Curiosidades

Animais carnívoros: saiba quais são e suas curiosidades

Com a domesticação, muitas pessoas se perguntam quais são os animais carnívoros. Eles são descritos como todos aqueles que se alimentam de carne. Porém, será que o cachorro e o gato, domesticados há tanto tempo, ainda se enquadram nessa classificação? Hoje, você vai saber quais são os animais carnívoros e algumas curiosidades sobre eles. Continue a leitura e confira.

O que são animais carnívoros?

Animais carnívoros são todos aqueles que se alimentam de carne, tanto de animais herbívoros quanto de animais carnívoros. Além disso, podem ser vertebrados ou invertebrados. Na natureza, eles são predadores, pois caçam para sobreviver.

As características dos carnívoros também se diferenciam de outros, como os dentes, as garras ou o bico, que são mais fortes e afiados. A audição é muito mais eficaz e a saliva é ácida. Eles ainda podem ser mamíferos, aves ou insetos.

Além disso, eles podem ser animais terrestres, aéreos ou aquáticos e, apesar da domesticação, esse fato não mudou. Se quer saber o que animais carnívoros comem, tenha em mente que algumas espécies se adaptaram a outras alimentações para além da carne animal.

Cachorro e gato são animais carnívoros?

Entre os exemplos de animais carnívoros domésticos, estão o cachorro, parente do lobo, e o gato, parente dos grandes felinos. Ambos podem ser considerados carnívoros até hoje, mas há diferenças importantes entre eles.

O gato é um carnívoro estrito, já que sua dieta precisa de alimentos de origem animal, presentes nas rações atualmente. Hoje, os felinos domésticos adaptaram a sua alimentação, mas continuam sendo considerados carnívoros.

Os cachorros também não deixaram de ser carnívoros. Contudo, também estão no grupo de animais onívoros, ou seja, aqueles que podem ter a dieta com base em proteínas animais ou vegetais.

Curiosidades sobre os animais carnívoros

Sabendo o que são animais carnívoros, as curiosidades estão em suas características. Confira mais algumas informações sobre esse grupo:

  • também existem plantas carnívoras que se alimentam de pequenos insetos e precisam de seus nutrientes para viver;
  • os predadores são essenciais na natureza para equilibrar o sistema, ou seja, para controlar a população de outros animais;
  • os dentes de um tigre podem ultrapassar 9 cm. Eles se alongaram para poder matar as suas presas com mais facilidade;
  • o menor animal carnívoro terrestre é a doninha-anã, com 23 cm, e o maior é o urso polar, que pode ultrapassar 2 m;
  • no mundo aquático, as baleias são os maiores animais carnívoros, com mais de 18 m.

Apesar de tanta peculiaridade entre os tipos de animais carnívoros, muitos deles estão em extinção. Os motivos são a caça ilegal e a destruição de seu habitat.

Animais carnívoros terrestres e aéreos

Já parou para pensar em quais são os animais carnívoros terrestres e aéreos? São aqueles que vivem em terra ou possuem a habilidade para voar. Confira exemplos.

Felinos

Na lista de animais carnívoros, os felinos são mais conhecidos. Podemos destacar os leões, os tigres, os leopardos, os gatos, a jaguatirica, o lince, a onça, o puma e a pantera.

As características mais comuns entre eles são as garras curvas e longas, a capacidade de encender as unhas, os cinco dedos dianteiros e quatro dedos traseiros e a visão noturna. O olfato e a audição superiores a outros animais também são destaques.

Aves

Dentre as aves mais comuns, podemos destacar os falcões, os gaviões, as águias, as corujas e os urubus. As aves carnívoras, também conhecidas como aves de rapina, apresentam características semelhantes. Exemplos são os bicos curvos e com pontas afiadas, a força nas garras e a visão de longo alcance.

Répteis

Dentre os répteis carnívoros mais comuns, podemos destacar as cobras, os jacarés e os crocodilos. As cobras se alimentam de roedores, aves e alguns mamíferos. Um de seus métodos para matar as presas é a asfixia.

Os jacarés também são animais carnívoros e se alimentam de peixes e mamíferos. Além disso, são noturnos, assim como os crocodilos. A diferença entre eles está no focinho, ou seja, os jacarés possuem o focinho curto e largo, e os crocodilos possuem o focinho fino e longo.

Animais carnívoros aquáticos

No fundo de águas salgadas, também é possível encontrar algumas espécies que comem carne. Confira alguns dos principais nomes de animais carnívoros no meio aquático.

Pelicano e pinguim

O pelicano e o pinguim são aves marinhas carnívoras que se alimentam de peixes. Os pelicanos mergulham para caçar e guardam o alimento em sua bolsa gular. Os pinguins caçam no mar e tomam sol na terra.

Tartaruga e polvo

A maioria das tartarugas marinhas é carnívora e se alimenta de moluscos, peixes e crustáceos. Os polvos se alimentam de caranguejos, camarões e lagostas.

Golfinhos e baleias

As baleias e os golfinhos são animais aquáticos e carnívoros. Eles se alimentam de peixes, polvos e lulas. Algumas espécies de baleia, como a orca, se alimentam de focas e pinguins.

Tubarão

Por último na lista de quais são os animais carnívoros, estão os tubarões. A maioria se alimenta de peixes e plâncton. Entretanto, os maiores predadores, como o tubarão-branco, podem se alimentar de focas e leões marinhos.

Agora você sabe muito mais sobre os animais carnívoros e entende a importância da preservação das espécies. Aproveite e confira outros conteúdos como este aqui, no blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Doença renal em estágio 1 em gatos: perigo silencioso entre felinos

A doença renal em estágio 1 em gatos é uma condição de saúde importante que…

6 horas ago

Saiba como tirar cheiro de urina do sofá

Quem tem cachorro em casa sabe que uma das coisas mais difíceis é ensinar o…

1 dia ago

Sinais de apaziguamento: o que são e como lidar com eles?

Cães e gatos utilizam a comunicação não verbal para expressar suas emoções e intenções. Os…

2 dias ago

Fevereiro Roxo: 6 passos para manter a saúde do pet idoso

O envelhecimento traz mudanças importantes na rotina e na saúde dos pets. O Fevereiro Roxo,…

3 dias ago

Asfalto quente: como proteger as patas do seu cão na hora do passeio?

O verão é o convite ideal para sair e viver do lado de fora. Quando…

4 dias ago

Saiba como escolher um plano de saúde para cachorro

A verdade é que tutor nenhum gosta de pensar que acidentes ou doenças podem ocorrer…

5 dias ago