Animais Silvestres

Saiba mais sobre o Dia de Defesa da Fauna!

Publicado em 03 de setembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Em todas as regiões do planeta, há uma extensa variedade de espécies animais, sendo que o Brasil tem a fauna mais diversa do mundo. Nesse sentido, nada mais justo do que haver um Dia de Defesa da Fauna em prol dessas vidas.

fauna exotica tartaruga

A preservação da fauna e da flora é um ato de consciência de cada cidadão para permitir o bem-estar dos animais e da natureza, que reflete diretamente na qualidade de vida dos seres humanos. Para aprender ainda mais sobre a importância da proteção dos animais e onde vivem, continue lendo.

O que é a fauna?

As diferentes espécies estabelecem o que é a fauna de determinada região de acordo com o ambiente onde vivem. Em outras palavras, a fauna envolve os animais que podem viver na água (mar, rios e lagos), no ar, na mata ou em nossas casas.

Podemos classificar a fauna em dois grandes grupos: a fauna silvestre e a fauna doméstica (animais de estimação, como cães e gatos). A proteção da fauna silvestre é o foco do Dia de Defesa da Fauna, pois esses bichos estão sendo ameaçados pelo desmatamento e pela caça ilegal.

A fauna e a flora

Não podemos falar de fauna e não mencionar o que é flora. Enquanto a fauna inclui animais, a flora diz respeito à vegetação, mas os dois estão diretamente relacionados.

As diferentes espécies de animais (fauna) que vivem em certo ambiente (flora) representam os biomas. Desse modo, algumas regiões do país podem ser classificadas como Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampas, Mata Atlântica e Amazônia, e cada uma tem sua fauna e flora.

Importância da preservação da fauna e da flora

A perda dos ecossistemas e da biodiversidade é atribuída ao desmatamento dos habitats naturais e dos animais, ou seja, a destruição da fauna e  flora. Além disso, a caça ilegal, o tráfico de animais e o avanço da criação de animais de produção, como os bois, coloca diversas espécies de animais silvestres em risco de extinção.

Quando o habitat natural dos animais é devastado, eles ficam sem abrigo, comida e proteção, e acabam sofrendo por desnutrição e outros agravos à saúde. Não somente a vida desses animais é colocada em risco e maus tratos, mas também os seres humanos são diretamente afetados.

fauna exotica

Por exemplo, o desmatamento, a caça ou o tráfico diminuem a quantidade de espécies que se alimentam de insetos. Certamente, o número de mosquitos irá aumentar e invadir áreas urbanas, picando os seres humanos e transmitindo doenças que antes não eram comuns nas pessoas.

Com o comprometimento desses sistemas, o meio ambiente, as paisagens, a qualidade de vida das pessoas e a temperatura do planeta mudam. Por isso, são necessárias campanhas de preservação da fauna e da flora para conscientização da população.

Uma data importante

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a fauna brasileira é a mais diversa do mundo, contendo mais de 100 mil espécies de animais vertebrados e invertebrados. Apesar dessa biodiversidade, pelo menos 1.700 espécies de animais silvestres brasileiros correm o risco de extinção.

Diante dessas ameaças, se fez necessário criar leis de proteção a fauna e flora, no intuito de diminuir o que agora são crimes ambientais e preservar e proteger nossos ecossistemas, além de outros programas educacionais para a população em geral.

O Dia de Defesa da Fauna, comemorado em 22 de setembro, é um desses programas que nos lembra que a liberdade dos animais é fundamental na preservação da natureza. É uma data que lembra que os seres humanos e as variadas espécies podem e devem conviver em harmonia.

A conscientização sobre a importância da preservação visa chamar a atenção das pessoas para as consequências que a destruição da fauna pode gerar, já que o tráfico de animais, o desmatamento, as queimadas e as caças continuam acontecendo.

O que fazer para preservar a fauna?

A população pode e deve ser ativa na preservação dos diferentes ecossistemas. Pequenas ações no dia a dia, como ser voluntário em programas de preservação, são possíveis. 

Algumas atitudes podem parecer não atingir os animais em um primeiro momento, mas muitas coisas que consumimos vêm deles. O lixo que produzimos também retorna a florestas, rios e mares. Veja alguns exemplos como podemos preservar a fauna:

  • não cortar árvores sem autorização;
  • preservar a vegetação nativa;
  • não colocar fogo na vegetação;
  • não alterar cursos d’água;
  • não comprar animais silvestres;
  • não maltratar animais;
  • não jogar lixo na natureza ou no chão;
  • separar o lixo reciclável;
  • não jogar óleo na pia;
  • denunciar maus tratos e tráfico de animais;
  • denunciar desmatamento;
  • ensinar as crianças sobre o respeito a natureza;
  • conversar com amigos e familiares sobre a importância da fauna e flora.

fauna exotica 3

O Dia de Defesa da Fauna é uma data significativa para nos lembrar que todos habitamos o mesmo ambiente. Não importa qual seja a espécie, todas têm o direito de viver livre e em seu habitat natural. Para aprender ainda mais sobre os animais e a natureza, não deixe de acessar o blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog