Gatos Nutrição

Alimentação de gatos: exigências em cada etapa de vida

Temperamentais e cheios de personalidade, os gatos têm fama de serem muito exigentes. De fato, quem tem um bichano em casa sabe que esses pets gostam mesmo das coisas do seu jeito. Não é diferente quando o assunto é a alimentação de gatos.

Além de serem bem criteriosos na hora de aprovar ou não uma ração, os gatos precisam aprovar o sabor do alimento. Ainda, filhotes e adultos têm exigências nutricionais diferentes, por isso, é importante escolher a comida para gato correta para cada etapa da vida.

Alimentação do gato filhote

A alimentação de gatos filhotes deve atender às suas exigências energéticas e à demanda de crescimento para que o bebê cresça forte e saudável. Erros de manejo alimentar nessa fase irão comprometer seu desenvolvimento e prejudicar sua saúde e longevidade.

Assim, podemos concluir que essa fase é a mais importante, em termos de alimentação, para o futuro do bichano. E mais: a fase de crescimento do filhote é dividida em duas fases de exigências nutricionais diferentes.

Primeira fase: do nascimento até os quatro meses

Essa fase se caracteriza pela mudança na dieta do filhote, que vai deixar de mamar na mamãe e vai passar a ingerir um alimento sólido. Sua velocidade de crescimento é tão intensa que ele atinge, nesse curto período, 50% do seu peso quando adulto!

Nessa etapa da vida, a dieta de gato deve atender essa alta demanda energética. Além disso, nessa fase, ele deixa de ter os anticorpos da mãe e passa a produzir os seus. Assim, sua alimentação também precisa suprir essa necessidade.

É nessa fase que o tutor deve introduzir o patê para gatos e demais dietas úmidas, pois ele as aceitará com mais facilidade. Até as 7 semanas de vida o gato passa pela fase de socialização.

Momento em que o tutor deve oferecer alimentos de texturas variadas para que ele se habitue. Assim como, do ponto de vista do comportamento, manipulá-lo de várias formas, abrindo a boca, expondo unhas, para que no futuro ele já esteja acostumado.

Segunda fase: dos 4 aos 12 meses

Nessa fase, o crescimento do filhote é mais lento, mas continua a acontecer. Aos 12 meses, espera-se que ele atinja seu peso da fase adulta. Sua estrutura óssea está quase totalmente formada.

O que mais chama a atenção na segunda fase é o crescimento muscular do bichano. Nesse momento, ele adquire toda a força que precisa para escalar, pular e caçar. Sua dentição se completa e ele finalmente está “crescido”.

É importante ressaltar que existem rações específicas para a segunda fase de vida, principalmente para gatos que já foram castrados. Normalmente está presente na embalagem “filhotes castrados”. Já que após a castração o requerimento energético é menor. O objetivo é manter o animal no seu peso ideal, sem evoluir para sobrepeso ou obesidade.

Alimentação do gato adulto

A alimentação de gatos aos 12 meses mudará para a alimentação do gato adulto, e assim permanecer até que ele atinja a idade avançada, quando irá comer uma ração específica para gatinhos mais velhos.

Nessa etapa, o tutor deve prestar atenção ao peso do animal, pois sua exigência nutricional não será tão grande, devido à ausência de crescimento. Se ele comer como um filhote, irá engordar.

Para os gatos adultos, existem muitas rações que o tutor pode escolher de acordo com o perfil do animal. São as rações para gatos castrados, animais de pelagem longa, de estômago e intestinos sensíveis, de paladar exigente e para as diferentes raças com suas peculiaridades.

Alimentação do gato idoso

Em torno dos sete anos, o gato entra na primeira fase de seu envelhecimento. Não é nada muito notável ao tutor, mas ele já começa a perder massa magra (muscular), fica um pouco menos ativo e ganha massa gorda (gordura).

Seu alimento precisa ter um nível mais moderado de energia, pois a menor atividade gera menos gasto energético. Além disso, precisa promover a manutenção das cartilagens e massa magra.

Por volta dos 10 anos, ele já é considerado um gato idoso, e as mudanças são mais perceptíveis. Os pelos começam a esbranquiçar, e a perda de massa muscular é maior. Trata-se de um processo natural do envelhecimento chamado de sarcopenia.

Para o gato idoso, o controle do fósforo da dieta é de suma importância para a preservação da saúde dos rins, devido à grande predisposição da espécie em desenvolver problemas renais. Por isso, a alimentação de gatos dessa idade deve atender a esse requisito.

Alimentação natural para gatos

A alimentação natural para gatos é uma modalidade alimentar que vem ganhando muitos adeptos no Brasil e no mundo. Trata-se de fornecer para o bichano um alimento produzido em casa, minimamente processado e com ingredientes que o veterinário prescreveu, além de suplementos.

Para que ela seja realmente boa do ponto de vista nutricional, precisa atender a todas as demandas nutricionais que falamos acima. Assim, nada de ir fazendo receitas de sua cabeça ou achadas na internet. O gato precisa passar em uma consulta veterinária e ter sua dieta personalizada!

Paladar exigente ou sinal de intolerância?

É comum ouvirmos relatos sobre gatos que ignoram o alimento que está no comedouro e seguem o tutor para demonstrar sua insatisfação. Antes de recriminar o peludo (o que, aliás, nunca é recomendado), vale procurar saber se o descaso com o alimento é somente por uma questão de gosto.

É comum eles apresentarem vômito, diarréia, fraqueza, flatulência, problemas de pele e dor abdominal. Caso ele apresente esses sinais, procure ajuda veterinária para descobrir a causa e, se for necessário, mudar sua dieta.

Lembre-se sempre que a alimentação de gatos é muito importante e irá ser fator determinante para sua saúde. Somente um veterinário poderá recomendar a melhor dieta para eles. Procure a loja da Petz mais próxima e se informe sobre a melhor opção para seu pet!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Guia completo sobre o enriquecimento ambiental para cães

Queremos garantir sempre o melhor para os animais de estimação. Pensando nisso, o enriquecimento ambiental…

4 horas ago

Rãs venenosas: fique longe delas

Os anuros são animais pertencentes à ordem dos anfíbios. Os representantes principais são os sapos…

1 dia ago

Ferret: guia completo de cuidados com esse pet curioso

Do corpo magro ao pelo sedoso e personalidade curiosa, o ferret é um pet irresistível.…

3 dias ago

Vacina de coronavirose: o que é a doença e como proteger seu cachorro

Você sabia que existe uma coronavirose canina? Apesar do nome, a doença é bem diferente…

4 dias ago

Calopsita: guia completo de cuidados com esse pet carismático

O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…

1 semana ago

Conheça os tipos de carrapatos que podem afetar seu animal de estimação

São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…

2 semanas ago