Animais Silvestres

Conheça os benefícios da gaiola grande para animais

A preocupação com o bem-estar do pet é unânime entre os tutores responsáveis. Por isso, uma gaiola grande é um dos itens fundamentais para oferecer o conforto que aves, hamster e outros animais merecem.

Quem pretende ter um desses bichinhos em casa, precisa entender como transportá-los e abrigá-los de forma segura e confortável. Nesse caso, a gaiola grande faz toda a diferença.

Para escolher a melhor opção para o animal de estimação, continue a leitura e descubra o tipo certo de gaiola para cada espécie. Isso ajuda na adaptação do pet ao ambiente doméstico.

Por que escolher gaiolas grandes?

Coloque-se no lugar do pet. Se um lugar apertado traz estresse e desconforto para você, imagine para um bichinho que está fora do habitat? Pensando dessa forma, fica fácil entender que a gaiola grande é a melhor opção para ele.

Essa escolha vale até para os gatos que só utilizam a gaiola ou a caixa transportadora para viagens. Isso porque, apesar desses momentos não serem tão frequentes na rotina, os animais precisam de espaço para ficarem em pé e se movimentarem durante o percurso. 

Então, qual é o tamanho ideal de uma gaiola? Como escolher um modelo que deixe o animal confortável? Tudo depende do tamanho, da espécie e de outros pontos. Pássaros, por exemplo, podem precisar de muito mais espaço para voarem lá dentro.

Para tirar todas as suas dúvidas, selecionamos várias dicas sobre os tamanhos e os materiais ideais para cada tipo de pet. Descubra lendo o próximo tópico.

Tipos de gaiolas para pets

O tamanho da gaiola não é o único fator determinante para o conforto do pet. Existem vários tipos de gaiolas, e cada uma deve ser usada por um animal ou em uma determinada ocasião. Veja abaixo.

  • Gaiola de transporte: usada por cães e gatos. Costuma ser feita de plástico nas laterais e possuir grades na frente. Às vezes, as grandes aparecem na parte de trás também;
  • Gaiola com tubos: serve para roedores. Os tubos podem fazer parte da diversão do pet;
  • Gaiola-viveiro: ideal para pássaros. Normalmente, tem teto, é feita de grades de metal e possui poleiros;
  • Gaiola-criadeira: para aves que botam ovos e requerem a segurança de um local específico para os filhotes, longe de luz e de “riscos naturais”.

Qual é a melhor gaiola para cada espécie?

Até aqui, esclarecemos os benefícios de uma gaiola grande para abrigar o seu pet. Porém, quando for às compras, você vai se deparar com inúmeros modelos, como já adiantamos acima. Então, qual é a gaiola certa para cada espécie? 

Como adiantamos, a gaiola grande para pássaros proporciona muito mais conforto e qualidade de vida a esses animais. Porém, também existem espécies que podem se dar bem em espaços reduzidos. Abaixo, listamos dicas para definir a dimensão das gaiolas perfeitas para cada bichinho.

Hamster

A gaiola grande para hamster precisa comportar os equipamentos necessários para exercícios. Para raças pequenas, o ideal é que a gaiola tenha 30 cm de comprimento e 17 cm de largura. Já os pets maiores, precisam de espaços com 40 cm de comprimento e 30 cm de largura para se sentirem seguros e confortáveis.

Calopsita

Esta espécie gosta de acessórios nos abrigos. Poleiros, bolinhas e espelhos são alguns exemplos. Para isso, a gaiola grande para calopsita deve comportar tudo isso e ainda ter espaço suficiente para a ave fazer voos curtos.

A gaiola que serve de abrigo para as calopsitas ainda deve ser feita de arame galvanizado, já que os modelos de madeira costumam ser destruídos em pouco tempo.

Papagaio

Esta espécie necessita de viveiros para se adaptar melhor ao novo lar. Diferente das gaiolas mais simples, esse modelo é maior e mais robusto, ideal para abrigar aves médias.

Semelhante ao abrigo das calopsitas, a morada dos papagaios tem portas de acesso, poleiros e espaço para receber outros acessórios. 

O modelo ideal é feito de metal e pode ser pendurado no teto ou na parede. Também existem gaiolas com rodinhas, que podem ficar no chão e serem levadas com facilidade para outros ambientes da casa.

Porquinho-da-índia

A gaiola grande para porquinho-da-índia precisa ter casinha e serragem no chão. A dimensão ideal é de 75 cm por 90 cm. Caso deseje ter mais de um animal no ambiente, procure modelos ainda maiores.

Se você pretende criar um casal, por exemplo, o tamanho deve ser o dobro das dimensões descritas acima. Além disso, pense que a chance de nascerem filhotes é grande, então considere o maior modelo disponível para roedores.

Como fazer a limpeza da gaiola?

Exceto as gaiolas de transporte, todos os demais tipos contêm comedouro e bebedouro no interior. Isso lembra a necessidade de limpar o espaço periodicamente, devido à presença de urina e fezes do pet. 

Sem esse cuidado, o local se torna insalubre, tanto para os animais quanto para os tutores. Por isso, confira o passo a passo para garantir que os pets não sofram com a falta de higiene:

  • retire o pet da gaiola;
  • lave bebedouros e comedouros;
  • troque a água;
  • recolha restos de comida;
  • retire jornais ou serragem semanalmente;
  • limpe o local com desinfetante para gaiolas;
  • troque os substratos a cada 15 dias, caso os utilize;
  • limpe os poleiros e os acessórios.

Vale lembrar que todos os itens de limpeza devem ser próprios para higienização de gaiolas. O uso de produtos químicos feitos para lares humanos pode afetar os sentidos do animal.

Viu como uma gaiola grande faz toda a diferença para o animal de estimação? Para receber bem o pet no novo lar, aconselhamos passar na Petz mais próxima para equipar o espaço com tudo que ele precisa. Conheça nossa variedade de acessórios, gaiolas, brinquedos e muito mais!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Confira como fazer muda de jasmim

De perfume doce e flores brancas, amarelas ou rosadas, essa planta é muito admirada. Não…

1 hora ago

Jardinagem: saiba como fazer muda de costela-de-adão!

Se você já se perguntou alguma vez “como fazer muda de costela-de-adão” está prestes a…

1 hora ago

Conheça os tipos de cocô de coelho

Não que o tema seja fascinante, mas existem algumas curiosidades sobre o cocô de coelho…

2 horas ago

Papagaio pode comer beterraba? Saiba mais!

Muitos tutores podem ter dúvidas sobre a alimentação dos psitacídeos. Confira se papagaio pode comer…

10 horas ago

Treinamento para cachorro: como educar seu cão!

Basta você deixar o pet sozinho um minuto para o caos se instalar em sua…

1 dia ago

Gato com prisão de ventre: como ajudar o bichano

Segundo os especialistas, um gato com prisão de ventre é algo mais comum do que…

1 dia ago