Curiosidades

Gato é vertebrado ou invertebrado? Entenda

Publicado em 06 de maio de 2022

Tempo de leitura: 4min

Será que o gato é vertebrado ou invertebrado? Quem tem um bichano em casa sabe que, muitas vezes, parece que o bigodudo não tem ossos! São tantas acrobacias e peripécias que geram dúvidas sobre a anatomia do felino. 

Gato deitado.

Quer saber se gato é vertebrado ou invertebrado? Continue lendo! Aprenda sobre a biologia do seu filho de quatro patas com a Petz e entenda porque os ossos do gato são tão importantes quando o tema é “classificação de vertebrados e invertebrados”! 

Afinal, gato é vertebrado ou invertebrado? 

Se você ama os felinos e está se perguntando se gato é vertebrado ou invertebrado,  está no lugar certo! A Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, explica que, assim como todos os outros mamíferos, o gato é um animal vertebrado

Essa classificação, muito importante no estudo de biologia, divide o reino animal em dois grandes grupos. Os bichanos estão na lista dos vertebrados, assim como os cães, os pássaros e diversos outros pets. Por isso, se você estiver curioso sobre a anatomia do gato, lembre-se de que o bigodudo é vertebrado! 

O que são animais vertebrados? 

Para entender se gato é vertebrado ou invertebrado, é preciso lembrar o que é um animal vertebrado. A biologia é um ramo da ciência que divide os seres vivos de acordo com características semelhantes.

Os animais vertebrados, como os gatos, fazem parte de um mesmo subfilo, chamado vertebrata, uma divisão do filo chordata, que está dentro do reino animal. Ou seja, todos os animais vertebrados possuem algumas semelhanças. Elas são:

  • vértebras;
  • crânio;
  • sistema nervoso central;
  • esqueleto interno;
  • sistema muscular.

Observe que essas características são bem comuns em animais muito diferentes, entre eles, os bichanos.

Gato olhando para cima.

Quais são os animais vertebrados?

Como mostramos, o subfilo dos vertebrados é bem grande e inclui espécies diferentes. Ou seja, trata-se de uma categoria muito diversa! Abaixo, separamos alguns exemplos de animais vertebrados para melhor compreensão:

  • peixes: peixe-palhaço, peixe-betta e tubarão;
  • anfíbios: rã, sapo e salamandra;
  • répteis: tartaruga-tigre-d’água, iguana e jiboia; 
  • aves: calopsita, galinha, canário e periquito; 
  • mamíferos: baleia, golfinho, tigre, cachorro e gato. 

Todos os animais citados acima possuem vértebras, crânio, esqueleto interno e outras características comuns aos vertebrados! Agora, ficou mais fácil de entender se gato é vertebrado ou invertebrado, não é mesmo? 

Exemplos de animais invertebrados

Não pense que os vertebrados representam todo o reino animal! Como já falamos, a biologia utiliza as divisões para entender melhor sobre os seres vivos! Há toda uma categoria que contém diversos animais que não possuem as características que citamos acima. Sendo assim, o que é um animal invertebrado?

O animal invertebrado caracteriza-se por não possuir vértebras ou crânio. Alguns exemplos são: 

  • cnidários: águas-vivas e anêmonas-do-mar;
  • anelídeos: categoria de vermes, sendo que a espécie mais famosa é a minhoca; 
  • moluscos: lulas, polvos e caramujos;
  • crustáceos: caranguejos, camarões e lagostas;
  • insetos: considerado o maior grupo animal, com mais de 900 mil espécies, todas invertebradas! Entre as mais comuns, podemos citar joaninhas, formigas e abelhas;
  • aracnídeos: aranhas e escorpiões.

O grupo dos invertebrados também reúne diversos animais diferentes. Porém, todos mantêm uma característica importante: a ausência de vértebras ou crânio.

Agora que você aprendeu se o gato é vertebrado ou invertebrado, já sabe mais sobre a anatomia do seu bichano. As divisões utilizadas pela biologia são importantes para classificar o reino animal e entender a evolução das espécies! 

Gato deitado no sofá dormindo.

Tem mais alguma dúvida sobre o mundo animal? Deixe nos comentários! Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Petz e mantenha-se sempre informado!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog