Animais Silvestres

Lobo é carnívoro? Conheça mais sobre a alimentação desse animal!

Ao falar em lobo, qual imagem vem à sua cabeça? Um animal grande, cinzento e forte, correto? Essa espécie é conhecida como Canis lupus, ou lobo-cinzento. Ele é um animal mamífero típico do hemisfério norte que pertence à família Canidae, a mesma dos cães. Então, será que lobo é carnívoro?

Além do cinzento, existem diversos tipos de lobos, como vai ser mostrado a seguir. Quase todos apresentam a mesma característica alimentar e comportamental. Se você quer saber mais sobre esse animal, confira este texto exclusivo que preparamos!

Afinal, o lobo é carnívoro?

Os lobos se alimentam de outros animais por meio da caça, que pode acontecer em alcateia ou ser feita de maneira solo. Quando buscam as presas em conjunto, eles preferem animais de grande porte, como veados, alces, bisões, renas, alces, entre outros.

Porém, em uma caçada solitária, um lobo sempre vai optar por animais de menor porte, como coelhos, castores, esquilos, etc. Isso porque, mesmo com toda a força que possui, ele prefere uma presa de tamanho ideal para a alimentação.

Além disso, quando vivem em regiões em que a oferta de presas são menores (áreas próximas às civilizações humanas), os lobos podem se alimentar de pets, como cães e gatos, ou animais criados em rebanho, como ovelhas, bois e cabras.

O lobo também pode se alimentar de carniças e restos alimentares deixados por outros predadores, já que são capazes de triturar os ossos da presa com os dentes. Além disso, eles conseguem roubar a caça de demais animais carnívoros, pois estão no topo da cadeia alimentar e não temem virar presas.

Outros hábitos alimentares do lobo

Conforme você viu acima, o lobo é carnívoro e tem a base da alimentação constituída por outros animais terrestres. Porém, quando a caça está limitada, ele pode comer aves e peixes.

Para complementar a dieta, é possível esses animais buscarem legumes, frutas e vegetais. Assim, o lobo é carnívoro, mas pode comer outros tipos de alimentos para ganhar mais nutrientes.

Dessa forma, ele consegue os benefícios que não estão disponíveis na alimentação de animais que são estritamente carnívoros, como vitamina A, B6, C, e E, além de potássio e betacaroteno.

Quando filhotes, os lobos se alimentam do leite materno até um mês, em média, já que são animais mamíferos. Depois disso, já começam a explorar o mundo sozinhos e experimentar outros alimentos oferecidos pelas mães após as caçadas.

Em média, um lobo adulto come de 3 a 5 kg de alimento em uma única refeição. Porém, esse valor pode aumentar para cerca de 13 a 15 kg se o animal estiver com muita fome ou perceber que vai ficar muitos dias sem comida.

Outras espécies de lobo

Agora, você já sabe que o lobo é carnívoro, embora possa comer alimentos de origem vegetal. Além do cinzento, existem outras versões do animal. No total, são 41 espécies. A seguir, destacamos 5 das opções mais comuns ao redor do mundo. Confira!

Lobo-do-ártico

Como o nome sugere, esse lobo é originário de regiões frias, como Polo Norte, Alasca e Canadá. A principal característica da espécie é a pelagem branca, que oferece grande ajuda na hora dele se camuflar na neve e caçar as presas.

Lobo-guará

Diferentemente dos outros do grupo, essa espécie é onívora. Ela é típica da Mata Atlântica e do Cerrado, presente no Brasil, na Bolívia, na Argentina, no Paraguai e no Peru. Esse lobo é considerado um animal inofensivo, além de ser o maior canídeo da América do Sul.

Atualmente, ele está classificado como quase ameaçado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

Isso quer dizer que, infelizmente, o lobo-guará pode ser extinto nas próximas décadas caso a conservação da espécie e do ambiente onde ele vive não seja realizada como deveria.

Lobo-árabe

Assim como o lobo-do-ártico, essa espécie também possui um nome que revela algumas características. Isso porque os lobos-árabes habitam principalmente a Península Arábica, além de alguns pontos da Europa Ocidental.

Entre todas as espécies, essa é a de menor estatura. Porém, ela é a mais preparada para habitar locais com climas quentes, já que possui pelos rasos e controla a temperatura corporal por meio da respiração.

Lobo-vermelho

Essa espécie de lobo é encontrada em áreas de pântano e terrenos montanhosos dos Estados Unidos. A principal característica é a pelagem, que mistura tons avermelhados, alaranjados, cinzas e preto. Além disso, os animais desse tipo costumam possuir uma mancha branca ao redor da boca.

Em 1980, esse lobo foi declarado extinto. Porém, após programas de conservação, foi possível reintroduzir o animal na natureza. Hoje, ele é considerado criticamente ameaçado pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Lobo-etíope

Assim como o guará, essa espécie de lobo é inofensiva. Ela pode ser encontrada exclusivamente na África, na região da Etiópia, apresenta coloração mais avermelhada e mede cerca de 1 m de comprimento.

Atualmente, assim como o lobo-vermelho, ele está classificado como criticamente ameaçado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. A espécie é protegida oficialmente pelo governo da Etiópia, que desde a década de 80 proibiu a caça esportiva desse animal.

Agora que você já sabe o que lobo come e conhece alguns tipos desse animal, é possível entender mais sobre a alimentação e as outras características desses peludos.

Você gostou de descobrir se lobo é carnívoro? Para outros conteúdos incríveis como este, basta acessar o blog da Petz e conferir tudo sobre as mais diversas espécies!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

19 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago