Furão para adoção: descubra a diferença entre ferret e furão

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 19, 2019

Adoção
Furão para adoção: descubra a diferença entre ferret e furão
Tempo de leitura: 2 minutos

Cães e gatos são os mais lembrados quando o assunto são animais de estimação. No entanto, de uns tempos para cá, outro pet vem ganhando popularidade: o furão para adoção!

Dono de um comportamento e dependente de cuidados que têm mais a ver com cães e gatos do que com animais silvestres, o furão é muito divertido, curioso e brincalhão.

Mas você sabia que o que nós conhecemos como furão de estimação é, na verdade, um ferret? Venha descobrir!

furão para adoção

Furão x ferret: eles não pertencem à mesma espécie

Aqui no Brasil, é muito comum se referir ao simpático pet de corpo alongado como ferret para adoção. Mas você também já deve ter conhecido quem não abra mão de chamá-los por um nome americano: ferret.

Mas, afinal, qual é o certo? Os dois nomes se referem à mesma espécie?

Na verdade, para a biologia, trata-se de duas espécies diferentes. Enquanto o furão é brasileiro, o ferret é americano e corresponde ao famoso animal de estimação. Daí o nome mais complicado e em inglês.

Respectivamente, as espécies são o Galactis cuja (furão-pequeno) e Mustela putorios (ferret). Ambos, porém, pertencem à mesma família: a dos mustelídeos, da qual também fazem parte as lontras, os texugos e as doninhas.

Na prática, contudo, não tem problema chamar o ferret de furão de estimação, sendo comum encontrá-lo para adoção com esse nome.

Mais importante que isso é adquirir esse e qualquer outro pet sempre de forma legalizada, não contribuindo para o tráfico de animais.

Ferret: um estrangeiro em terras brasileiras

Tecnicamente, são chamados de animais exóticos todos aqueles que não são naturais de determinada região. Mesmo que alguns já são criados no Brasil e têm liberação do Ibama para serem criados como animais de estimação.

No caso dos furões, esses mustelídeos (mamíferos da ordem dos carnívoros) são importados diretamente dos Estados Unidos, de um criador autorizado, podendo ser encontrados somente em locais licenciados.

furão

Por determinação do Ibama, os ferrets que chegam aqui já devem estar obrigatoriamente castrados e “microchipados”. Esse microchip contém o número de identificação do pet.

Ao adquirir um furão doméstico, você também deve assinar um termo de responsabilidade pelo animal.

Importação do furão para adoção: preços elevados

O fato de todos os ferrets encontrados no Brasil serem importados diretamente dos Estados Unidos explica por que eles têm um preço acima da média. Além dos custos de transporte, castração e manutenção, o valor deles também está sujeito à variação do dólar, preço de combustível e demais circunstâncias.

Saiba que o custo inicial do furão como animal de estimação é bem menor do que o ferret, por exemplo!

Isso porque quase todos os produtos voltados para eles também são importados, incluindo vacinas e rações, que podem ser até 10 vezes mais caras que uma ração premium canina. Portanto, pense bem antes de ter um ferret ou furão!

como adotar furão

Para garantir que seu amigo fique saudável por muitos anos, é fundamental pesar se você terá condições financeiras e disponibilidade de tempo para lidar com ele.

Gostou de saber mais sobre o furão para adoção? Continue acompanhando o blog da Petz para mais informações sobre seus pets favoritos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

camila costa de jesus - 01/12/2019

eu quero muito um furao eu amo

camila costa de jesus - 01/12/2019

eu quero muito um furao eu amo eles r muito fofo

Walber de Andrade Silva - 09/12/2019

Gostaria de comprar um.