Cachorros

Qual raça de cachorro vive mais? 7 raças de vida longa

Publicado em 12 de janeiro de 2020

Tempo de leitura: 5min

O envelhecimento dos cachorros ainda gera muitas dúvidas entre cientistas. Por isso, muita gente se pergunta qual raça de cachorro vive mais.

Antigamente, muitos acreditavam haver uma tabela fixa para o tempo de vida da espécie. Hoje em dia, é sabido que a taxa de envelhecimento é diferente de um cão para outro. Nesse sentido, estudos recentes defendem que quanto menor é o cachorro, mais lento é seu envelhecimento.

raça de cachorro que vive mais spitz alemao

Ao contrário do que pode parecer, saber quantos anos um cachorro vive não serve apenas como curiosidade. Essa informação também é importante para ajudar no planejamento de futuros tutores.

Afinal, antes de adotar, é importante pensar em como estará a sua vida daqui a 10 ou 15 anos. A seguir, confira sete raças de cachorro que vivem mais.

Chihuahua: esse cachorro vive até 20 anos

De origem mexicana, o Chihuahua é considerado o menor cachorro do mundo. Mas não se deixe enganar pelo tamanho em comparação com o tempo de vida de um cachorro da raça!

raça de cachorro que vive mais chihuahua

Apesar do pequeno porte, ele é um grande companheiro, conhecido por sua animação e inteligência. Em geral, costuma ser bastante desconfiado com estranhos. Por isso, é importante fazer sua socialização desde cedo.

Sua estimativa de vida varia entre 12 e 20 anos.

Poodle: a raça chega até 18 anos

Um dos campeões de popularidade nos anos 90, o Poodle Toy segue sendo um dos cachorros preferidos dos brasileiros. E não é para menos!

raça de cachorro que vive mais poodle

Bastante leal, a raça é conhecida por sua docilidade e companheirismo. Mas isso desde que sejam socializados e tenham um adestramento adequado. Por serem muito inteligentes, os Poodles precisam receber muitos estímulos. Do contrário, é provável que apresentem comportamentos indesejados.

Mas, afinal, quantos anos vive um poodle? A raça tem estimativa de vida entre 10 e 18 anos.

Shih-tzu: esse fofo cachorro vive até os 16 anos

Não é difícil entender a crescente popularidade do Shih-tzu ao redor do mundo: tranquilo, companheiro e divertido, ele adora um colo e se adapta muito bem à vida em apartamento. No entanto, é justamente sua fofura que faz com que muitos tutores relaxem no adestramento, contribuindo para deixar o Shih-tzu mimado.

raça de cachorro que vive mais shih tzu

Para quem está em dúvida sobre quantos anos vive um cachorro da raça, a resposta é entre 10 e 16 anos!

Spitz alemão anão: o pet também vive em média 16 anos

Também conhecido como Lulu da Pomerânia, o Spitz alemão anão é outra raça cada vez mais popular. Fofinho e com uma pelagem que lembra a juba de um leão, o spitz alemão é muito enérgico e brincalhão, além de companheiro.

raça de cachorro que vive mais spitz alemao

Por causa de seu temperamento sempre alerta, pode acabar estranhando e latindo para estranhos. Sendo assim, é importante começar a sociabilização dele quanto antes, até os 3 meses de idade.

Sua estimativa de vida varia entre 12 e 16 anos.

Yorkshire terrier: esse cachorro vive até 15 anos

Engana-se quem pensa que o Yorkshire seja um típico cão de companhia! Embora sua principal função nos dias de hoje seja essa, a raça já foi muito útil na cidade e no campo, onde ajudava a caçar ratos. Por isso mesmo, não espere um cão tranquilo. Em vez disso, o Yorkshire é muito atento, agitado e curioso, além de dócil e bastante inteligente.

raça de cachorro que vive mais yorkshire terrier

Estimativa de vida: entre 12 e 15 anos.

Lhasa apso: a raça que vive cerca de 15 anos

Não confunda este pequeno braquiocefálico (cachorro com focinho achatado) com o Shih-tzu. Apesar de semelhantes na aparência, as duas raças de origem asiática têm temperamentos bem distintos.

lhasa apso

Ao contrário do Shih-tzu, o Lhasa apso não é tão chegado em colo, é desconfiado com estranhos e tende a latir bastante. No entanto, também é muito leal e brincalhão.

Até quantos anos vive um cachorro da raça? O peludinho pode fazer companhia para seu tutor por um tempo de 12 a 15 anos.

Maltês: o cãozinho vive por cerca de 15 anos

Com seus pelos brancos e postura altiva, o maltês costuma chamar atenção por onde quer que passe. Não bastasse isso, a raça também é dona de um temperamento gentil e amigável.

No entanto, é importante garantir que ele seja socializado desde cedo para evitar conflitos com estranhos. Por ser muito inteligente e agitado, também precisa de muitos estímulos para afastar comportamentos indesejados, como latidos em excesso.

Um lindo maltês pode viver entre 12 e 15 anos!

raça de cachorro que vive mais maltes

É importante lembrar que as idades colocadas nesta matéria são apenas estimativas. Definir quanto tempo um cachorro vive depende de uma série de fatores.

Hábitos como uma alimentação balanceada, atividades físicas, herança genética, avaliações veterinárias e outros cuidados importantes fazem toda a diferença.

Converse com um de nossos veterinários na clínica Petz mais próxima a você para orientações de como manter o seu amigo por muitos e muitos anos ao seu lado!

 

 

 

 

 

 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog