Adoção

Adoção de pets: saiba porquê oferecer um novo lar

Publicado em 07 de novembro de 2019

Tempo de leitura: 4min

Na hora de escolher seu bichinho de estimação sempre vem a dúvida: adotar ou comprar? A adoção de pets ajuda a diminuir o número de animaizinhos que estão esperando por um lar. Entenda a importância desse ato e como fazê-lo adequadamente.

Adoção pet: um ato consciente

Referindo-se à adoção pet propriamente dita, procurei por vontade de ajudar aqueles que agem mais com coração do que com a racionalidade. Como adestradores, não raro encontramos a situação em que as pessoas agem por impulso e depois não sabem como lidar com ela.

adocao de pet

Algumas coisas parecem óbvias, mas só são percebidas quando o adotante chega em casa e nota que não tem espaço para um animal. Ou até mesmo que não tem certeza do tamanho que vai ficar e ele começa a crescer. Uma cliente, por exemplo, já tinha dois gatos em casa e resolveu adotar um cão, filhote ainda.

Mas como ela nunca tinha adotado um cão antes, estranhou a demanda energética que eles podem ter. Já os gatos, infelizmente, são relegados por serem animais menos compreendidos pela grande maioria da população. Entendendo-se por demanda energética aquela que o cão vai precisar gastar para que não destrua as coisas à sua volta.

Pets para adoção: como a devolução os prejudica

Procurei uma ONG de resgate que faz feiras de pets para adoção aos sábados e observei como o processo funciona. A cada devolução fica mais difícil para eles encontrarem um lar definitivo, pois o seu próprio histórico o coloca nessa situação. A adoção deve ser feita de forma consciente, com todos de acordo com a decisão.

Não raro uma criança deseja ter muito o seu bichinho de estimação, mas alguém da família não gosta de animais. Pode acontecer de todas as pessoas da família estarem de acordo e quererem adotar. Entretanto, se apenas uma parte dela for ao local de doação de pets, o que fazer se ele e outro membro da família não se derem bem?

O que saber para adotar?

Então, vamos examinar melhor? Antes de mais nada, existem abrigos que fazem acompanhamento após a adoção (por meses ou anos), seguindo uma lista de informações antes de entregarem o animal.

Esse pequeno checklist pode ajudar quem deseja ter um companheiro de estimação. São alguns pontos a serem levados em consideração antes de tomar essa decisão tão importante:

Qual(is) o(s) motivo(s) para a adoção?

Primeiro de tudo, é preciso saber o real motivo da adoção de pets. Deve-se refletir se você está querendo um bichinho pelos motivos certos. Isso evita que, no futuro, se arrependa dessa escolha e acabe tendo que devolvê-lo.

Você já teve um animal antes?

Pessoas que ainda não tiveram a experiência de cuidar de um peludo podem não saber o que esperar. Se esse é o seu caso, procure conversar com pessoas que já são tutores. Tire suas dúvidas e só então adote um pet.

Alguém da família tem alergia a animais?

Outro fator bem comum para não poder tê-los é alergia. Não será uma boa escolha adotar e ter que conviver com os pelos depois.

Você mora em casa ou apartamento? No condomínio pode ter animais?

Alguns condomínios podem não aceitar que os moradores tenham animaizinhos. Por isso, é importante verificar essa informação. Além de levar em conta que, se um dia você precisar se mudar para um lugar assim, não poderá levá-lo. No caso dos gatos, por exemplo, é preciso que as janelas sejam teladas.

adocao de pets

Qual sua rotina? Quanto tempo vai poder dedicar ao seu novo amigo?

Dependendo da personalidade do cão ou gato, ele pode precisar de mais atenção. Por esse motivo, se você não fica muito em casa e/ou viaja constantemente, precisa saber disso. Você pode optar também por peludos mais independentes ou ter mais de um, sempre levando todas as demais questões em consideração.

Onde pretende abrigá-lo?

Sua casa possui espaço suficiente para ele? O bichinho terá uma caminha em que possa descansar? Todas essas questões são importantes para a qualidade de vida dele.

Já pensou no lado financeiro?

Assim como um filho, os animais geram gastos. Seja com ração, higiene, no caso de doenças, entre outros fatores. Portanto, é necessário colocar esses gastos na ponta do lápis para descobrir se é possível arcar com eles.

adocao de pets cachorro

Após responder a todas essas questões, é possível começar a preencher os documentos para adoção. Assim, sua família e seu animalzinho de estimação ficarão felizes. Além disso, no Pet Shop on-line da Petz você encontra todos os produtos para seu melhor amigo e ainda conta com preços imperdíveis!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog