Cachorros

Tipos de pelo de cachorro: conheça melhor a pelagem de seu pet

Publicado em 25 de agosto de 2019

Tempo de leitura: 5min

Todo tutor adora ver seu filho de quatro patas lindo e saudável! E, para isso, alguns cuidados são essenciais, como alimentação, banhos e escovação regular. Porém, você sabia que há diferentes tipos de pelo de cachorro?

pentear pelo de cachorro

A verdade é que cada um deles possui uma característica própria, e precisa de cuidados específicos. Se você gosta de aprender mais sobre a pelagem de cachorro e como cuidar melhor de seu amigo, continue lendo! Apresentamos os tipos de pelo de cachorro e suas particularidades!

Tipos de pelo de cachorro: muito mais que estética!

Cachorros são muito fofos, e os pelos ajudam a deixar esses amigos ainda mais irresistíveis! Eles vêm em diversos tamanhos e formas: longos, curtos, lisos, ondulados, coloridos, pretos, brancos… Todas deixam os cãezinhos ainda mais charmosos.

Porém, os especialistas indicam que os pelos não são apenas fofos. Eles possuem uma importante função no organismo do pet, e precisam de cuidado diário. Além de proteção e isolamento térmico, muitas doenças podem ser notadas a partir do aspecto do pelo de cachorro.

Por isso, procure um centro de estética e faça uma hidratação para cachorro. Os profissionais, além de deixarem os pelos saudáveis e bonitos, também poderão notar se há algo de errado com o pet. E, para um cuidado ainda mais personalizado, conhecer os tipos de pelo de cachorro é essencial!

Tipos de pelo de cachorro: curtos

Começando pelos pelos curtos, um dos mais comuns entre os cachorros! Esse tipo de pelagem necessita menos cuidado, mas não se engane! Mesmo cachorros com pelo curto também precisam de escovação e visitas a centros de estética. Geralmente, os fios possuem de 1 cm a 10 cm, e podem ser lisos ou duros.

1. Pelo curto liso

É um tipo muito comum, presente em raças de grande, médio e pequeno porte. Seus pelos atingem, no máximo, 5 cm, e precisam de pouco cuidado. Como os pelos são tão curtos, os banhos não precisam ser tão frequentes. Levando seu amigo uma vez ao mês em um centro de estética ele estará bem cuidado.

cachorro brincando com a bola

Especialistas também recomendam que passe a escova para cachorro pelo menos uma vez por semana. A tosa recomendada é a do tipo higiênica, cortando apenas em pontos específicos, como orelhas, patas e genitais.

Algumas raças de pelo curto liso são:

  • Boxer;
  • Bulldog Francês;
  • Pinscher;
  • Doberman.

2. Pelo curto e duro

O que diferencia este tipo de pelagem das outras é sua textura. O pelo curto e duro possui um toque áspero, diferente das raças de pelo liso. Aqui, o tamanho do fio pode ser ainda maior, chegando até 10 cm.

Precisam de mais cuidados, mas são considerados de fácil trato. Os banhos devem ocorrer, no mínimo, uma vez por mês. Geralmente, a tosa com tesoura é a mais recomendada.

Algumas raças que possuem pelo curto e duro são:

  • Fox terrier;
  • Schnauzer;
  • Dachshund de pelo duro.

Pelos de cachorro: longos

Os pelos longos também são muito charmosos, mas precisam de um pouco mais de cuidado. Os cachorros de pelo longo podem ser de pequeno ou grande porte, e a pelagem também apresenta diferentes cores. São divididos em duas categorias, ambas com suas características especiais.

1. Pelo longo liso

É uma das pelagens mais comuns. Apesar de ser lindo, o pelo longo liso precisa de muitos cuidados. Os banhos devem ocorrer mensalmente ou a cada quinze dias, e de preferência em um centro de estética, que saberá cuidar da hidratação com shampoo para cachorro adequado e secagem correta.

As escovações devem ser diárias, para evitar a formação de nós. Na hora de tosar a criatividade pode vir a tona! Com os pelos longos, outros cortes são possíveis, a partir da personalidade do pet.

Entre as raças mais populares, podemos destacar:

  • Lhasa Apso;
  • Shih Tzu;
  • Matês;
  • Yorkshire.

2. Pelo longo ondulado ou encaracolado

A textura do pelo longo ondulado é mais áspera, porém, isso não faz deles menos fofos! Os pelos desse tipo são mais maleáveis, e isso dá mais opções para o pet na hora da tosa.

Cachorros com pelo ondulado precisam de banhos mensais ou quinzenais, além de produtos específicos para uma hidratação ideal. A escovação também deve ser diária para prevenir nós.

cachorro passeando

Mas atenção na hora de escovar seu pet de pelo encaracolado! A escova deve ser com dentes mais grossos e espaçados, para manter a textura natural do pelo de cachorro. Você também pode escovar com as mãos, passando os dedos por entre as ondas.

Se desejar um visual diferente, uma escova de dentes finos irá deixar seu pet com um pelo muito volumoso. Ideal para uma foto ou uma ocasião especial!

As raças mais lembradas são:

  • Poodle,
  • Pequines;
  • Shih Tzu.

Tipos de pelo de cachorro: pelagem dupla

Além dos clássicos pelo longo e pelo curto, há ainda um terceiro tipo: a pelagem dupla. Cachorros com essa característica possuem dois tipos de pelo: um maior e mais exterior. Que geralmente fica à vista, e um pelo curto e denso, mais próximo do corpo.

Esse traço é particular de raças típicas de regiões frias. Existem cães de pelagem dupla com pelos longos e curtos, e ambos necessitam de banhos mensais. Já a escovação, pode ocorrer diariamente ou uma vez por semana, dependendo do tamanho do pelo.

As raças mais comuns são:

  • Chow chow;
  • Rottweiler;
  • Border Collie;
  • São Bernardo.

Cuidar do pelo do cachorro, é cuidar da saúde!

Independente do tipo de pelo de cachorro que seu filho de quatro patas possui, cuidar da pelagem de seu amigo é olhar para a sua saúde. A negligência com os banhos, tosa ou escovação pode facilitar a entrada de parasitas, causar alergias e até mesmo estressar o pet.

Cachorro mostrando a língua

Cuidando do pelo de seu pet ele ficará lindo, saudável e ainda mais fofo! Se você precisa de um centro de estética para seu cachorro, procure a Petz mais próxima! Nossa equipe ficará feliz em cuidar de seu amigo. Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog