Animais Silvestres

Calopsita canta? Saiba aqui como adestrar sua amiga

Publicado em 15 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

A calopsita está entre os pets mais adorados pelos brasileiros. As amigas penosas são divertidas, belas e uma ótima companhia. Entretanto, geralmente não associamos o pássaro a belas melodias. Será que calopsita canta? Se você ama aves domésticas, continue lendo. Respondemos a essa e a outras perguntas! 

calopsita amarela

Calopsita canta?

Que calopsitas são belas e adoráveis não resta dúvida. Mas será que calopsita canta? A verdade é que o canto das calopsitas, diferentemente dos canários, por exemplo, não é natural. Nossas amigas são mais próximas ao papagaio e, por isso, entoar melodias é uma característica do seu comportamento. 

Entretanto, a anatomia das calopsitas auxilia na mímica de sons. Isso significa que elas podem repetir barulhos que ouvem com frequência, inclusive canções. Assim, é possível fazer uma calopsita cantar. Entretanto, é necessário adestrá-la com cuidado através de alguns exercícios.

Calopsita fala?

Sabendo que o pet não canta naturalmente, muitos tutores se perguntam se calopsita fala. Na verdade, assim como outras espécies, como os papagaios e cacatuas, a calopsita é capaz de repetir alguns sons que ouve com frequência. Isso inclui pequenas palavras ou até mesmo frases. 

Entretanto, é importante ter em mente que isso não significa que o pássaro está aprendendo a falar. Ele está apenas repetindo alguns sons mecanicamente, sem entender o significado daquelas palavras. Para as calopsitas, cantar ou falar não é muito diferente. 

Macho canta mais?

Uma crença comum quando perguntamos se calopsita canta é a de que os machos podem entoar melodias e as fêmeas não. Entretanto, a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, explica que isso é apenas um mito.

calopsita de perfil 

Segundo a especialista, calopsita fêmea canta, ou melhor, também têm a capacidade de reproduzir melodias, caso seja treinada. O fator mais importante é a idade. Pássaros que são adotados ainda jovens possuem um vínculo mais forte com sua família e, consequentemente, terão mais chances de cantar. 

Como fazer a calopsita cantar

Se você tem uma companheira calopsita e está pensando em ensinar algumas melodias, saiba que isso é possível! Apesar de ser verdade que calopsita não canta naturalmente, ainda podemos ensinar algumas melodias de forma artificial. Para isso, siga o breve adestramento abaixo para ajudar a calopsita a aprender algumas músicas: 

  1. Escolha um momento correto: quando vamos treinar nossos pets, devemos escolher um momento adequado, quando eles estão tranquilos e dispostos a interagir;
  2. Mantenha contato: durante o processo de adestramento, é importante manter um contato direto com o pet. Nesse caso, a calopsita pode estar no seu dedo ou na gaiola. O importante é demonstrar que você está interagindo com ela através de olhares e carícias; 
  3. Escolha uma melodia fácil: durante esses momentos iniciais, é importante escolher uma melodia fácil e descomplicada. Assim, as chances de a calopsita aprender são maiores; 
  4. Reproduza o som: a melhor forma de fazer o pet cantar é reproduzir o som você mesmo, através de um assobio. Então, repita a ação algumas vezes até que perceba a calopsita assobiando,
  5. Respeite o tempo do pet: em treinamentos, é muito importante respeitar os tempos de cada pet. Não é porque calopsita canta que sua amiga irá entoar melodias logo no primeiro dia. Ao primeiro sinal de estresse e cansaço, deixe sua amiga relaxar e parta para outra atividade. 

Repita o treino diariamente, até que o pet aprenda a reproduzir a melodia. Após essa primeira canção, as outras serão mais fáceis, já que a calopsita terá entendido a dinâmica. 

Lembre-se, porém, que o adestramento deve ser uma forma de fortalecer o vínculo com o pet. Por esse motivo, nunca force atividades quando a amiga de asas aparentar cansaço. 

Cuidados durante o treinamento

As calopsitas possuem um temperamento forte e saúde delicada. Portanto, os treinamentos devem respeitar seu tempo e sua vontade. Para isso, é recomendado que os momentos de adestramento nunca ultrapassem 10 minutos diários. 

Além disso, esbravejar ou gritar com a amiga só irá atrapalhar seu aprendizado, já que o pet irá associar suas aulas de canto com um momento de estresse. A Dra. Mariana reforça que não é necessário muito esforço para ensinar calopsitas a cantar. Quando está alegre, esse pássaro gosta de demonstrar sua felicidade reproduzindo os sons que ouve. 

Assim, a melhor dica para ouvir canto de calopsita fêmea e macho é oferecer para ela muito conforto e carinho! Uma gaiola espaçosa, ração de qualidade, brincadeiras diárias e visitas regulares ao veterinário irão deixar sua amiga contente e, assim, ela irá cantar sem problemas.

calopsita com plantas

Agora que sabe se calopsita canta, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar e saúde animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog