Adoção

Animais para apartamento: 7 pets para encontrar o amigo perfeito!

Publicado em 05 de abril de 2020

Tempo de leitura: 8min

Algumas famílias acreditam ser impossível conciliar o sonho de ter um pet e uma casa pequena. Entretanto, há sempre uma forma de encontrar o amigo perfeito! Com um pouco de conhecimento, não é difícil encontrar animais para apartamento

tartaruga parada

Claro, os pets recomendados para espaços pequenos também precisam de cuidado e atenção. Mas eles poderão trazer muita alegria para qualquer lar! Separamos uma lista com sete animais para apartamento para você encontrar um amigo que caiba em sua casa. Continue lendo para conhecer essas fofuras!

Twister

Tamanho médio: 20 cm 

Expectativa de vida: 4 anos

Custo: médio

Está procurando animais de estimação para apartamento que sejam divertidos, interativos e inteligentes? O twister pode ser o pet perfeito para você! Apesar de ser considerado um roedor grande, o twister atinge, em média, 20 cm, o que é um ótimo tamanho entre os animais para apartamento. 

Além disso, esse peludinho é conhecido por ter um comportamento ativo e divertido: adora interagir com seu tutor, participar de brincadeiras e receber carinho! Entre os roedores, tem ainda a fama de ser muito inteligente e pode até aprender pequenos truques! 

Ter um twister em casa traz algumas responsabilidades e, por isso, não é um pet recomendado para quem não possui muito tempo. Além dos cuidados como alimentação e higiene, os ratinhos precisam receber carinho e estímulos frequentes, ou podem se estressar e desenvolver problemas de saúde. Com uma rotina saudável e os cuidados certos, o twister é um ótimo amigo para quem vive em ambientes pequenos! 

Furão

Tamanho médio: 50 cm

Expectativa de vida: 10 anos

Custo: Alto

O furão também não pode faltar na lista de animais para ter em apartamento. Com o corpo comprido e pelo sedoso, esse fofo pet conquistou o mundo e vem crescendo em popularidade no Brasil! 

Assim como outros amigos peludos, o furão passa boa parte do seu dia em uma gaiola, o que é excelente para quem vive em um ambiente pequeno. Entretanto, é recomendado que o espaço dedicado ao seu peludinho seja grande o suficiente para que ele possa se divertir e brincar. 

Os veterinários também lembram que o furão é extremamente sociável e carinhoso. Por isso, é recomendável deixá-lo fora da gaiola pelo menos 3h por dia. Esse momento é ideal para brincar e fazer carinho em seu amigo! Apesar de sua fama de ótimo pet ter crescido, o furão é um animal dos Estados Unidos e sua reprodução no Brasil é proibida. 

Assim, todos os pets são importados, o que encarece na hora de trazer um para casa. Porém, com sua aparência fofa e muita personalidade, o furão continua sendo um dos pets de apartamento preferidos em todo o mundo! 

Hamster

Tamanho médio: 15 cm 

Expectativa de vida: 3 anos

Custo: baixo

Um dos pets mais lembrados quando falamos sobre animais para apartamento certamente é o hamster. Fofo e encantador, esse pequeno roedor conquistou os lares do Brasil e hoje é um membro querido de diversas famílias.

Além de ser bem pequeno, atingindo em média 15 cm, o hamster possui uma manutenção fácil e barata, o que o torna excelente para tutores de primeira viagem. Geralmente, passa boa parte do dia em sua gaiola, que deverá ser grande e com diversos estímulos para exercícios. 

Também necessita de interação com sua família, e alguns carinhos e brincadeiras diários são sempre bem-vindos. Come pouco e costuma não fazer sujeira, deixando sua gaiola sempre organizada. Por isso, é um dos melhores animais para apartamento.

Aliás, os hamsters são conhecidos por sua higiene e adoram se limpar com lambidas e esfregadas. Se encaixam em famílias de todo o tamanho, sempre trazendo muita alegria para seus tutores! 

Peixes

Tamanho médio: 5 cm

Expectativa de vida: de 2 a 3 anos

Custo: médio 

Quando falamos de animais em apartamento, muitas pessoas lembram dos peixes . E, realmente, nossos amigos nadadores são excelentes companhias para quem vive em lares pequenos, não importa o tamanho ou tipo de espaço que você deseja criar em sua casa.

Peixes são sempre silenciosos, agradáveis, e podem ter uma vida longa e saudável em um aquário bem equipado. Quando o assunto é manutenção, tudo vai variar de acordo com o tipo de pet aquático. A maioria dos amigos nadadores vive bem com os equipamentos corretos, testes de água frequentes e porções diárias de ração. 

Porém, devemos lembrar que o mundo do aquarismo é grande e muito diverso. Nele, podemos encontrar peixes de todos os tipos, desde os populares beta aos complexos ciclídeos africanos. 

Por isso, alguns pets aquáticos trarão mais responsabilidade para seus tutores. Mas com o cuidado correto e muito carinho, todos os peixes podem ser bons animais para criar em apartamento!

Tartaruga-tigre-d’água

Tamanho médio: até 30 cm

Expectativa de vida: 30 anos

Custo: médio

Silenciosa, tranquila e muito fofa, a tartaruga-tigre-d’água não podia faltar em nossa lista de animais para apartamento! Esse curioso pet, na verdade, é um cágado de água doce. Para uma vida saudável, necessita de um terrário com temperaturas agradáveis e uma boa nutrição. 

Alimenta-se de ração flutuante, um tipo de alimento nutritivo que deve ser colocado na água regularmente. Apesar de ser considerado um pet de fácil manutenção, a limpeza e higienização de seu terrário devem ser feitas periodicamente. 

Também é importante oferecer muita luz para que possam obter toda a vitamina D necessária para seu crescimento. Apesar de necessitar de alguns cuidados, as tartarugas retribuem com muita fofura, personalidade e carinho! Com os cuidados corretos, uma tartaruga-tigre-d’água oferece alegria para seus tutores por até 30 anos! 

Gato

Tamanho médio: 45 cm 

Expectativa de vida: 15 anos

Custo: médio

Um dos pets mais populares do mundo, os gatos também podem ser ótimos animais para apartamento! Além de fofos, divertidos e carinhosos, os bichanos possuem muitas características bem-vindas para quem mora em um lar pequenino. Primeiramente, os bigodudos são bastante independentes quando o assunto é higiene. 

Além de se banharem, fazem suas necessidades em caixinhas de areia, facilitando todo o processo! Assim como outros pets, também precisam de atividades e brincadeiras.

gatinho deitado no chão

Entretanto, não precisam correr ou se exercitar ao ar livre. Com alguns brinquedos e um bom enriquecimento ambiental, os bichanos conseguem se adaptar muito bem em três ou quatro cômodos. 

Costumam ser silenciosos e miam apenas para comunicar que algo está errado. Assim, não trazem problemas para seus vizinhos! Um ponto importante para gatos que vivem em apartamento é a instalação de redes de segurança nas portas e janelas. Como nossos amigos são corajosos e audaciosos, podem ocorrer quedas e comprometer sua saúde. 

Cachorro

Tamanho: variável

Expectativa de vida:15 anos

Custo: médio

E quem disse que os melhores amigos do homem não são bons animais para apartamento? Saiba que, com os cuidados corretos, os cães podem, sim, ser excelentes pets para locais pequenos! Porém, no caso dos peludos, precisamos lembrar de algumas coisas. 

Em primeiro lugar, os cachorros podem variar muito de tamanho. Um pequeno Pug vai precisar de um espaço diferente de um grande São Bernardo, por exemplo. Por isso, muitas vezes, o primeiro passo é escolher um pet pequeno. Para saber como seu filho de quatro patas ficará quando crescer, a dica é observar seus pais. 

Um filhote dificilmente vai crescer muito mais que o restante de sua família. Assim como outros pets, os cachorros também precisam de exercícios diários. Nesse caso, as caminhadas são recomendadas, pois aliviam o estresse, permitem socialização e ainda  deixam o pet em forma! 

Porém, os passeios nem sempre são o suficiente para os peludinhos. O enriquecimento ambiental, com atividades e brincadeiras, completa uma rotina saudável, que irá garantir que seu cachorro viva com muito conforto em um apartamento. 

Tutoria responsável em espaços pequenos

Pets sempre trazem muita alegria para nossas famílias. Entretanto, uma tutoria responsável envolve algumas responsabilidades. O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que nem todos os amigos são animais para apartamento pequeno

Um cachorro com muita energia, como um labrador, ainda poderá causar danos à casa, mesmo passeando três vezes por dia. Para compensar a falta de espaço, o Dr. Bruno conta que o melhor é investir em enriquecimento ambiental. 

roedor enrolado no cobertor

Com brinquedos estimulantes, o pet poderá gastar sua energia sem descontar nos móveis ou na casa! Para buscar os melhores acessórios para seu amigo, conte sempre com a Petz

Aqui, você encontra itens desenvolvidos por especialistas, que proporcionam ao pet atividades saudáveis e divertidas! Procure a unidade mais próxima de sua casa e venha nos fazer uma visita! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog