Categories: Animais Silvestres

O que sapo come? Conheça essa dieta curiosa!

Tem quem não goste nem de olhar, há quem tenha como animal de estimação, e outros preferem que fique na natureza. Seja qual for sua posição, não se pode negar que o sapo é um bichinho no mínimo interessante. Entre as curiosidades que desperta, o que sapo come é uma das principais.

Você pode até imaginar do que esse animal se alimenta e dar alguns palpites, mas é bem provável que não saiba a variedade de alimentos que ele gosta de consumir. Se ficou curioso, continue a leitura abaixo para descobrir o que sapo come.

Como é o comportamento alimentar do sapo?

Antes de saber qual é o prato predileto do sapo, é importante entender que ele é um animal predador, portanto, adora elaborar estratégias e capturar sua presa. Em outras palavras, o sapo gosta de animais vivos em movimento.

Com sua agilidade e o comprimento de sua língua, o sapo se tornou um excelente caçador e não gosta nem um pouco de comida parada. Em cativeiro, não se adapta muito bem a rações ou iscas mortas. Embora seja um pouco exigente nesse quesito, ele come de tudo um pouco!

O que o sapo come?

Como é o caso de qualquer outro animal, a alimentação do sapo precisa ter o equilíbrio ideal entre proteína, sais minerais, vitaminas, gordura, aminoácidos e água. A quantidade e a necessidade de cada item depende de cada espécie de sapo.

Na natureza, o sapo encontra uma variedade de insetos ou animais vertebrados para compor sua dieta. Alguns poderão parecer estranhos para nós, mas são muito apetitosos para o anfíbio.

Os sapos menores se alimentam principalmente de larvas, vermes, moscas, aranhas e formigas. São alimentos mais facilmente encontrados na natureza e que fazem parte da rotina alimentar do sapo.

Eles ainda podem comer gafanhotos e grilos, se conseguirem capturá-los, o que geralmente acontece com sapos mais experientes e de tamanho mediano. Já os sapos grandes são capazes de comer roedores ou outros anfíbios.

O que os girinos comem?

Antes de se tornarem sapos adultos e terrestres, os sapos têm sua forma de girino, vivendo na água e se alimentando principalmente de plantas e algas marinhas. Se tiverem oportunidade, também comem larvas, moscas e mosquitos em decomposição.

Como alimentar o sapo em cativeiro?

Os sapos criados em cativeiro, seja em grupo ou sozinhos, sempre devem receber a isca viva, como gostam de comer. Devemos pensar não só na nutrição do bichinho, mas também que ele possa manifestar seu comportamento natural, que é caçar.

Criar sapos em casa não é tão comum e você pode estar se perguntando como alimentá-los. É possível adquirir o que sapo come em lojas especializadas em pets exóticos, onde são vendidas iscas vivas, como besouros, formigas, larvas, grilos e vários outros insetos.

Esses alimentos são de procedência confiável. Muitas vezes, quando adquirimos esses alimentos em captura no ambiente natural, podemos estar oferecendo alimento contaminados ou com doenças para o nosso pet.

A alimentação deve ser específica para cada fase da vida. No tanque de girinos devem ser colocadas algas e plantas. Para os sapos mais jovens, também é possível dar escamas de peixe trituradas. Para o sapo adulto, a dieta é totalmente carnívora, com as iscas já mencionadas.

O mais importante é que o sapo receba insetos nutritivos. Para garantir a qualidade da comida, o tutor pode criar seus próprios insetos, em vez de comprá-los em lojas. Porém, nunca esqueça de que mesmo que crie um, é preciso variar o cardápio para que o sapo não tenha desequilíbrio nutricional.

Quantidade de comida para o sapo

Em todas as espécies de animais, a quantidade de comida ingerida deve ser relacionada à quantidade de energia gasta. Dessa maneira, sapos jovens ainda em crescimento precisam de maior quantidade de alimento, devido às necessidades do organismo em se desenvolver.

Os sapos de espécies menos ativas não devem ser alimentados de forma indiscriminada, com comida à vontade o tempo todo, para não sobrecarregar seu organismo. Como cada espécie e indivíduo necessita de uma quantidade diária diferente, o ideal é procurar a orientação de um médico-veterinário especializado.

É perigoso ter sapo em casa?

O sapo não é um animal doméstico, então, ainda há muitas dúvidas a respeito da sua adaptação como pet. A princípio, não é perigoso ter um sapo em casa, mas é importante saber que quando ele se sente ameaçado, a depender da espécie, pode secretar um veneno espumoso que, em contato com os olhos ou pele das pessoas, pode causar irritação.

Nem todos os sapos possuem veneno. Ainda assim, o veneno geralmente só é lançado quando a glândula próxima aos olhos é espremida ou se tenha um certo pressionamento do dorso do animal. Então, o sapo acaba se tornando perigoso para os animais de estimação que tentam abocanhá-lo para brincar ou até mesmo comer.

Em alguns casos e dependendo da espécie de sapo, o veneno pode causar vômito, diarreia, dores abdominais, cegueira, convulsões e até mesmo óbito. Por isso, é importante pesquisar muito sobre o bichinho antes de ter um e saber cuidá-lo com segurança e alimentá-lo de forma adequada, sem correr nenhum risco. Além disso, certifique-se que há permissão para a criação desta espécie em cativeiro e que seu animal é de origem legal comprovada.

Os sapos estão ameaçados?

Com as mudanças climáticas e o desmatamento, a vida do sapo está cada vez mais em perigo. Tudo o que sapo come está diretamente ligado à natureza. Com a escassez das presas, em muitos locais, a comunidade de sapo fica cada vez menor.

O sapo tem grande importância na cadeia alimentar, predando insetos e fazendo controle de animais indesejados, como mosquitos transmissores de doenças, cupins, formigas, aranhas, etc. Por isso, precisam ser cuidados! Além disso, sobrevivem apenas em lugares úmidos, Com as variações climáticas, efeito estufa e desmatamento, seu habitat está cada vez mais escasso.

Agora você já sabe o que sapo come e também alguns cuidados que precisa ter com esse animal. Para mais curiosidades do mundo dos anfíbios, acesse o blog da Petz e tire todas as suas dúvidas!

Paola

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

8 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

1 dia ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

1 dia ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

1 dia ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

2 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

3 dias ago