Animais Silvestres

Lagarto Jesus Cristo: você conhece o basilisco verde?

Publicado em 04 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Já imaginou ver um animal correndo sobre as águas sem se afundar? O lagarto basilisco verde tem essa incrível habilidade! A espécie sobre a qual vamos falar a seguir fascina os apaixonados por répteis e até mesmo os que não têm tanta afinidade com esse tipo de animal.

Interna 1 Basilisco verde ok

Com essa característica marcante, não é pra menos que o basilisco verde também seja chamado de lagarto Jesus Cristo, fazendo alusão à passagem bíblica em que Jesus anda sobre as águas. Além desse talento, esse réptil apresenta curiosidades muito interessantes. Confira!

Origem do basilisco verde

O Basiliscus plumifrons (nome científico do basilisco verde) é um lagarto natural da América Central. Assim, ele pode ser encontrado em seu habitat desde o México até o Equador, principalmente no sul da Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

Esse lagarto geralmente é observado em florestas fechadas, em cima das árvores (até 15 metros de altura). No entanto, ele também pode estar próximo às águas para caçar e comer ou fugir de predadores.

Características do basilisco verde

A aparência desse tipo de lagarto faz lembrar um dragão. De olhos amarelos e pele verde-esmeralda com manchas brancas, amarelas ou azuis espalhadas pelo corpo, o animal é extremamente bonito.

Sua cabeça possui um prolongamento semelhante a uma coroa, por isso, seu nome em grego significa “pequeno rei”. Nos machos há uma crista que se inicia no corpo e vai até a cauda, conferindo uma aparência extraordinária. Nas fêmeas, essa crista é menor ou inexistente. Por isso, os machos são considerados mais chamativos.

O lagarto basilisco é considerado um animal de tamanho médio a grande, atingindo de 66 a 77 cm e tendo uma cauda bastante longa. Apesar do tamanho, é um animal ágil, com dedos longos e unhas afiadas que permitem que ele suba rapidamente em árvores.

Assim como outros lagartos, as fêmeas dessa espécie botam ovos. No caso do basilisco verde, são depositados cerca de 20 ovos em terra ou areia, em buracos rasos. A mãe não cuida da cria. Quando nascem, os filhotes já são capazes de nadar, correr e escalar.

Como o basilisco verde consegue andar sobre as águas?

Quando esse animal se sente ameaçado por predadores, não tem a mesma reação que a maioria (correr para a floresta). Na verdade, esse é um lagarto que corre na água, graças à anatomia de suas patas.

Seus dedos possuem uma estrutura semelhante a franjas, capazes de se encher de bolhas de ar e garantir a flutuação do lagarto quando entra em contato com a água. Quando o basilisco corre, atinge uma velocidade muito grande, o que não permite que ele afunde.

Esse é um ótimo mecanismo de fuga, confundindo até mesmo os mais experientes predadores, que são pegos de surpresa com esse escape mais que esperto — afinal, todos esperam que a presa fuja por terra. O lagarto pode atingir a velocidade de 1,5 metros por segundo, por aproximadamente 4 metros. Depois, afunda e nada.

O que o basilisco verde come?

Esse lagarto come uma variedade de alimentos na natureza, como peixes, sapos, pássaros e outros lagartos. Pode também se alimentar de invertebrados, por exemplo: formigas, grilos, besouros, moscas, gafanhotos, lagostin, camarão e lagosta. Por ser onívoro, opta por vegetais, comendo frutas, folhas e sementes.

Quando criadas em cativeiro, as diferentes espécies de lagartos, incluindo o basilisco, costumam se alimentar de insetos vivos, principalmente pequenos grilos, baratas e larvas. Animais confinados devem receber suplementação alimentar para que tenham uma dieta equilibrada.

Como é o temperamento do basilisco verde?

Esse belo animal costuma ser medroso e assustado. Ao perceber qualquer movimento, ele provavelmente tentará fugir rapidamente. No entanto, não é um animal agressivo. Se for domesticado e tiver um terrário e habitat adequado para a sua espécie, pode ganhar a confiança do tutor e ficar menos arisco.

Interna 2 Basilisco verde ok

Existe basilisco verde no Brasil?

Como vimos, essa espécie não é nativa do Brasil, portanto, é um animal exótico. No entanto, ela pode ser criada no Brasil, desde que adquirida de criadores habilitados. Além disso, deve acompanhar toda a documentação necessária perante as leis do país, junto ao IBAMA e a outros órgãos competentes.

Além de toda a documentação, para ter um animal exótico como pet é necessário preparar o ambiente em que ele viverá, com a estruturação de um terrário que imite o máximo possível seu habitat natural. Animais que são tirados de seu habitat podem não se desenvolver plenamente devido as condições de estresse impostas em ambientes e manejos errados.

Sendo assim, é extremamente necessário fazer um acompanhamento com um médico-veterinário especializado para montagem de terrário, alimentação e outros cuidados com a saúde e a segurança tanto do animal quanto do tutor.

Crenças sobre o basilisco verde

A partir do “poder” de andar sobre as águas, muitas crenças populares foram criadas a respeito desse lagarto, como se ele tivesse algum poder sobrenatural. Inclusive, há uma lenda que diz que seu olhar penetrante pode transformar qualquer pessoa ou animal em pedra. Outros acreditam que ver um lagarto Jesus Cristo é símbolo de um milagre alcançado.

Interna 3 Basilisco verde ok

Independentemente de crenças ou lendas, o que todos concordam é que o basilisco verde é um animal muito interessante e extremamente belo! Se gostou deste conteúdo, acesse o site da Petz e aproveite todos os produtos e informações sobre seu animal favorito.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog