Banho em cachorro a seco: uma alternativa para o inverno!

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 21, 2019

Banho e Tosa
Banho em cachorro a seco: uma alternativa para o inverno!
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é tutor, sabe o quanto é importante manter a higiene do seu cãozinho, não é mesmo? Contudo, nas estações mais frias, é comum ter certo receio de dar banho no animal. Para resolver o problema de forma rápida e prática, existe a opção a seco de banho em cachorro. Rápida, segura e muito prática, essa alternativa é excelente para o inverno. Se interessou? Acompanhe as informações e aprenda mais sobre banho a seco de cachorro!

A importância de dar banho em cachorro

Ninguém duvida que todo pet fica ainda mais fofinho após um banho. Contudo, preocupar-se com a higiene de seu melhor amigo é mais que simples vaidade.

Conforme explica o Dr. Igor Hulewicz Nemtzoff, médico-veterinário da Petz, a higiene é uma questão de saúde e bem-estar. “O banho é essencial para o bom funcionamento fisiológico do pet, pois retira as sujeiras da pele e pelos”, explica.

Além de auxiliar na limpeza, os banhos ainda previnem parasitas como pulgas e carrapatos. Ou seja, não faltam motivos para você levar seu filho de quatro patas a um centro de estética! Mas será que o banho de cachorro ainda é importante nas estações frias?

Banho em cachorro no inverno

Devido à importância do banho para a saúde dos cães, especialistas recomendam uma boa higiene mesmo no inverno. O Dr. Igor explica que características como raça, tamanho e tipo de pelo vão dizer a frequência das lavagens.

No entanto, mesmo os cachorros mais resistentes devem se higienizar pelo menos uma vez ao mês. Para isso, o veterinário reforça a importância de buscar um centro de estética bem equipado e confiável.

“Assim, temos certeza de que o banho no cachorro será feito em ambiente fechado, com água e temperatura favoráveis”, explica.
Após a visita ao centro de estética, é importante tomar outros cuidados para prevenir doenças, como:

  • Ir direto para casa, sem paradas após o banho;
  • Evitar locais frios ou a céu aberto;
  • Planejar para que a ida ao local aconteça após os passeios diários do animal,
  • Durante o trajeto, manter os vidros do carro fechados e o ar condicionado desligado.

O especialista explica que o choque térmico que ocorre com a alteração brusca de temperatura pode ser prejudicial. Por isso, no dia, o ideal é manter o pet em um ambiente quentinho e confortável.

Banho seco para cachorro

Se você quer evitar molhar seu amigo em dias frios, o banho a seco para cães é uma ótima opção!

“Este produto higieniza o pet sem a necessidade de enxágue”, explica o profissional. Assim, o peludo fica seco e limpinho. Além disso, evita-se o choque térmico e suas possíveis complicações.

A aplicação é bem fácil e não varia muito de um produto para o outro. Saiba como administrar o shampoo a seco para cachorro:

  • Aplique o shampoo diretamente no pet;
  • Caso seja do tipo spray, mantenha uma distância de 15 cm do corpo do animal;
  • Deixe o produto agir de acordo com o recomendado, entre um e três minutos;
  • Com a ajuda de uma escova, espalhe o produto nos pelos;
  • Faça um movimento para fora, como se estivesse varrendo a sujeira do cachorro;
  • Não esqueça de áreas como barriga e pernas,
  • Caso seja necessário, realize limpeza dos olhos com algodão e soro fisiológico.

Viu como é rápido e prático? A versão a seco de shampoo de banho em cachorro é perfeita para uma limpeza rápida e sem água!

No entanto, o veterinário da Petz lembra que o produto não substitui o banho tradicional, pois age de forma distinta. “O banho seco limpa os pelos, mas não age na pele, que também precisa de higiene regular”, explica.

Banho a seco: prós e contras

A opção seca de banho em cachorro é uma ótima pedida para aquele dia frio e chuvoso, quando seu amigo está cheio de preguiça!

Entretanto, assim como outros procedimentos, a prática também tem seus pontos negativos. Para ter uma boa ideia de como é o banho seco em cachorro, separamos seus prós e contras:

Prós

  1. É prático e fácil de aplicar;
  2. Pode ser feito em casa;
  3. É rápido, já que todo o processo dura entre cinco e dez minutos,
  4. Não utiliza água, sendo uma boa opção para o inverno.

Contras

  1. Não substitui o banho completo;
  2. É indicado apenas para higienização dos pelos;
  3. Não higieniza olhos e orelhas,
  4. Com o tempo, pode ressecar os pelos do animal.

Ou seja, o banho seco em cachorro é muito bom como um tratamento complementar.

Você pode utilizá-lo entre banhos ou em pets que não podem se molhar com frequência, como os Pugs ou Shar-peis. Além, é claro, de ser uma ótima opção para o inverno.

Na Petz você encontra ótimos shampoos a seco para dar banho em cachorro. Acesse já nosso Pet Shop on-line e garanta o produto ideal para a higiene do seu mascote!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *