Categories: Curiosidades

Saiba a que gênero pertence a lontra e mais: 10 curiosidades do animal

As lontras são sociáveis e encantam muitos humanos ao redor do mundo. Não à toa, elas possuem até mesmo um Dia Mundial, dedicado à sua preservação. Pensando no tamanho da popularidade do animal, o blog da Petz separou 10 curiosidades sobre ela. Descubra a que gênero pertence a lontra e conheça mais fatos interessantes da espécie.

1. As lontras pertencem a diversos gêneros

Pertencentes à família Mustelidae e à subfamília Lutrinae, as lontras são mamíferos. Entretanto, as diferentes espécies estão alocadas em gêneros específicos. Confira, a seguir, os possíveis gêneros das lontras.

  • Aonyx;
  • Enhydra;
  • Lontra;
  • Lutra;
  • Hydrictis;
  • Pteronura;
  • Amblonyx

A lontra-marinha (Enhydra lutris), a lontra-norte-americana (Lontra canadensis) e a ariranha (Pteronura brasiliensis) são algumas das mais conhecidas. A última é a maior espécie entre os animais e pode ser encontrada na região amazônica.

2. Existe o Dia Mundial da Lontra

O Dia Mundial da Lontra foi criado pelo Fundo Internacional para a Sobrevivência da Lontra (ou International Otter Survival Fund – I.O.S.F, em inglês). A data é comemorada sempre na última quarta-feira do mês de maio — ou seja, em 2025, o Dia Mundial da Lontra é em 28 de maio.

O objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre os perigos que a espécie enfrenta. Atualmente, quase todas estão vulneráveis ou quase ameaçadas de extinção. Segundo o I.O.S.F, a data também serve para educar grupos sobre formas de proteger os habitats naturais das lontras.

3. Lontras se “penteiam”

Quando falamos das lontras-marinhas, é fácil perceber que seus pelos chamam atenção, com fios extremamente densos. Sendo assim, um hábito comum dessa espécie é “se pentear”, a fim de deixar o pelo limpo e vedado, evitando a entrada de água.

A pelagem também funciona como um isolante natural para auxiliar na manutenção da temperatura corporal. Entre os mamíferos, as lontras-marinhas possuem algumas das pelagens mais densas conhecidas — explicando o fascínio de muitas pessoas por essa sua característica.

4. Algumas espécies “dão as mãos”

Ainda sobre hábitos humanos que são parecidos com os das lontras, muita gente já observou que elas seguraram as mãos. Tem quem acredite que isso é por carinho, mas esse comportamento — conhecido como rafting — serve para evitar que elas se afastem durante o sono. Assim, aumenta-se a segurança das lontras-marinhas enquanto elas estão na água.

5. As lontras são encontradas em diversas regiões

As lontras são animais de ampla distribuição geográfica. Diferentes espécies podem ser encontradas em quase todos os continentes do mundo, com exceção da Austrália e da Antártida. O Brasil, inclusive, contém a sua própria espécie: a já mencionada ariranha.

6. Têm comportamento brincalhão

Um dos fatores que contribuem para a popularidade das lontras é a personalidade divertida, brincalhona e sociável. A lontra-norte-americana, por exemplo, é conhecida por dar cambalhotas em seus mergulhos.

Hábitos que espelham atitudes humanas, como se pentear e se abraçar, também atraem o carinho de muitas pessoas. Mas vale lembrar que existem espécies de lontras mais solitárias — ou seja, o comportamento extrovertido não é uma regra.

7. As lontras são carnívoras

Apesar das variedades entre as espécies, todas as lontras são carnívoras. Inclusive, elas são conhecidas pela capacidade de caçar. Outra característica interessante é que as lontras-marinhas — que se alimentam de invertebrados marinhos, como ostras, mexilhões, moluscos e crustáceos — possuem a habilidade de quebrar conchas utilizando apenas as patas ou instrumentos, como pedras.

Esse grupo, dependendo da localização geográfica e da espécie, também pode se alimentar de mariscos, caranguejos, além de peixes, anfíbios e lagostins.

8. Quantos anos as lontras vivem?

A longevidade do animal vai depender da espécie e do estilo de vida. Na natureza, elas vivem em média 8 a 12 anos. Porém, em cativeiro, algumas podem superar a marca dos 15, chegando até mesmo a viverem por 20 anos.

9. São nadadoras ágeis

Além de grandes caçadoras, as lontras que vivem em rios e mares conseguem nadar rapidamente. A ariranha, por exemplo, pode atingir até 14 km/h. É possível encontrar o animal praticando o nado no Rio Amazonas, onde é nativa. Já as lontras-norte-americanas são mais lentas, mas mesmo assim chegam a 11 km/h.

10. É possível ter lontra de estimação?

Não, não é possível ter lontra de estimação no Brasil. Ela é um animal silvestre e, por isso, a sua comercialização e apropriação indevida é ilegal. Desrespeitar essa lei pode levar ao pagamento de multas e até prisão.

Confira mais curiosidades desse e de outros pets, no vídeo da Petz TV:

Gostou de saber a que gênero pertence a lontra e mais curiosidades do animal? Para descobrir ainda mais sobre espécies silvestres populares, é só navegar pelo blog da Petz. Confira nossos textos agora!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

  • No Oeste do Paraná existe uma cidade chamada Salto do Lontra.

    Olhae a fama da bichinha. Muito lindas e fofas, queria ter uma de estimação, se pudesse...

    Abraço a todos e vamos cuidar destas criaturas lindas de Deus!!!

Recent Posts

Longevidade pet: como fazer seu animal viver mais e melhor?

Todo tutor de pet quer que o seu animal viva o máximo possível, com saúde…

4 horas ago

Cachorro tremendo quando dorme: mistérios do sono

É frequente observar o cachorro tremendo quando dorme. Esses tremores podem assustar, mas, em geral,…

5 horas ago

Vacina contra giárdia: proteção para toda a família

A giardia é um microrganismo que pode causar incômodo nos animais e seres humanos. Mas…

1 dia ago

Saiba como escolher o melhor piso para colocar em volta da piscina

Reformar ou construir um espaço de lazer exige esforço, mas o resultado é gratificante. Para…

1 dia ago

Como plantar pitaya: dicas práticas e de sucesso

Além de ser linda por dentro e por fora, a fruta do dragão tem diversos…

2 dias ago

Caspa em cachorro: como identificar e tratar?

A caspa em cachorro, também chamada de seborreia, é um problema de pele comum. Ela…

2 dias ago