Adoção

Abandono de animais: por que é importante falar sobre o tema?

Publicado em 01 de dezembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Atitudes simples podem transformar milhares de vidas caninas e ajudar a diminuir o número de abandono de animais nas ruas. Dentro desse tema, dezembro é uma data muito importante para quem se importa com a causa animal: é o mês de conscientização contra o abandono!

gato dentro de caixa de papelão.

Esse mês foi escolhido porque, nessa época, muitas famílias fazem as malas e viajam de férias, mas não incluem seus pets no destino. Assim, o número de abandono de animais no Brasil aumenta todo fim de ano. Por isso, foi criado o Dezembro Verde.

O que é o Dezembro Verde?

O Dezembro Verde é uma campanha nacional de conscientização sobre o abandono de animais. O mês foi criado pelo motivo que citamos acima: uma forma de lembrar a todos sobre o sofrimento e as consequências desse ato.

Um animal abandonado fica sujeito a sofrer acidentes, ficar doente e assustado, e pode morder uma pessoa ou outro animal que esteja passeando com seu tutor. Além disso, pode perpetuar algumas zoonoses.

Por que o abandono é crime?

O abandono de animais é crime previsto na Lei contra Crimes Ambientais nº 9.605/98, em seu Art. 32, com pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da nova guarda de animais.

Além disso, caso ocorra a morte do animal por causa do abandono, que é considerado uma forma de maus tratos, a lei de abandono de animais prevê que a pena seja mais severa e aumentada de um sexto a um terço.

Tristes dados de abandono de animais no Brasil

O número total de animais de estimação no Brasil, de acordo com um levantamento do Instituto Pet Brasil em 2021, é de aproximadamente 150 milhões. Isso pode parecer muito bom em um primeiro momento.

O problema é que, segundo esse mesmo instituto, o número de animais abandonados cresce a cada ano, e chegou a 185 mil animais sob tutela de organizações não governamentais ou de protetores independentes em 2021.

Outro estudo, também realizado pelo Instituto Pet Brasil, com 400 organizações não governamentais (ONGs), apontou que cerca de metade dos animais nessas instituições foram provenientes de abandono.

Principais motivos de abandono de animais no Brasil

Conforme uma pesquisa publicada na Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, existem vários pretextos que levam ao abandono de animais no país.

A maioria dos motivos para o abandono se direciona a três fatores: impulsividade na hora de adotar, falta de conhecimento sobre as necessidades do animal e falta de planejamento a longo prazo, envolvendo rotina, dinheiro e tempo. Confira os resultados da pesquisa:

  • abandono por problemas comportamentais do pet (principalmente cães): 46,8%;
  • mudanças na disponibilidade de espaço ou nas regras de conduta social do espaço ocupado pelo ser humano: 29,1%;
  • o estilo de vida do proprietário do pet: 25,4%;
  • diferença entre a expectativa ao adquirir o animal e a realidade de cuidados necessários: 14,9%.

cachorro olhando para cima.

O que é necessário saber antes de adotar para evitar o abandono?

Acima de tudo, é preciso pensar na qualidade e na expectativa de vida do animal. Cada fase do animal (filhote, adulto e sênior) exige cuidados específicos, desde a mudança na alimentação até a rotina.

Cuidar de um animal não é fácil: exige tempo, paciência, e despende gastos. Castrar, vacinar, alimentar corretamente, passear todos os dias, brincar e receber atenção é um direito que todos eles têm. Adotar porque achou o animal fofo, porque se sente entediado ou para presentear alguém, por exemplo, pode facilmente impulsionar um abandono posteriormente.

Como ajudar a erradicar o abandono?

Uma pessoa só não consegue ajudar milhares de animais nas ruas. Porém, se cada um fizer sua parte e ajudar a conscientizar mais tutores, teremos menos abandono de animais e mais pets felizes.

Alertar, informar e advertir as pessoas sobre o mal que o abandono e maus tratos de animais podem causar não é uma tarefa fácil, mas é a principal chave para impactar vidas. Até pouco tempo atrás, os animais não eram vistos como parte da família ou como seres com sentimentos.

Além disso, apoiar ONGs é um ótimo meio para ajudar a acabar com o abandono de animais, além daqueles que foram resgatados. Qualquer pessoa pode apoiar o trabalho dessas entidades e ajudá-las a salvar mais vidas por meio de:

  • doações em dinheiro;
  • doações de ração, remédios e itens pets;
  • postagem nas redes sociais de animais que precisam de um lar;
  • adoção responsável;
  • lar temporário;
  • conscientização de amigos e familiares sobre o sofrimento causado ao animal abandonado.

Como denunciar o abandono ou maus tratos a animais

Como denunciar abandono de animais? Caso você presencie o abandono ou maus tratos de animais, vá a delegacia de polícia mais próxima e faça um boletim de ocorrência com os dados possíveis sobre o crime, como a placa do carro que deixou o pet na rua.

O autor do processo será o Estado, e não o denunciante, por isso, não tenha medo de denunciar o agressor e exerça sua cidadania não se calando frente ao crime e exigindo das autoridades que as providências da lei sejam tomadas.

Dados reconfortantes

Sabia que o programa Adote Petz faz a conexão entre quem deseja adotar um pet com uma rede de mais de 123 ONGs e protetores parceiros? Mais de 64 mil animais já conseguiram um lar!

O Instituto Totós da Teté ajuda milhares de brasileiros com conteúdos sobre adoção, abandono, maus tratos e informações relevantes para pôr em prática no dia a dia e que garantem o bem-estar do animal.

Baixe o Manual do Abandono, comece a transformar hoje a vida dos animais abandonados e ajude a erradicar esse crime hediondo. Esse manual é voltado para o abandono de cães, mas também serve para outros pets.

gato deitado olhando para tutor.

O abandono de animais é um assunto extenso e que entristece muitas pessoas. No entanto, com a ajuda da Petz, um futuro melhor espera esses milhares de animais. Faça sua parte: colabore, compartilhe e adote!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog