Adoção

Gato de rua: 5 dicas para adotar um novo amigo

Publicado em 18 de março de 2020

Tempo de leitura: 5min

Se você está pensando em adotar um gato de rua, já merece nossos parabéns! Há muitos pets sem um lar, que precisam de uma nova família para uma vida confortável e segura. 

Porém, receber um amigo novo em casa é sempre um processo delicado. Muitas vezes, é necessário um período de adaptação do tutor e do bichano. Com os pets de rua, a história não é diferente. 

gato marrom parado olhando para baixo

Com alguns cuidados especiais, seu novo amigo logo estará confortável e se sentindo parte da família! Saiba aqui 5 dicas para adotar um gato de rua. 

1. Procure um veterinário

Se você encontrar um gato na rua, o primeiro passo é buscar um veterinário. Ele saberá identificar se seu novo amigo precisa de cuidados médicos, além de aplicar a vacinação e vermifugação. 

Além disso, hoje muitos pets possuem microchips de identificação, pequenos implantes que contém dados úteis em caso de fugas. O especialista poderá identificar se o gato está microchipado e perdido de sua família. 

A vontade de levar logo o bichano para casa pode ser grande, mas o ideal é esperar até o veterinário liberar. Além de pulgas e carrapatos, doenças comuns em um gato de rua, alguns pets sem lar podem ter zoonoses graves, como a raiva. Para evitar dor de cabeça, o melhor é buscar um especialista o mais rápido possível.

2. Torne sua casa um local anti-fugas

Receber um novo pet sempre significa fazer adaptações. Porém, quando falamos de gato de rua, esse processo deve ser ainda mais rápido! Isso porque nossos amigos peludos costumam fugir até se sentirem parte da família em seu novo lar. 

Devemos lembrar que bichanos são territorialistas. Assim, lugares, objetos e cheiros estranhos podem deixá-lo inseguro. Não pense que é algo pessoal: é apenas o jeitinho especial dos felinos!

gato olhando para foto em cima da janela

Após alguns dias, logo eles estarão confortáveis e seguros em sua casa. Enquanto isso, mantenha as janelas e portas fechadas e não se esqueça de instalar redes de segurança. 

3. Equipe o novo lar

Se você ainda não tem um pet e agora irá adotar um gato de rua, lembre-se que nossos amigos peludos precisam de mais do que um simples teto. Além de oferecer segurança e conforto para seu novo filho de quatro patas, você irá precisar de alguns itens básicos, importantes para a vida do bichano. Entre os acessórios que não podem faltar em sua casa, devemos destacar:

  • Caixinha de areia: até mesmo um gato de rua irá preferir fazer suas necessidades em uma caixa de areia. Essa característica dos bichanos auxilia muito na hora das limpezas diárias! 
  • Comedouro: os comedouros para gatos são desenvolvidos por especialistas e respeitam as características de nossos amigos para facilitar a alimentação do gato. Os bichanos, por exemplo, não gostam que a tigela toque seus bigodes. Assim, prefira itens mais rasos. 
  • Bebedouro: a hidratação é um ponto-chave quando falamos da tutoria de gatos. A relação deles com a água é complicada, e, muitas vezes, o bichano pode passar um dia inteiro sem se hidratar caso não goste do seu bebedouro. Prefira os modelos automáticos, que deixam a água sempre fresca. 
  • Brinquedos: os jogos e brincadeiras são grandes aliados na hora de cuidar de um gato de rua! Eles estimulam atividades e são ótimos desestressantes, deixando a rotina mais agradável! 
  • Casinha: agora que seu amigo tem um lar, ele deve ter um espaço confortável só para ele! As casinhas de gato de estimação são especialmente atrativas para os felinos, pois possuem características que eles adoram!

Além dos itens básicos citados acima, você irá perceber a necessidade do seu novo amigo. Alguns gatos adoram arranhadores, outros preferem se divertir apenas nos brinquedos. Assim como nós, os pets possuem personalidade, e o ideal é adaptar sua casa ao perfil do seu filho de quatro patas!

4. Não se esqueça da castração

Assim que seu amigo de quatro patas estiver confortável, forte e saudável, é hora de planejar a castração. Um dos principais cuidados com gatos, essa cirurgia simples e rápida traz inúmeros benefícios para os pets, principalmente para um gato de rua. 

Especialistas sempre são unânimes ao relatarem os benefícios da castração. A prática evita doenças, como o câncer de mama, ovários e próstata. Além disso, a gravidez indesejada é um dos principais motivos pelo alto número de pets morando na rua. 

Procure um veterinário e veja quando é melhor para agendar a cirurgia. Caso tenha outros gatos em casa, tenha  a certeza que todos estão castrados antes de trazer um novo pet para sua família.

5. Tenha paciência nos primeiros dias

Mudanças nunca são fáceis. Adaptar no novo lar é um desafio e, muitas vezes, este processo pode durar alguns dias. O mesmo ocorre quando falamos de gato de rua. Imagine um pet sem família, que vivia sem nenhum afeto, tendo que buscar sua própria comida e com total liberdade para ir e vir durante todo o dia.

Ao chegar em uma família cheia de amor e carinho, será necessário alguns dias para adaptação. Por isso, tenha calma caso o gato erre a caixinha de areia algumas vezes, tenha comportamento arredio ou mostre vontade de escapar. Cada bichano tem um processo distinto, e após algumas semanas, seu filho de quatro patas estará se sentindo em casa! 

gato deitado na calçada

Lembre-se que adoção de gatos é um processo delicado para os dois lados. Bichanos não são muito bons em demonstrar sentimentos, mas tenha certeza que ele estará tentando ao máximo se adaptar bem à sua nova família! 

Com cuidado e carinho, logo você terá um novo companheiro para amar e se divertir por muitos anos. A Petz realiza feiras de adoção de cães e gatos frequentemente, acompanhe nossa agenda de eventos aqui no blog!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog