Quem gosta de plantas vive procurando uma muda a mais para cultivar. Um exemplo prático e lindo, que você precisa ter em casa é a angelônia! Essa genuína planta mexicana é resistente, tem cores fortes, além de possuir flores longevas com um cheiro adocicado, atraindo borboletas e abelhas. Confira tudo sobre a angelônia, a seguir.
A dica sobre a origem da angelônia já foi dada acima: ela vem do México. O país tem um clima parecido com o do Brasil, por isso, essa planta se dá muito bem por aqui.
A simbologia da angelônia tem tudo a ver com a espiritualidade característica do país de origem. Lá, ela é associada a proteção, cura e conexão com o Divino Espírito Santo.
Essa planta pode ser usada para embelezar e decorar muitos ambientes. De aspecto rústico, ela passa a sensação de um clima árido, mas, quando floresce, dá um toque delicado ao espaço.
Além disso, pela durabilidade das flores, ela é usada como planta de corte para decorar buquês de noivas, celebrações em igrejas, espaços para formaturas e muitos outros espaços.
Além disso, a angelônia branca forma uma espiga de cerca de 20 cm de comprimento, com flores em cachos parecendo pequenas bolas de algodão.
Já a angelônia roxa é a variedade mais cultivada. Ela lembra bastante a cor das flores da lavanda. Você também pode encontrar as cores rosa, azul, salmão e opções mescladas com branco.
Ficou convencido a ter uma angelônia em casa? Para isso, não tem segredo. Por ser rústica, ela tolera muito bem períodos curtos de estiagem ou de calor intenso. Mas isso não quer dizer que não precise de regas frequentes para se desenvolver.
Ela pode ser propagada por sementes, mas o mais comum é encontrar a muda de angelônia à venda em lojas de produtos para jardinagem. Também é possível enraizar um galho para obter uma planta nova. Esse processo se chama estaquia.
O nome pode até parecer complicado, mas o processo da estaquia para ter uma planta nova em casa não é nenhum bicho de sete cabeças. Você só precisa realizar os passos a seguir.
Não é necessário ter um arsenal de jardinagem para fazer a muda da angelônia pela estaquia. Basta ter uma tesoura de jardineiro (que pode ser substituída por um estilete), um vaso com furos no fundo e o substrato.
A planta-mãe precisa estar saudável e livre de pragas. Escolha um galho robusto e sem flores e corte-o na diagonal para melhorar a absorção de água. Depois, enterre-o no vaso e aperte com gentileza a terra ao redor.
Feitos os passos acima, regue a muda de modo que o substrato sempre esteja úmido. Deixe o vaso em um local com luz solar direta, mas não faça isso se o dia estiver muito quente. Em torno de 20 a 30 dias depois, novas folhas começarão a nascer. Em 2 ou 3 meses, você já poderá transplantar a muda para o local definitivo.
Após adquirir a sua muda da planta, é preciso ter cuidados para que ela cresça saudável e encha sua casa de flores. Ela, por exemplo, precisa ser colocada no local certo e ser regada com a frequência ideal. Confira como cuidar da flor angelônia a seguir.
O primeiro passo para ter sucesso nos cuidados com a angelônia é plantá-la no substrato certo. A região do México em que ela nasce possui um solo fértil, bem rico em matéria orgânica e que não acumula muita água, ou seja, é bem drenado.
Para conseguir a combinação perfeita, é bem fácil. Você vai precisar de húmus de minhoca, terra vegetal, areia fina de construção e pequenos pedaços de carvão vegetal. Misture tudo muito bem e desfaça com as mãos os torrões de terra, pois eles podem machucar as raízes.
A angelônia gosta de tomar banho de sol. Cuide para que ela receba luz por boa parte do dia. Isso vai garantir que as folhas fiquem bem verdes, livres de manchas e saudáveis para fazer a fotossíntese.
Já no que se refere à água fresca, ela é sempre bem-vinda, mas os banhos precisam ser feitos no substrato, não nas folhas e nas flores. Além disso, nunca encharque as raízes, o que pode matar a planta.
A angelônia não gosta muito de podas. Sendo assim, realize apenas pequenos cortes. O ideal é retirar as flores e folhas secas, com manchas ou mortas. Você pode cortar os caules para deixar a planta no formato que quiser. Isso ajuda a arejar o vegetal, o que evita ataques de fungos e de outras pragas.
Pronto! Você se tornou o mestre da planta angelônia. Agora, é só visitar as lojas da Petz para pôr em prática tudo o que aprendeu e deixar seu jardim mais colorido e cheiroso.
Os pets adoram ganhar um petisco além da ração. Por isso, muitos responsáveis optam por…
Proporcionar uma gaiola limpa e espaçosa, posicioná-la em um local tranquilo e investir no enriquecimento…
Adotar um gato filhote pode gerar dúvidas. Até responsáveis experientes se questionam sobre quais são…
Se você costuma levar o pet para tomar banho em estabelecimentos externos, talvez nunca tenha…
Ao ver a prescrição de um medicamento para o pet, vários responsáveis ficam ansiosos. Afinal,…
Entender qual a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos responsáveis. Afinal,…