pelas características físicas como pelo comportamento dos bichanos. Confira as cinco raças de gatos preferidas no Brasil.

1. Gato Persa

Sem sombra de dúvidas, os bichanos da raça persa estão entre os mais conhecidos e amados pelos brasileiros! Originária da antiga região da Pérsia (atual Irã), os gatos dessa raça podem ser encontrados com diferentes cores de pelagem.

Um dos principais motivos para a imensa popularidade do gato persa é o temperamento dócil, tranquilo e muito independente da raça.

racas gatos felinos

Além disso, por terem as patas mais curtas, esses bichanos não gostam muito de escalar e de pular, ótimos para quem deseja manter as prateleiras da casa sempre em ordem.

2. Gato Siamês

Também muito famoso, o siamês é originário da Tailândia, antigo Sião. Ele é facilmente reconhecido por seu corpo esguio, de coloração que varia do creme ao castanho claro, com focinho e extremidades mais escuras, além de brilhantes olhos azuis.

Foi a partir de sua chegada na Inglaterra, em 1884, que ele se espalhou pelo mundo e se tornou um dos gatos queridinhos em diversos países.

siames

Bastante sociável, curioso, inteligente e disposto a vocalizar — ou seja, a miar — o gato siamês adora estar na companhia de pessoas e de outros animais. Por isso, são muito recomendados para famílias com crianças, ainda mais quando o pet é socializado desde cedo.

3. Maine Coon

Muito diferente das raças de gatos pequenos, é impossível não notar a presença de um maine coon. Também conhecido como o “gigante gentil”, ele pode passar dos 10 kg e chegar a 100 cm de comprimento.

maine coon

Além disso, sua estrutura facial angulosa, seus olhos bem marcados e seus pelos longos também estão entre os traços preferidos de quem é apaixonado pela raça.

Apesar de seu tamanho, o maine coon é bastante tranquilo e sociável, sendo muito apegado aos tutores, ainda que possam ficar desconfiados na presença de estranhos. Os bichanos da raça também gostam muito de exercícios, principalmente de caçar. Além disso, os gatos maine coon estão entre os poucos que adoram água.

4. Ragdoll

Ideal para os amantes de raças de gatos mais carentes, os bichanos da raça ragdoll são famosos por seguirem seus tutores pela casa, responderem a chamados e comandos e por adorarem receber carinho enquanto estão no colo.

Não bastasse isso, eles ainda têm uma aparência irresistível, com pelos médios e sedosos, com cores que vão do creme ao cinza azulado. Enquanto a origem de algumas raças ainda é incerta, a do ragdoll está completamente documentada.

ragdoll

De acordo com registros, ela surgiu em 1960, quando Ann Baker, da Califórnia, nos Estados Unidos, começou o cruzamento com gatos específicos. Esses felinos foram encontrados na vizinhança e resultaram em uma das raças de gato mais populares e amadas no Brasil e no exterior.

5. Sphynx

Outro gato bem fácil de ser reconhecido é o sphynx, o famoso felino “careca”. Com olhos grandes, orelhas pontudas e diversas dobrinhas pelo corpo, ele chama atenção principalmente pela aparência. Mas, acredite: ele também é dono de uma personalidade apaixonante!

racas gato

Curiosos e brincalhões, eles gostam muito de interagir e de pular. Sem contar que são bastante apegados aos tutores, adoram receber carinho e ser o centro das atenções.

Ao contrário do que o nome da raça pode sugerir, eles não surgiram no Egito, em um passado bem distante. Na verdade, trata-se de uma raça canadense bem moderna: o primeiro registro de um gato sphynx é de 1966.

Gostou de saber um pouquinho mais sobre algumas das raças de gatos mais populares no Brasil?

Aproveite para conhecer uma loja da Petz. Nas lojas, você encontra todos os acessórios necessários para cuidar e divertir o seu bichano.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog