Animais Silvestres

Qual o animal mais rápido do mundo? Entenda aqui

Publicado em 06 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Você sabe qual é o animal mais rápido do mundo? Mesmo que alguns digam que é o guepardo, não é bem assim. Afinal, ele pode ser rápido, mas quem está no topo é uma ave que poucos conhecem.

falcão peregrino

Se ficou curioso e quer saber qual é o animal mais rápido do mundo, continue lendo o conteúdo abaixo e saiba também onde o guepardo se encaixa nessa hierarquia. Confira!

Se não é o guepardo, então quem é?

Realmente, o guepardo é um animal rápido, conseguindo alcançar a velocidade máxima de 120 km/h. Porém, ele não é o animal mais rápido do mundo. Isso porque esse título é usado pelo Falcão-peregrino, um tipo de ave que chega a voar mais que o dobro da velocidade desse felino: 320 km/h.

“Mas, então, por que o guepardo é conhecido por ser veloz?”. Na verdade, esse é o animal mais rápido do mundo terrestre, ou seja, ele pode não receber o título considerando toda a hierarquia animal, mas ainda ultrapassa outros felinos, como o leão e a onça. Porém, ele tem um concorrente: o ácaro Paratarsotomus macropalpis.

Pode até parecer estranho, mas, recentemente, os cientistas passaram a estimar a velocidade dos animais por quantas vezes eles percorrem o tamanho do seu corpo por segundo. Assim, há dúvidas sobre qual é o animal mais rápido do mundo terrestre, mas uma coisa é certa, esse ácaro percorre 322 vezes o seu corpo.

Agora, quem leva a medalha de ouro no mar é o Atum Bluefin, também conhecido como Atum-rabilho. Esse é um dos animais mais rápidos do mundo, ficando abaixo do Falcão-peregrino, tendo a velocidade máxima de 230 km/h.

guepardo

Conheça o Falcão-peregrino

Agora que você já conhece o ranking, que tal saber qual é o animal mais rápido do mundo? O Falcão-peregrino é uma ave de rapina que tem hábitos diurnos e pode ser encontrada em diversos locais do globo terrestre, menos na Antártida.

O seu nome científico é Falco peregrinus, que em grego e latim quer dizer “falcão andarilho” ou somente “peregrino”, o que condiz com o seu comportamento — costuma se mudar com frequência.

Mas o que chama atenção é o seu dorso com plumas acinzentadas e o abdômen mais claro, com tons de creme e branco. Seus 51 cm e mais de 10 kg são impressionantes se considerar a distância que ele percorre por segundo. Se quiser entender mais sobre esse animal, confira os tópicos abaixo.

Subespécies 

Existem 19 tipos subespécies do animal mais rápido do mundo, mas somente quatro delas estão localizadas no continente americano e duas estão no território brasileiro. São elas:

  • F. p. tundrius: comum na Antártida da América do Norte e do Alasca até a Groenlândia, essa é uma subespécie que, no inverno, quando as temperaturas caem drasticamente, vai para a América do Sul, incluindo o Brasil e o Chile;
  • F. p. anatum: comum da América do Norte, ou seja, desde o sul do Canadá até o norte do México, esse é um tipo de Falcão-peregrino que no inverno vai para a América Central, mas que raramente é encontrado no Brasil;
  • F. p. cassini: comum na região andina, ou seja, Equador, Bolívia, Peru, Chile e Argentina, pode chegar até o território brasileiro;
  • F. p. pealei: comum na costa ocidental do continente norte-americano até o Alasca e as Ilhas Aleutas.

Alimentação

Assim como outras aves, o Falcão-peregrino possui uma dieta bem variada, que vai desde morcegos até peixes e insetos. Porém, é importante destacar que ele é solitário, e isso se deve, principalmente, por conta da velocidade que consegue atingir.

Inclusive, sabia que mesmo com a sua imponência o animal mais rápido do mundo é atacado por outras aves de rapina? Isso acontece porque ele é um bom predador, e as outras aves buscam roubar suas presas.

Reprodução

Não é fácil encontrar um ninho de Falcão-peregrino. Isso porque esse é um animal que gosta de criar o lar dos seus filhotes nas bordas de penhascos. Porém, se você encontrar essa ave nos centros urbanos, provavelmente os ninhos estarão em pontos e até mesmo edifícios.

A cada ninhada, o Falcão-peregrino produz de três a quatro ovos que ficarão sob responsabilidade da fêmea e do macho durante um mês. Assim que tiverem nascido, os filhotes levarão quase três meses para se tornarem independentes.

Hábitos

O Falcão-peregrino é um animal que costuma viver nas montanhas, mas também é possível encontrá-lo nos centros urbanos. Em São Paulo, por exemplo, o animal mais rápido do mundo pode ser visto no fim de março, mas nunca em bando, já que é solitário.

Um fato curioso sobre os hábitos desse animal é que mesmo que ele fique peregrinando, todos os invernos ele volta para o mesmo local durante toda a sua vida. Além disso, também é fiel aos locais onde costuma caçar ou até mesmo ficar empoleirado. Interessante, não é mesmo?

Mesmo que as chances de ter o Falcão-peregrino em casa sejam mínimas, agora você já sabe qual o animal mais rápido do mundo, seja na terra, mar ou ar, além das características desse rei dos céus.

falcão peregrino

Agora, se estiver pensando em ter uma ave em casa e não sabe em que loja confiar para comprar os seus acessórios, venha conhecer a Petz. Aqui, nós temos uma variedade de produtos para o seu companheiro.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog