Banho e Tosa

Banho em gatos: dicas para esse momento especial

Publicado em 25 de março de 2021

Tempo de leitura: 4min

Você sabia que o banho em gatos ou mesmo a tosa não é uma questão apenas estética? Esse momento precisa acontecer para que a higiene do peludo seja mantida da melhor forma possível.

gato molhado

Sabemos que os bichanos realizam a autolimpeza, chamada de “banho de gato”. Mas, esporadicamente, você pode ajudá-los nessa tarefa em casa ou até mesmo num pet shop. Vamos, então, entender algumas dicas para tornar esse momento ainda mais agradável!

Gato não gosta de banho?

Mesmo sendo extremamente exigentes com sua limpeza, os gatos têm a fama de não gostarem de água. A razão disso ainda não foi explicada pela ciência e também não são todos os felinos que não gostam dessa prática.

Os que não curtem podem ter algum motivo que explique, como algum trauma passado. Outra razão que explicaria pode ser uma herança de felinos ancestrais do deserto Mediterrâneo.

Então, não se engane: seu felino pode gostar, sim, de ser lavado, porque, muitas vezes, ele não dá conta de se limpar totalmente sozinho. Só é preciso saber o jeito certo de dar banho no gato. E para ajudar nessa tarefa, nós vamos explicá-la abaixo!

Como dar banho em gato

Você pode optar por dar banho em gato em casa ou levar o peludo a um centro especializado, como a Petz. Confira como realizar as duas formas:

Banho em casa

Antes de tudo, é preciso começar a dar banho em gato filhote. Assim, ele vai se acostumar desde cedo com esses momentos e não vai ter problemas. Mas não vá com muita sede ao pote. Comece aos poucos e mantenha uma frequência de dias não muito próximos. 

Procure usar shampoos, condicionadores e hidratantes que sejam indicados para os felinos. Dessa forma, não há risco de o seu gatinho ter alguma reação durante o banho ou após ele. Lembre-se de se certificar que a temperatura da água está adequada para o bichano. 

gato deitado no chão

No caso de gatos de pelagem longa é importante escovar o pelo antes de molhar, esse procedimento deve ser realizado para retirar os nós. Se molhar a pelagem antes de retirar os nós ficará muito difícil retirá-los após o banho, o que deixará o pet estressado.

Seque bem o felino depois do banho em gatos para que ele não fique resfriado. Você pode optar também por usar o secador, que é um processo mais rápido, com a temperatura e a distância adequada, para evitar queimaduras. Não esqueça de agradar o seu bichano com uma recompensa para ele entender que o banho é algo bom para ele!

Banho em centro especializado

Na Petz, você pode levar seu gatinho para tomar um banho e, caso necessário,  ser tosado também. Para isso, basta agendar o banho durante a semana na unidade de sua preferência. É indicado que o tutor fique presente no local, pois caso o gato esteja estressado, a presença do tutor o ajudar a ficar calmo.

O agendamento evita os dias de maior movimentação de cães, que pode promover estresse aos felinos e assegura que haverá um veterinário de plantão na data. Isso porque, é possível escolher o dia em que o profissional estará presente no local. 

O gato precisa tomar banho, mas se ele for a uma unidade especializada, ele precisa ficar o menor tempo possível fora de casa. Sendo assim, escolha a Petz mais próxima de sua residência para que a viagem não seja longa.

O gato precisa se acostumar com o local e o profissional que fará procedimentos. Então, leve-o algumas vezes para o banho antes de solicitar a realização da tosa, é preciso criar laços entre eles, pois é um procedimento mais delicado e demorado. 

Aqui na Petz, o banho em gatos é diferenciado, e nossa equipe é capacitada para priorizar as características felinas ao recebê-lo.

Estimule seu gato a utilizar a caixa de transporte em casa, deixe ela aberta, coloque brinquedos, petiscos ou um cobertorzinho. Assim, quando você precisar transportá-lo ele associará com experiências positivas. Durante o percurso até o pet shop, cubra a caixinha com panos que tenham os odores que ele está acostumado. É preciso deixá-lo o mais confortável possível!

 

banho em gato

Aprendeu como dar banho em gatos é importante? Escolha a melhor forma para seu felino, se é em casa ou com um profissional, e deixe seu bichano limpinho. Com certeza ele vai se sentir muito bem com a higiene feita perfeitamente.

Procure uma unidade da Petz e agende um horário para o seu gatinho. Continue acompanhando nossos conteúdos para ter mais dicas de rotina, alimentação, saúde e muito mais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog