Animais Silvestres

Entenda porque camaleão muda de cor!

Publicado em 16 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 5min

A beleza de um animal como o camaleão é instigante, chama a atenção e é até difícil de acreditar! Embora essa característica seja fascinante aos nossos olhos, o real motivo por que camaleão muda de cor é bem mais profundo e importante!

Imagem de camaleão marrom

Você já parou para pensar por que só esses animais conseguem fazer isso? Os cientistas comprovaram que dois tipos de células são responsáveis pela mudança de cor do camaleão, que ocorre em momentos de estresse, como se esconder de um predador ou expressar emoções.

Tudo na natureza tem um motivo, e não é fácil trocar de cor várias vezes ao dia. De acordo com a posição na cadeia alimentar, os animais desenvolvem formas de se defender e sobreviver no meio selvagem. A seguir, vamos explicar melhor por que camaleão muda de cor!

Por quais motivos o camaleão muda de cor?

Já até demos uma resposta: um motivo primário por que o camaleão troca de cor talvez seja a camuflagem (passar despercebido diante de um predador). A cor que ele assume corresponde ao ambiente em que está e se assemelha à coloração das folhas, das flores ou do chão, o que engana o inimigo.

Mimetismo é o nome dado ao processo do camaleão camuflado, quando o animal imita a aparência do habitat ou do ambiente em que se encontra no momento em que passa um predador. Como o camaleão é lento e pouco ágil, não tem habilidade de fugir e passa boa parte do dia em repouso, estar camuflado proporciona certa tranquilidade.

Outro motivo importante por que camaleão muda de cor é manter a temperatura corporal. Cores escuras absorvem luz e aquecem, enquanto as claras refletem a luz e resfriam. Então, podemos comparar a troca de cor do camaleão com a roupa que escolhemos vestir de acordo com o clima.

Os sentimentos e as emoções dos camaleões também podem se refletir nas cores. Um macho pode assumir tons que chamam a atenção da fêmea ou dizem que não querem outro macho por perto, assim como as fêmeas mandam sinais de que estão prontas para copular ou não.

Como ocorre a mudança de cor do camaleão?

O camaleão muda de cor rapidamente, dependendo da temperatura, da iluminação e do estado emocional dele. Ele pode alterá-la completamente em 20 segundos ou causar padrões variáveis, como mudança na cor e no formato das listras. O sistema nervoso do animal é o responsável por esse processo.

Imagem de camaleão azul em galho

Os camaleões possuem células específicas nas camadas superiores e inferiores da pele, chamadas de cromatóforos, com pigmentos de variadas cores. Cada camada cor de cromatóforo também tem nomes específicos: xantóforos são pigmentos amarelados; iridóforos, pigmentos avermelhados; e melanóforos, escuros.

Além dos pigmentos, estruturas muito pequenas e cristalizadas, chamadas de iridóforos, refletem a luz recebida na pele, o que dá um efeito óptico. A cor observada vai depender do ângulo visto pelo observador e pode ter tons metalizados de cores variadas.

Como a mudança de cor ocorre tão rapidamente?

Uma das curiosidades sobre o camaleão é que podemos interpretar o estado emocional dele pela cor. Diferentemente dos pets convencionais, que são muito expressivos com o olhar e o movimento das caudas, o humor do camaleão faz a cor dele mudar na intensidade das emoções.

A mudança não é programada, mas sim um processo natural e intuitivo, mediado por hormônios e neurotransmissores comandados pelo cérebro, de uma maneira subconsciente.

Quando estão relaxados, os cristais da pele se mantêm agrupados e dão certa tonalidade. Já em um estado de mudança de humor, o cérebro manda sinais em frações de segundos que espalham os cristais, o que ocasiona outra tonalidade.

Como interpretar o humor do camaleão pela cor?

O estado emocional é a grande questão por que o camaleão muda de cor, seja por medo, excitação, relaxamento ou agressividade. Não há como interpretar todas as cores do animal, pois há muitas espécies na natureza com diversas variedades.

De uma maneira geral, é possível dizer que as tonalidades mais brilhantes estão associadas a animais mais dominantes. Por exemplo, em uma disputa por território, os machos tentarão impressionar, com cores chamativas para se impor perante o outro. Isso também acontece quando querem impressionar a fêmea.

Já as fêmeas mudam menos de cor, mas, quando estão prenhes, assumem um tom mais rosado, que indica que não estão aptas para acasalar. Os tons mais escuros podem sinalizar que o camaleão não está muito saudável ou está tentando regular a temperatura, para absorver calor.

Não podemos esquecer que existem camaleões que são naturalmente mais escuros, como os camaleões-do-deserto, e isso não indica nenhuma alteração. Para interpretar adequadamente a mudança de cor, é necessário saber a espécie.

Qual é a cor verdadeira do camaleão?

Não temos dúvidas de que o camaleão muda de cor sempre que é necessário, mas qual seria a cor verdadeira dele? A resposta é: depende da espécie. A maioria dos camaleões é verde, porque vive em ambientes com muitas plantas, já os que vivem no deserto são marrons.

imagem camaleão verde

 

O motivo por que camaleão muda de cor está muito relacionado a um mecanismo de sobrevivência, tanto para proteger quanto aquecer e reproduzir. Sem dúvidas, é um animal fascinante! Quer saber mais sobre ele? Acesse o site da Petz e confira muitas curiosidades!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog