Curiosidades

Descubra se lagartixa morde ou transmite doenças!

Publicado em 02 de janeiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Tem um bichinho que divide opiniões por onde passa: algumas pessoas têm medo; outras querem saber se a lagartixa morde e transmite doenças; e há quem adore vê-la passeando pelas paredes da casa. Por mais que alguns não gostem, essa criaturinha é essencial para evitar a aparição de baratas e moscas, principais alimentos dela.

lagartixa morde

A grande verdade é que esse pequeno réptil desperta muitas curiosidades e até algumas preocupações, principalmente porque algumas pessoas têm medo dele. Se você é uma delas, não deixe de ler este conteúdo. Veja se a lagartixa morde, transmite doenças e muito mais!

Saiba tudo sobre lagartixa!

Muitas pessoas não sabem ao certo se devem deixar a lagartixa ficar em casa. Isso porque a acham repugnante, devido à pele gelada, por se tratar de um tipo de lagarto ou por acharem que a lagartixa morde ou é venenosa.

É importante buscar informações sobre o réptil para entender o porquê dele gostar de ficar nas paredes e tetos da casa, e se possui algum tipo de doença que possa prejudicar a nós ou aos nossos animais de estimação. Nas próximas linhas, explicamos um pouco mais sobre a lagartixa.

A lagartixa morde?

Se você está se perguntando se a lagartixa morde pessoas, a resposta é: depende. Seu hábito natural não é morder, no entanto, se ela se sentir ameaçada por alguém que a pega na mão, vai morder para se proteger.

Isso não quer dizer que a lagartixa ataca pessoas. Seu instinto natural ao nos ver é permanecer imóvel, nos olhando, para ver o que iremos fazer. Pode, ainda, sair imediatamente, correndo para bem longe.

Se você acha que a lagartixa morde dedo se nos aproximarmos dela, a resposta também é não! Ao ver o dedo chegando perto, a reação dela é fugir. Ela evita qualquer tipo de contato ou entrave direto com humanos.

Agora, se mesmo assim você mexer com uma lagartixa e ela morder, fique tranquilo. A mordida desse bicho não dói, uma vez que os dentes são minúsculos e sua mandíbula não é tão forte.

A lagartixa possui veneno?

Não, a lagartixa doméstica morde, mas não possui veneno. Não existe relato de nenhuma lagartixa de qualquer gênero e família que o possua. Por isso, não há problema em deixar esse pequeno lagarto circular por sua casa.

No entanto, como todo réptil, a lagartixa pode ser portadora da bactéria Salmonela sp. e transmiti-la sem querer para as pessoas. A salmonela é uma bactéria presente na pele e na boca desses animais, por isso, ao tocá-las, a recomendação é lavar bem as mãos.

lagartixa morde

Por que a lagartixa perde o rabo?

Essa é uma forma que a lagartixa desenvolveu para se proteger e que é muito eficiente. Quando ela se vê encurralada por um predador, solta o rabo. Isso se chama autotomia caudal.

Essa é uma das características das lagartixas, que é comum também aos lagartos, salamandras e serpentes. Ao soltar a cauda, ela continua se mexendo e engana o predador, enquanto ela se safa do ataque.

O melhor é que o rabo da lagartixa se regenera. Em cerca de três semanas a bichinha terá uma cauda nova. No entanto, cada vez que ela solta o rabo, ele cresce mais grosso e curto.

A lagartixa é ótima caçadora

O único momento em que a lagartixa morde por querer é se há moscas, mosquitos, aranhas, escorpiões ou baratas em sua casa. Ela é uma ótima caçadora e ama se alimentar desses bichos que aparecem no lar. Um pouco nojento, mas necessário, não é mesmo?

Uma lagartixa caça e se alimenta de centenas de moscas e mosquitos em apenas uma noite. Os insetos tendem a ficar próximos à luz, então, é muito comum observá-la bem perto desse local, já que terá um farto banquete ali.

A lagartixa transmite alguma doença?

Como comentamos acima, ela pode ser portadora da salmonela, mas basta não mexer com ela que não pegamos a doença. Mas como impedir que os pets entrem em contato com ela?

Essa tarefa é bem difícil, pois o instinto de caça dos animais fala mais alto, principalmente se tratando de gatos. Afinal, eles adoram brincar com moscas, abelhas e tudo o que parece diferente na casa. Por isso, se perceber esse tipo de interação, afaste os dois animais.

Platinosomose: tudo o que você precisa saber sobre essa doença

A platinosomose é causada por um parasita e transmitida quando a lagartixa hospedeira é caçada, e não porque a lagartixa morde. Não é comum que ela se manifeste em cachorros, já que a ocorrência é mais comum em gatos, mas pode acontecer.

O parasita deve cumprir o ciclo de vida que, geralmente, se encerra no organismo do gato, chamado de hospedeiro definitivo. A platinosomose afeta órgãos como vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões. Entre os principais sinais clínicos estão: falta de apetite, diarreia, vômito e perda de peso.

O tratamento convencional pode ser feito com o uso de um vermífugo. Existem casos em que o parasita pode causar lesões e comprometimento de órgãos específicos, necessitando de um tratamento direcionado para a gravidade da doença em questão.

lagartixa morde

Agora que você sabe se a lagartixa morde, já pode contar com ela para acabar com as pragas. Conte também com as lojas da Petz para ajudar nessa empreitada! Aqui, você encontra produtos seguros para todos da casa. Venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog