Adoção

Animais de estimação pequenos: como escolher o seu?

Publicado em 30 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Na hora de adotar ou comprar um pet, muitos procuraram animais de estimação pequenos. Isso acontece principalmente quando o espaço do lar é limitado. Dessa forma, os peludos menores são ideais para quem vive em apartamentos, quitinetes e casas com poucos cômodos

Por outro lado, há quem simplesmente prefere animais de estimação pequenos por questão de gosto pessoal. Seja qual for o seu motivo, prossiga com a leitura e descubra como decidir qual é o pet de pequeno porte ideal para viver com você!

raca de gato pequeno

Por que escolher um pet pequeno?

Escolher um cãozinho não é fácil, principalmente para pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas e não podem oferecer espaço suficiente aos novos membros da família.

Diante desse contexto, é necessário analisar quais animais de estimação pequenos e diferentes combinam mais com a rotina, os hábitos e o espaço disponível. Assim, você torna a convivência com o seu amigo mais prazerosa, sem comprometer o bem-estar dele.

Além disso, um pet pequeno pode se acomodar com mais facilidade em carros, caso você pretenda fazer viagens com ele. Portanto, perceba que a escolha em relação ao tamanho do bichinho é relativa e depende de diversos fatores.

Como escolher o animal de estimação pequeno ideal?

Independentemente dos motivos, você decidiu que vai trazer um pet de pequeno porte para o lar? Então, agora, resta saber qual animal de estimação combina com você! Afinal, há inúmeras possibilidades que vão além do cachorro e do gato.

Sendo assim, quais são os melhores animais de estimação pequenos? Para ajudar a responder a essa pergunta, confira algumas dicas que merecem a sua reflexão. Após esse exercício mental, certamente vai ser mais fácil acertar na escolha.

Gastos

Antes de tudo, é importante pensar nos gastos, como alimentação, higiene, e consultas veterinárias. Cada pet possui necessidades próprias. Além disso, para mantê-lo feliz, bem e saudável, é preciso considerar todos os custos envolvidos com a tutoria.

Portanto, vale analisar o seu orçamento e entender se é possível incluir tais gastos novos nas despesas. Assim, você não vai ser surpreendido após trazer os seus novos animais de estimação pequenos para casa, estando mais preparado financeiramente para recebê-los.

Autorização

Caso o pet escolhido seja um animal exótico ou silvestre, é necessário obter todos os documentos necessários e regularizar a tutoria. Dessa forma, você não infringe nenhuma lei e se assegura de problemas junto ao IBAMA e outras autoridades.

Além disso, prefira adquirir os animais domésticos pequenos em pet shops ou outros estabelecimentos autorizados. Assim, as chances de que tudo saia conforme o que a lei estabelece são maiores.

Ainda, vale mencionar que alguns tipos de bichinhos não são permitidos em determinados condomínios. Por isso, é importante pesquisar o regulamento interno e procurar obter autorização junto ao síndico ou à administradora do local antes de escolher o pet.

Melhores animais de estimação pequenos

A indecisão na hora de decidir pelos novos amigos pode ser grande. Por isso, separamos alguns animais de estimação pequenos e diferentes que são perfeitos para pessoas que buscam muita praticidade e amor! Confira as nossas sugestões.

aquario para peixes pequenos

Furão

Os furões são pets muito carinhosos e brincalhões. Além disso, eles adoram se sentir livres e podem morar em casas pequenas sem nenhum problema. Você pode instalar o seu novo amigo em uma gaiola e deixá-lo caminhar livremente pelo cômodo ocasionalmente.

Esse bichinho pode ser perfeito para aqueles que não possuem muito tempo, já que ele não exige muitos cuidados do tutor. Além disso, dificilmente a espécie emite barulhos altos.

Peixe

Os peixinhos são animais perfeitos para pais que querem dar um bichinho de estimação para os filhos. Isso porque muitos deles não precisam de um grande espaço para viver e não exigem cuidados rigorosos e difíceis de serem atendidos.

Contudo, há espécies de peixes que necessitam de mais cuidados e até mesmo de uma área maior para viverem saudáveis. De qualquer forma, para quem não possui muito tempo disponível na rotina, os nadadores podem ser opções interessantes.

Cachorro

Um dos pets mais desejados é o cachorro. Assim como os pássaros, cada raça de cão possui uma determinada característica. Por isso, vale pesquisar um pouco mais a fundo para descobrir qual canino combina mais com a sua personalidade.

Para quem vive em apartamento, as melhores raças de cães são: Poodle, Yorkshire, Maltês, Shih-tzu, Lhasa Apso, Pug e Buldogue Francês. Entretanto, independentemente do tipo, quando o cachorro não possui muito espaço para se exercitar e brincar, é interessante levá-lo para dar uma volta na rua algumas vezes por semana, ao menos.

Alguns cães são muito ligados aos tutores e ficam tristes quando passam um tempo maior longe deles. Por isso, para pessoas que costumam ficar fora de casa o dia todo, o mais indicado é escolher raças mais independentes.

Gato

Assim como os cães, os gatos são animais muito populares. Muitas vezes, pessoas que buscam um pet independente, amável, prático e tranquilo, escolhem felinos. Afinal, eles oferecem tudo isso e muito mais!

nome de cachorro pequeno meio

Os gatos são muito calmos e não exigem dos tutores grandes esforços para a prática de exercícios. Além disso, as necessidades deles podem ser atendidas de maneira prática e fácil, já que apenas precisam de caixa de areia, comedouro, bebedouro, caminha, brinquedinhos e amor para viverem felizes e satisfeitos.

Após conferir as nossas sugestões, você já sabe quais animais de estimação pequenos mais combinam com a sua rotina? Então, continue acessando o blog da Petz e confira dicas úteis sobre como se preparar para a chegada do seu novo amigo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog