Animais Silvestres

20 curiosidades sobre leão que surpreendem

Publicado em 13 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

A imponência e a grande habilidade como predador, assim como a aparência majestosa, deram ao leão o título de rei da floresta. Não por acaso, muitas histórias foram criadas tendo esse grande felino como protagonista. Por isso, as curiosidades sobre leão interessam a tanta gente.

curiosidades sobre leão

Preparamos uma lista com 20 fatos curiosos com o objetivo de aprofundar um pouco mais sobre a vida desse animal tão admirado e, ao mesmo tempo, temido por pessoas e outros animais selvagens. Continue a leitura e verá como os leões podem ser surpreendentes.

1 – Liderança sempre feminina

Embora os machos imponham respeito pelo porte, quem lidera o grupo sempre é a leoa. Ainda que sejam menores fisicamente, as fêmeas ocupam o posto de destaque, guiando os outros e sendo referência para os mais novos.

2 – O leão é o primeiro a comer 

Mesmo que seja a fêmea a fazer a maior parte do trabalho para conseguir a caça, o “primeiro pedaço” sempre será do leão. Caso algum membro do grupo queira subverter essa regra, as consequências podem ser mortais.

3 – Rugido à longa distância

O rugido do leão é tão poderoso que pode ser ouvido a 8 km de distância. Esse som pode ter vários sentidos: comunicação, demarcação de território e busca, e competição por cópulas.

4 – Leão pode dar salto de 10 m

Não é apenas o salto que causa espanto. Esse animal pode correr a 80 km/h por curtas distâncias. Quando está em ação, a velocidade é tão grande que os calcanhares não tocam o chão.

5 – A pelagem pode ter diversas cores

Ainda assim o amarelo-claro é preponderante na espécie. A juba pode ser preta ou marrom. Por falar na juba do leão, você sabe para que ela serve? Poucas pessoas sabem que o papel dessa marca registrada é proteger o felino contra machucados durante as brigas com outros machos.

6 – O maior felino do mundo não é o leão

Embora o tamanho do leão seja muito grande, o posto de maior felino do mundo é do tigre! Outro felino tão encantador quanto o leão, ele pode alcançar 2,2 m de comprimento, e a cauda chega a 1 m, enquanto o rei da selva mede entre 1,8 e 2,1 m.

7 – A cor da juba diz a idade do leão

Voltando à parte do corpo que compõe a identidade desse bicho, você sabia que quanto mais escura é a cor da juba, mais velho é o leão? Essa talvez seja uma das curiosidades sobre leão mais incríveis!

8 – Extinção

Antes encontrado na África, na Ásia e na Europa, o leão atualmente é visto apenas no continente africano, com exceção do leão asiático que está protegido em um parque na Índia. Ainda assim, na África, a população desses felinos reduziu para 21 mil, muito menos em comparação com 1950, quando existia o dobro.

9 – A leoa tem o período gestacional de 110 dias

Também não existe um tempo certo para o acasalamento. Durante todo o ano, a fêmea está preparada para receber o espermatozoide do macho. Outro fato curioso é que nascem até 4 filhotes por gestação.

10 – São da mesma família dos gatinhos

Colocados lado a lado, a diferença do tamanho desses dois animais é gritante. Sem contar que o gatinho é perfeitamente adaptável ao convívio humano, diferente do leão. Ainda assim, os dois pertencem à mesma família. Curiosidades sobre leão como essas, deixam qualquer pessoa ainda mais interessada pela natureza.

11 – Leões vivem em grupos

Mais uma contradição em relação aos gatos: eles são sociáveis e geralmente andam em grupo. Um detalhe é que o grupo possui mais fêmeas e filhotes que machos.

curiosidades sobre leão

12 – Os machos têm o papel de defender o território

Para defender e demarcar o território, o segundo maior felino do mundo apela para o rugido e os cheiros mais fortes. Geralmente, eles são respeitados e, quando isso não acontece, é sinal de conflito à vista.

13 – As leoas são caçadoras noturnas

Como dito acima, a responsabilidade de conseguir a caça para o grupo é da leoa. Elas saem em bando para cumprir a missão sob a luz da lua e voltam para casa com o alimento.

14 – Onde vivem os leões

Apesar de o apelido ser rei da floresta, esses grandalhões vivem em savanas, pastagens e bosques abertos, nunca dentro das florestas. Isso porque eles precisam de espaço para fazer as caçadas.

15 – Leões começam a caçar jovens

A partir de 11 meses de vida, os leões já podem ir em busca da caça, porém sempre ao lado das mães. Isso porque, nessa idade, eles ainda não sabem se livrar de predadores como hienas, leopardos e chacais.

16 – Até quando vivem os leões?

10 a 16 anos é o tempo máximo de vida dos grandes felinos que vivem na natureza. Já os que vivem em cativeiros conseguem estender a vida por mais 20 anos.

17 – Tipos de leões

São sete tipos que existem, incluindo o leão-africano, leão-americano, leão-asiático, leão-das-cavernas e leão-branco. Todos eles, infelizmente, estão ameaçados de extinção.

18 – Tamanho dos dentes 

Os dentes do leão podem medir até 6 cm e são preparados para triturar até 30 kg de carne de uma só vez. Os machos necessitam de 7 kg de carne diariamente, e as fêmeas, 5 kg.

19 – Quanto os leões pesam

O macho pode pesar até 250 kg e a fêmea, até 190 kg. São pesos perfeitamente equivalentes à quantidade de alimento ingerida! Sem falar que são suficientes para garantir a força física que precisam durante as caçadas.

20 – Leões brancos não são albinos 

Por mais que pareçam albinos, os leões-brancos não apresentam essa anomalia genética. Eles não são sensíveis ao sol, porém são presas fáceis por não conseguirem se camuflar. São considerados sagrados na reserva de Timbavati, na África do Sul, por isso vivem soltos.

curiosidades sobre leão

Agora que você já conhece muitas curiosidades sobre leão, que tal continuar em busca de mais informações interessantes a respeito do mundo animal? No blog da Petz, você encontra muitas informações sobre os felinos e tantos outros animais. Divirta-se!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog