Categories: AquarismoBem-Estar

Os 10 mandamentos do aquário saudável

É apaixonado pelo aquarismo e quem manter seus peixinhos felizes e com bem-estar dentro de um tanque apropriado? Então siga os 10 mandamentos do aquário saudável e divirta-se com seus pets aquáticos!

  • Mantenha a qualidade da água: seus peixes dependem dela para sobreviver, e uma boa qualidade é essencial para o bem-estar deles.
  • Ofereça alimentação de qualidade: a água fica menos suja menos e os melhores nutrientes são fornecidos aos peixes. #ganhaganha
  • Respeite o tempo de exposição à luz: iluminação em excesso causa crescimento de algas e estressa os peixes. #economize
  • Realize as trocas parciais de água (TPA) somente nos intervalos recomendados: entre 15 a 20 dias, você renova os nutrientes e garante a boa qualidade da água, sem desperdício.
  • Toda água nova que for colocada no aquário deve ser tratada previamente com condicionador de água! Dentre eles, o obrigatório é o condicionador que remove cloro (que é fatal aos peixes).
  • Não superalimente os peixes: esses pets parecem sempre estar com fome, mas devemos ter cuidado com a ração! Ofereça quantidade suficiente para que todos comam por até 3 minutos, alimentando-os duas vezes por dia e retirando as sobras, se necessário.
  • Faça os testes de água: somente realizando os testes da água (como amônia, nitrito e pH) podemos saber se a qualidade está ideal para nossos peixes. Fica a dica: anote os dias e resultados para entender como seu aquário se comporta #novohobby
  • Adaptação de novos peixes: conheça a biologia de cada peixe e prepare seu aquário para receber os moradores e, quando for introduzir novos peixes, faça isso no escuro! Deixe as luzes apagadas por uma hora após a soltura e, em seguida, alimente todos.
  • Manutenção do filtro: limpe seu filtro uma vez a cada 15 dias, enxaguando-o em água corrente. As mídias biológicas devem ser passadas por água corrente, de forma bem rápida, a cada 30 dias: isto fará com que as bactérias se renovem.
  • Monte seu aquário longe de janelas ou fontes de calor (como forno de cozinha) para garantir maior controle e bem-estar.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

    • Olá Jeferson, tudo bom?
      Para saber se um peixe está perto de ter filhotes é preciso saber qual é a sua espécie, já que cada tipo de peixe se comporta de uma forma e exibe diferentes sinais durante a gestação e no período próximo ao parto.
      Se quiser nos mandar uma foto do seu pet, podemos tentar ajudar a esclarecer suas dúvidas :)

    • Olá Jeferson, tudo bom?
      Para saber se um peixe está perto de ter filhotes é preciso saber qual é a sua espécie, já que cada tipo de peixe se comporta de uma forma e exibe diferentes sinais durante a gestação e no período próximo ao parto.
      Se quiser nos mandar uma foto do seu pet, podemos tentar ajudar a esclarecer suas dúvidas :)

  • Bem ilustrativo, dando dicas de como cuidar de um tanque se acescentar como medir ph,amonia etc, ficaria bem mais completo, mas mesmo assim muito bom

Recent Posts

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

9 horas ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

17 horas ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

17 horas ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

2 dias ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

2 dias ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

3 dias ago