Animais Silvestres

Quanto pesa um elefante e outras curiosidades impressionantes

Publicado em 06 de março de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muita gente sabe que o elefante é o maior animal terrestre do mundo, seguido não tão de perto pelo rinoceronte e pelo hipopótamo, já que há uma boa diferença entre eles. Porém, você já se perguntou quanto pesa um elefante

dois elefantes com o sol ao fundo.

Já teve curiosidade em saber como é possível que ele seja tão grande alimentando-se apenas de vegetais? Se você é mais escatológico, já quis saber como é a evacuação desse animal? 

Se sim, então, você veio ao lugar certo! A seguir, confira as respostas para essas e outras perguntas acerca desses gigantes fascinantes que são os elefantes

Afinal, quanto pesa um elefante?

Antes de respondermos a essa pergunta, vale destacar que, ao contrário do que muito se ouve por aí, há três espécies de elefantes reconhecidas, em vez de apenas duas: 

  • Loxodonta africana ou elefante-da-savana; 
  • Loxodonta cyclotis ou elefante-da-floresta; 
  • Elephas maximus ou elefante asiático (cuja subespécie é Elephas maximus indicus ou elefante-indiano). 

Enquanto os dois primeiros habitam a região da África-subsaariana, o último pode ser encontrado no Sul e no Sudeste da Ásia, em países como Índia, Nepal e Sumatra.

A média de tamanho e peso do elefante varia de acordo com a espécie. O elefante-da-savana, popularmente conhecido como elefante africano, é o maior de todos. Os machos da espécie podem ter quatro metros de altura e pesar mais de sete toneladas. 

Já o tamanho e o peso dos elefantes asiáticos machos varia entre 2,6 e 3 metros de altura, enquanto peso pode ultrapassar 6 toneladas. O elefante-da-floresta, também do continente africano, é o menor de todos: a altura costuma oscilar entre 1,85 e 2,4 metros, ao passo que o peso varia de 2 a 2,5 toneladas. 

Em todos os casos, as fêmeas são consideravelmente menores que os machos, embora ainda sejam bem grandes na comparação com outras espécies e despertem a curiosidade de “quanto pesa um elefante”. 

Grande e pesado, sim, mas magro e atlético

Independentemente da espécie, o elefante é um animal herbívoro, o que significa que a dieta dele contém apenas alimentos de origem vegetal. Pensando nisso, muita gente já se perguntou como é possível que ele seja tão grande e aparentemente tão gordo.

Na verdade, o elefante não é nada gordo no sentido técnico do termo. Ao contrário: como animal que não precisa de um isolante térmico para se proteger do frio, tampouco de uma reserva de energia para hibernarem, ele acumula pouca gordura, que fica concentrada nas regiões da cabeça e do quadril. 

Então, o que explica o peso desse animal?

São três os fatores principais que justificam quanto pesa um elefante: 

  • ossos grandes e largos;
  • musculatura altamente desenvolvida para suportar o peso;
  • volume interno grande em relação à massa corporal.

O último ponto justifica-se pelo fato do elefante contar com órgãos internos grandes em comparação proporcional com outros mamíferos terrestres, em especial, no que diz respeito aos órgãos do sistema digestivo. 

elefante andando.

Além de não acumular gorduras extras, o elefante é muito mais atlético do que muita gente pensa ao olhar para ele. Em média, um elefante caminha cerca de 25 km por dia, embora possa percorrer até 195 km no mesmo período em certas situações! 

Além disso, ele corre em uma velocidade média de até 40 km/h. Para ter uma ideia do que isso significa, considere que a velocidade máxima atingida por Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, foi 44 km/h nas Olimpíadas de 2012, em Londres. 

Alimentação e evacuação

Agora que você sabe quanto que pesa um elefante, é natural se perguntar sobre a alimentação dele. O elefante consome e acumula pouca gordura, mas isso não quer dizer que ele coma pouco. 

Na verdade, uma vez que cerca de 40% dos alimentos não são digeridos, ele precisa comer muito: em média, um elefante consome de 4 a 7% do peso corporal em alimentos, entre gramíneas, hortaliças, frutas e raízes. 

Considerando um elefante de 5 toneladas, isso dá 200 kg de alimento por dia! Não à toa, um elefante passa, em média, 16 horas diárias se alimentando. 

Alta ingestão de alimentos ricos em fibras, dificuldade de digerir boa parte deles… 

Já viu onde isso vai dar, não é mesmo? Assim como come muito, o elefante também produz um grande volume de fezes. Em média, são 150 kg por dia. Mas se engana quem pensa que elas não têm uma utilidade! 

Justamente por serem tão ricas em fibras não digeridas, elas servem de alimento para outras espécies, como o besouro sugestivamente conhecido como rola-bosta ou algumas espécies de macaco.

Saiba mais algumas curiosidades sobre o elefante

Agora que você matou a sua curiosidade sobre quanto pesa um elefante, que tal conferir outras curiosidades sobre esse gigante tão simpático? 

  • A famosa tromba é resultado de uma fusão entre o lábio superior e o nariz alongado; 
  • Pesando cerca de 140 kg, a tromba é o principal recurso do elefante na hora da defesa e do ataque, o que geralmente ocorre em decorrência da invasão do habitat; 
  • A tromba também é usada para remover árvores e outros obstáculos do caminho. Por outro lado, ela é útil para pegar coisas tão delicadas quanto uma folha, acariciar filhotes assustados, jogar água ou lama no próprio corpo para refrescar-se e afastar parasitas externos; 
  • As enormes orelhas do elefante também têm uma função bastante prática! Finas e com uma vasta rede de vasos sanguíneos, elas facilitam a troca de calor do sangue com o ambiente, auxiliando no controle da temperatura corporal. O movimento de balançar serve justamente para acelerar o processo da troca de calor.

elegante olhando diretamente para a câmera com dois pássaros nas costas.

Confira outros conteúdos como este!

Gostou de saber quanto pesa um elefante? Então, para conferir mais curiosidades como esta, acompanhe o Blog da Petz! Aproveite para comentar fatos curiosos sobre animais que você conhece ou até esclarecer alguma dúvida.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog