Como ensinar papagaio a falar? Confira 9 dicas!

Postado por PETZ, em 29/07/2021

Animais Silvestres
Como ensinar papagaio a falar? Confira 9 dicas!

Com personalidade, beleza e muito charme, o brasileiríssimo papagaio ganhou o mundo! Afinal, como não amar essa ave? Além de lindo, é um dos pets mais interativos, pois, em alguns casos, até conversa com os membros da família humana. Por isso, muitos tutores se perguntam como ensinar papagaio a falar

papagaio de pena alta

Apesar de serem conhecidos pela capacidade vocal, nem sempre é fácil tirar algumas palavras dos nossos amigos voadores. Então, se você está se perguntando como ensinar um papagaio a falar, é só continuar a leitura! A seguir, separamos dicas que vão te ajudar a bater um papo com o seu amigo pet.

1. Opte por um momento adequado

Papagaios são pets muito interativos e divertidos. Assim, dificilmente, há um momento ruim para brincar com a ave. Entretanto, quando estamos pensando em como ensinar papagaio a falar, é importante escolher o momento perfeito. 

Apesar de essa não ser uma tarefa tão difícil, ela pode ser cansativa para os pássaros, especialmente após um dia de brincadeiras. Por isso, opte por um momento em que a ave esteja tranquila e descansada. 

Dê preferência pelo período da manhã ou da tarde, quando ela está mais ativa. Lembre-se que as atividades devem ser divertidas para os amigos de estimação, e não cansativas. 

2. Escolha um local apropriado 

Quando pensamos em como ensinar o papagaio a falar e cantar, outro ponto importante é o espaço de treinamento. Nossos amigos voadores são muito estimulados pelos barulhos que ouvem. 

Assim, muitas vezes, as aves aprendem a reproduzir o som da máquina de lavar ou da televisão, por exemplo. Por isso, se quiser ensinar seu papagaio a falar, procure um local silencioso, onde o pet possa se concentrar na sua voz. Dessa forma, é possível ter uma interação mais direta, dinâmica e exclusiva. 

3. Comece pelo básico

Ao ensinar o papagaio a falar, é fundamental começar pelo básico. Por isso, mesmo que você queira ensinar sua música favorita para o amigo penudo, primeiro, concentre-se em frases pequenas e simples. 

Dessa forma, o pet poderá pegar a dinâmica do treinamento e, pouco a pouco, complementar o aprendizado, elaborando frases maiores. Algumas das expressões indicadas para esse início são:

  • Oi!
  • Olá!
  • Tudo bem?
  • Como vai? 
  • Tchau! 

4. Repita várias vezes 

O segredo sobre como papagaio aprende a falar está na repetição. Assim, na hora de ensinar o pet, não tenha preguiça de repetir quantas vezes for necessário! Lembre-se que os verdinhos aprendem aqueles sons que mais ouvem. 

Por isso, repetir é a palavra de ordem. Para quem deseja aprender como ensinar o papagaio a falar mais rápido, o ideal é se concentrar em uma palavra até que o pássaro a aprenda. Só depois, você pode partir para outra. 

papagaio com o bico quebrado

5. Trabalhe a entonação 

Ao pensar em como ensinar papagaio a falar, repetir é essencial. Entretanto, apenas falar as palavras mecanicamente não é muito efetivo. Para ter resultados mais satisfatórios, trabalhe com diferentes entonações. 

Fale a mesma palavra ora mais alto, ora mais baixo, trabalhando as intenções da sua fala. Aproveite esse momento para brincar com o pet, fazendo caras e bocas. Isso não só irá deixar o exercício mais divertido como também ajudará o papagaio a aprender mais rápido. 

6. Faça sessões frequentes

Como a base de todo aprendizado está na repetição, é importante realizar as sessões com certa frequência. O ideal é que elas sejam feitas todos os dias, especialmente nas primeiras semanas. 

Assim, o pet entenderá o ritmo das aulas e, consequentemente, aprenderá mais rápido! Caso não consiga fazer aulas diárias, tente repetir, pelo menos, três vezes por semana. 

7. Não canse o pet 

Apesar de ser importante repetir e realizar sessões frequentes, é bom ficar atento ao tempo de cada aula. Devemos lembrar que os exercícios devem ser momentos prazerosos e divertidos. 

O indicado é ficar de olho no comportamento do amigo. Ao primeiro sinal de cansaço, encerre a aula. Os pets possuem personalidades muito distintas, então, esse tempo pode variar de acordo com cada papagaio. Entretanto, o recomendado é manter as sessões entre 20 e 30 minutos, no máximo. 

8. Invista no reforço positivo

Todo pet adora um bom petisco. Com as aves, não é diferente. Por isso, se quer ensinar papagaio falar, ofereça algumas recompensas. Para que o treino seja eficiente, o ideal é dar o petisco ao fim da atividade. 

No entanto, preste atenção na quantidade. Lembre-se que nossos amigos também precisam de uma dieta balanceada. Em lojas especializadas, você encontra petiscos desenvolvidos por veterinários, que vão agradar ao pássaro de forma segura e saudável. 

9. Compreenda e respeite o papagaio

A última dica é uma das mais importantes. Por mais que você queira ensinar papagaio, é fundamental entender os sinais que o pet dá, compreendendo os sinais de cansaço. 

Esbravejar ou irritar-se não será nada efetivo no treinamento da ave — muito pelo contrário. Por isso, tenha paciência, lembrando que cada pet tem um estilo e uma personalidade. Com respeito e carinho, logo, o papagaio estará divertindo a todos com palavras e pequenas frases. 

papagaio cantando

As nove dicas acima vão ajudar você a pensar em como ensinar papagaio a falar. Não se esqueça que as sessões de treinamento devem ser um momento agradável e divertido para o pássaro. Aproveite nossas outras dicas sobre como cuidar desse bichinho aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *