Conheça 4 tipos de papagaios e as suas características

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 19, 2021

Animais Silvestres
Conheça 4 tipos de papagaios e as suas características
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe quais são os principais tipos de papagaios? Para muitas pessoas, essa pode ser uma pergunta estranha, afinal, não existe somente uma espécie? Na verdade, não é bem assim, já que esse é um termo muito usado para diferentes aves da família dos psitacídeos, ou seja, típicas da América do Sul.

tipos de papagaios

Uma das principais características dessa ave é o bico robusto e curvado, semelhante a um gancho, que está presente nos vários tipos de papagaios. A seguir, separamos algumas informações sobre as espécies mais comuns. Veja.

Papagaio, periquito e arara se parecem?

Já parou para pensar que mesmo que saiba que há diferenças entre papagaio, periquito e arara, se você vir uma, dificilmente irá saber a diferença? Isso acontece porque essas são aves com algumas características parecidas, afinal, fazem parte da família dos psitacídeos. 

Isso quer dizer que todos os tipos de papagaio, arara ou periquito possuem, além do bico forte e curvo, inteligência acima da média em relação a outras aves e plumagem exuberante, que pode ter diferentes combinações de cores. 

Inclusive, se você reparar, todas essas aves possuem pés zigodáctilos: os dedos são separados em pares, dois na frente e dois atrás. E não é por acaso, já que esse formato é útil para pegar alimentos, subir em troncos e se equilibrar em galhos e poleiros. 

E quanto às diferenças?

As diferenças entre essas aves ficam por conta dos seus tamanhos, cores e até mesmo comportamento. Ficou curioso? Então veja abaixo as diferenças entre os tipos de papagaio, periquito e arara.

  • Araras: são os psitacídeos de grande porte e cauda comprida. No comportamento, tendem a ser bem menos sociáveis que os papagaios, tornando-se até mesmo agressivas quando se sentem ameaçadas;
  • papagaios: são um pouco menores que as araras e têm a cauda mais curta. Também costumam ser mais amigáveis, e algumas espécies de papagaio são excelentes imitadores de sons, como é o caso do Amazona aestiva, o “louro”;
  • periquito: é o termo genérico para falar de diversas espécies de psitacídeos muito parecidos com os papagaios, mas de pequeno porte. É o caso do Melopsittacus undulatus (periquito-australiano) e Forpus xanthopterygius (periquito-de-asa-azul ou tuim).

Vale ressaltar que, por não se tratarem de classificações taxonômicas, há exceções. Um exemplo é o papagaio-pigmeu (Micropsitta pusio), que apesar de ser chamado de papagaio, pode ter o tamanho de um dedo polegar, medindo até 8 cm!

4 espécies de papagaio mais famosas

Agora que você já sabe quais são as principais características dessas aves, é hora de conhecer algumas das espécies mais famosas, inclusive tipos de papagaios brasileiros. Veja.

tipos de papagaios

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

O papagaio verdadeiro é, geralmente, a primeira espécie em que pensamos quando ouvimos falar em papagaio. Afinal, quem nunca ouviu falar do “Louro José”, não é mesmo?

Ave típica de regiões tropicais, em especial da Floresta Amazônica, ela possui plumagem de cores vibrantes, com destaque para o verde na maior parte das penas, além de amarelo e azul — estas mais concentradas na região da cabeça. 

Com comprimento que varia de 35 a 40 cm e peso médio de aproximadamente 400 g, é uma espécie bastante sociável e tagarela, capaz de imitar a voz humana, entoando frases relativamente complexas, músicas, além de muitos outros sons.

Papagaio-do-mangue (Amazona amazonica)

Também conhecido como curica, o papagaio-do-mague é muito conhecido no Brasil.Inclusive, acredita-se que tenha sido uma das primeiras espécies de aves avistadas pelos portugueses quando chegaram ao Brasil. Porém, também pode ser encontrada em outros países da América do Sul, como Colômbia e Venezuela.

Um pouco menor que o papagaio-verdadeiro, possui cerca de 33 cm de comprimento, com peso médio de 350 g. Também possui o corpo predominantemente verde, com penas amarelas e azuis na região da cabeça. Mesmo não sendo faladores compensam assobiando.

Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis)

O papagaio-de-cara-roxa se destaca pela penugem roxa no rosto, mas o que chama realmente a atenção é que recentemente ele saiu da lista de espécies de extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Essa é uma ave de aproximadamente 35 cm de comprimento encontrada na Floresta Atlântica, principalmente na faixa litorânea de São Paulo ao extremo norte de Santa Catarina. Além das penas roxas na região da face, possui penas vermelhas na cabeça e corpo predominantemente verde.

Papagaio-ecletus (Eclectus roratus)

Por fim, não podemos esquecer do papagaio-ecletus. Encontrado nas ilhas próximas à Nova Guiné e na Indonésia, esse é um dos tipos de papagaia que você pode ter em casa.

Além da sua beleza, o que costuma chamar atenção é o seu dimorfismo sexual acentuado, ou seja, diferença marcante na aparência de machos e fêmeas. Afinal, os machos possuem o corpo verde com bico alaranjado, e as fêmeas, plumagem que combina tons de vermelho e de azul. 

Ambos possuem tamanho aproximado de 35 cm, com peso corporal que varia entre 400 g e 600 g. Por isso, se estiver interessado nessa ave, veja primeiro se é fêmea ou macho para começar os cuidados necessários com o seu mais novo companheiro.

tipos de papagaios

Já sabe o que tem que fazer para cuidar do seu papagaio? Conte com a Petz para encontrar produtos e acessórios de qualidade para a sua ave, afinal aqui o bem-estar do seu amigo vem em primeiro lugar.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *