Adoção

Como e onde fazer a adoção de cães?

Publicado em 09 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 5min

Adotar um pet é um ato de amor aos animais. Afinal, com a adoção de cães, você tira um bichinho da rua, dando um lar para ele, além de oferecer espaço a outro peludo em ONGs. Apesar desses benefícios, ainda há várias dúvidas que rodeiam esse processo. 

cachorro com bandana

Pensando nisso, a Petz trouxe um conteúdo completo com todas as informações sobre a adoção de cachorro: recursos, documentação necessária e ONGs com animais disponíveis. Vamos lá?

Entenda como funciona a adoção de cães

Não é preciso muito para adotar cachorro. O mais importante é ter a certeza que você possui muito amor e carinho para oferecer. Para que o bichinho chegue até sua casa, primeiro, é preciso responder uma série de perguntas sobre seu estilo de vida, a sua profissão e se você tem todos os recursos para garantir bem-estar ao pet.

Durante esse processo, a ONG irá solicitar algumas fotos da sua casa e perguntar o motivo de você estar procurando um novo animalzinho. É realmente como se fosse uma entrevista. Por isso, fique calmo e seja sempre o mais sincero possível. Vai dar tudo certo!

Se eles perceberem que você tem o perfil ideal para seguir com a adoção de pets, o processo será feito rapidamente. Caso contrário, se notarem que seu perfil não é compatível com o cachorro, é provável que eles indiquem outros animais da ONG. 

Onde adotar um pet?

Reforçamos bastante a existência de ONGs responsáveis pelo processo. Com elas, é possível tirar dúvidas e ainda preencher um formulário de interesse. Você entrará em contato com animais já vacinados, vermifugados e com um microchip de identificação. Após a análise, a ONG entra em contato em até 48 horas.

Adote Petz

No site da Adote Petz, você consegue preencher um formulário de interesse online de forma rápida e fácil. Lá, você tira suas principais dúvidas, além de se informar sobre as ONGs parceiras próximas da sua casa.

pessoa fazendo toca aqui com cachorro para adoção

Se você preferir, também é possível fazer entrevista com um voluntário da ONG/protetor em uma das lojas físicas da Petz. Lá, você receberá todas as informações necessárias para ter um novo amiguinho de quatro patas alegrando seu lar! 

Caso queira ajudar de outra forma, é possível fazer doações, ser voluntário em eventos ou nos próprios abrigos das ONGs. Quem sabe você até ofereça um lar temporário para um cãozinho?

Principal requisito

O principal requisito exigido pelas ONGs parceiras da Petz na hora de realizar a adoção de cães é um tutor que se encaixe com o peludo, evitando a devolução ou a fuga do animal. Por isso, a entrevista é superimportante para analisar se a pessoa é adequada ou não.

Ter uma personalidade compatível com o cachorro para adoção conta bastante, pois, se o motivo da procura por um cãozinho for fazer companhia para um idoso, os filhotes não serão recomendados, por exemplo. Eles possuem muita energia e vontade de brincar, por isso, o ideal é unir o pet à família perfeita. 

O que devo considerar antes de adotar um cachorro?

Sabemos o quanto é difícil resistir ao passar por uma feira de adoção de cães: dá vontade de levar todos para casa, não é? Mas antes de tomar qualquer decisão, é preciso refletir um pouco sobre alguns fatores.

Reflita sobre o seu estilo de vida

Se o cachorrinho estiver na feira, está em busca de amor e carinho. Portanto, antes de adotá-lo, que tal refletir um pouco sobre o tempo que ele vai ficar sozinho em casa? Você terá disposição para brincar e passear com ele todos os dias?

Considere todos os gastos

Na hora de adotar pet, a contribuição costuma ser simbólica. Porém, isso não anula os futuros gastos. É preciso estar atento quanto aos cuidados fundamentais para mantê-lo sempre saudável, como alimentação diária, consultas ao médico-veterinário, medicamentos, banho e tosa.

Vá de coração aberto!

É muito comum encontrar possíveis tutores procurando por um filhote ou um cãozinho de raça. Considere que, nas feiras de adoção, também há outros amiguinhos que não se encaixam nesse perfil, mas que estão à procura de um lar. Deixe a mente e o coração abertos, cogitando levar um pet idoso, com deficiência ou SRD.

Identifique o porte do cãozinho

Encontrou um cachorro para adoção? O primeiro passo é identificar o porte dele. Mesmo se for um filhotinho, essa tarefa é de extrema importância, já que, quando ele crescer, vai precisar de um espaço adequado para brincar. Uma dica valiosa é prestar atenção nas patinhas: quanto maiores elas forem, maior ele vai ser na fase adulta.

Idade e comportamento

Quando chegar no lugar para adotar cachorro, procure por voluntários e responsáveis para tirar algumas dúvidas sobre idade e comportamento. Afinal, é um direito seu conhecer a história do cão para escolher aquele que mais combina com você e com a sua família. 

É hora de adotar o seu cãozinho!

Aprendeu um pouco mais sobre como adotar cachorro? Depois de seguir todas essas dicas e ter certeza de que é isso que você deseja, é válido ressaltar alguns cuidados especiais: não pense que eles são independentes e estão imunes a doenças, muito pelo contrário. Procure um veterinário e faça um check-up.

cachorro olhando para cima
Agora que você já sabe de tudo, é só partir para a melhor parte: a adoção de cães! Confira o blog da Petz e descubra mais sobre os bichinhos que são considerados os melhores amigos do homem. Encontre vários itens disponíveis na nossa loja para deixar a vida do seu peludo ainda mais feliz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog