Gato macho ou fêmea: qual adotar?

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 9, 2021

Adoção
Gato macho ou fêmea: qual adotar?
Tempo de leitura: 4 minutos

Na hora de adotar um novo amigo, é comum surgir a dúvida: gato macho ou fêmea? Será que o sexo influencia no comportamento do bichano? Ter um pet em casa traz algumas responsabilidades. 

Por isso, é importante conhecer as características dos peludos! Se você está pensando em aumentar sua família, continue lendo! Aprenda aqui as diferenças de ambos e descubra se é melhor adotar gato macho ou fêmea!

Gato macho ou fêmea: diferenças 

Levar um pet para casa é sempre motivo de muita alegria. Entretanto, precisamos tomar essa decisão com consciência. Um novo peludo traz responsabilidades e, por isso, na hora de adotar é importante conhecer a personalidade do gato. Abaixo, separamos algumas das principais diferenças entre gato macho e fêmea. 

Gato macho: mais territorialista e brincalhão

Gato macho traz muitas de suas características selvagens. Por isso, costumam ser mais territorialistas! Isso influencia em alguns aspectos de seu comportamento. Confira os principais pontos abaixo. 

  • Territorialismo: a principal forma de os felinos marcarem seu território é através do odor. Como os machos são mais territorialistas, eles possuem mais chance de fazer xixi fora da caixa. Essa é uma forma de afirmar seu domínio naquele espaço;
  • Energia: outra diferença entre gato macho e fêmea é que gatos machos costumam ser mais energéticos e brincalhões! Assim, é recomendado investir no enriquecimento ambiental, oferecendo para seu peludo muitas formas de brincadeiras,
  • Fugas e brigas: graças ao seu comportamento selvagem, o gato macho está mais propenso a fugas. Isso acontece especialmente após a maturidade sexual, quando o bichano está em busca de uma parceira. Se o pet tiver acesso à rua, a chance de brigas também é maior. 

Gata fêmea: mais tranquila e carinhosa

A gata fêmea, por outro lado, costuma ser mais tranquila. As bichanas, muitas vezes, são mais caseiras e raramente arrumam confusão. Suas principais características são: 

  • Tamanho: de maneira geral, as gatas fêmeas costumam ser menores do que os machos; 
  • Carinho: as gatas fêmeas costumam ser mais carinhosas. Entretanto, essa é uma característica que varia muito de pet para pet. Há bichanas que preferem evitar o contato físico; 
  • Comportamento sexual: diferentemente dos machos, as gatas passam pelo cio, um período que pode ser especialmente complicado para os tutores. Nessa fase, os riscos de fuga aumentam, e as bichanas costumam fazer muito barulho para atrair a atenção dos gatos da região, 
  • Energia: as gatas fêmeas não são tão energéticas quanto os machos. Porém, isso não significa que as bichanas não precisam de atividades e brincadeiras. Oferecer acessórios para seu pet é sempre necessário! 

Castração: uma atitude responsável 

Independentemente de escolher gato macho ou fêmea, a castração é sempre recomendada. Esse procedimento simples e seguro torna o bichano mais dócil e caseiro, evitando os problemas típicos dos bichanos. Tanto as fugas como as vocalizações excessivas são frutos da maturidade sexual. 

Independentemente do comportamento do gato, com a castração, o pet ficará mais calmo e terá menos chances de se envolver em problemas. Além disso, especialistas lembram que a esterilização previne doenças e evita que o número de pets abandonados aumente. 

Gato macho ou fêmea: faz diferença? 

Conhecer melhor nosso futuro amigo nos ajuda a construir uma tutoria mais responsável. Mas será que sendo um gato macho ou fêmea há diferenças significativas? Especialistas explicam que nem tanto. 

O Dr. Igor Hulewicz Nemtzoff, médico-veterinário da Petz, lembra que os bichanos assim como os humanos, possuem diferentes personalidades, independentemente de ser gato fêmea ou macho

“Cada pet é único. Muito de sua personalidade se deve à sua individualidade e à forma de criação”, afirma. De maneira geral, um bichano sempre vai precisar de alguns cuidados básicos. São eles: 

  • Alimentação equilibrada: oferecer uma dieta saudável é um passo essencial de uma tutoria responsável. As rações premium e super premium são as mais recomendadas, pois são elaboradas com ingredientes nobres e possuem tudo que seu pet precisa;
  • Higiene: na maioria das vezes, os bichanos já cuidam da própria higiene. Suas linguadas mantêm os pelos limpos, e as necessidades são feitas na caixinha de areia! Porém, cabe ao tutor limpar o banheiro do seu pet diariamente. Uma caixa de areia suja pode deixar o gato estressado e, consequentemente, levar a problemas de saúde; 
  • Atividades diárias: os gatos são pets muito ativos e brincalhões! E para queimar tanta energia, é importante estimular as brincadeiras. Acessórios como varinha mágica, poste de arranhar e bolinhas ajudam nessa tarefa; 
  • Visitas ao veterinário: todo peludo precisa realizar visitas regulares ao veterinário. Dessa forma, o especialista pode acompanhar o desenvolvimento do pet, monitorar a vacinação e vermifugação, além de perceber rapidamente qualquer problema de saúde, 
  • Carinho e atenção: por fim, o tópico mais agradável dessa lista! Distribuir cafunés no seu peludo, além de delicioso, ainda é importante para sua saúde! Dessa forma, o pet se sente mais seguro e confortável.

As práticas acima devem ser realizadas para gato macho ou fêmea sem distinção! Agora que você já sabe mais sobre os bichanos, já pode adotar seu futuro amigo de forma mais segura! A Petz realiza eventos de adoção regulares, ideais para quem busca aumentar a família! Consulte nosso calendário e venha nos fazer uma visita! 

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *