Banho e Tosa

Banhos em filhotes – Saúde e grooming

Publicado em 01 de novembro de 2016

Tempo de leitura: 4min

Cuidar de um cachorro que acaba de entrar para a família é uma tarefa difícil para quem não é familiarizado com o mundo pet e, quando o bichinho em questão ainda é um filhote, as precauções devem ser redobradas. Enquanto muitas pessoas acreditam que os banhos em filhotes podem se apresentar como uma ocasião perigosa, é importante lembrar que esse tipo de cuidado é fundamental para a saúde do pet – e que, quando realizado de maneira correta, não expõe o bichinho a nenhum risco desnecessário.

Na Petz, por exemplo, os banhos em filhotes são realizados seguindo uma série de precauções que evitam problemas para a sua saúde – e os bichinhos que ainda não estão completamente imunizados por vacinas são banhados em baias totalmente higienizadas, impedindo que qualquer tipo de contaminação possa ocorrer em função do contato com animais que já tenham passado por ali.

Banhos em filhotes

Toalhas esterilizadas e embaladas individualmente ajudam, ainda mais, a manter a proteção dos cachorros que ainda não tomaram todas as doses necessárias de vacina para garantir a proteção da saúde. E vale lembrar que, além de promover a limpeza e a higiene do pet, os banhos na fase inicial da vida dos cães também são uma ótima maneira de acostumá-los com o processo, de uma forma geral – evitando qualquer tipo de medo ou desconfiança do pet ao passar por esse tipo de processo no futuro.

Que tal saber tudo sobre quando dar banho em seu filhote? Nós contamos no vídeo a seguir:

Banhos em filhotes e tosa

Mas os cuidados com cachorros filhotes não se resumem aos banhos, e o ramo da estética pet destaca, nos dias de hoje, incontáveis técnicas e estilos de tosa que podem ajudar a manter um pet limpo e saudável.

Mas muito se engana que associa a tosa com a figura de cães com penteados surpreendentes, coloridos e exagerados; já que o objetivo do processo é, em primeiro lugar, cuidar do bem-estar do pet, deixando a questão estética do procedimento em segundo plano.

Evitando desde o acúmulo de sujeira (que pode ser responsável pelo desenvolvimento de uma série de problemas, incluindo complicações dermatológicas das mais variadas) até os riscos de que o pet escorregue na própria pelagem, os serviços oferecidos pelos profissionais do grooming (termo americano que representa o popular banho e tosa) são fundamentais para a saúde dos pets.

Filhote pet tomando banho em bacia

Tosa higiênica

Além dos banhos em filhotes, a tosa higiênica é um dos procedimentos mais importantes para o bem-estar dos pets; especialmente para os bichinhos de raças com pelagem longa. Mas não basta comprar uma máquina de tosar cachorro e raspar a sua pelagem para garantir os benefícios desse tipo de serviço.

Além da capacidade de identificar outros possíveis problemas no pet durante o atendimento, os profissionais que atuam nesse ramo também têm prática e técnica suficientes para garantir as melhorias geradas pelo processo; sem os riscos de provocar acidentes ou ainda mais complicações em função do corte errado da pelagem do pet.

Planejado, este processo específico tem a higiene do cachorro como objetivo principal, direcionando o corte dos pelos do bichinho para as áreas que apresentam as maiores chances de problemas pelo acúmulo de sujeira na pelagem, como barriga, patas, orelhas e regiões íntimas.

Cães enrolados em toalha após banho

Embora os cuidados com cão citados anteriormente sejam alguns dos mais importantes e necessários para manter um pet saudável, vale lembrar que a escovação regular da pelagem dos pets com fios longos é outra precaução de grande valor – já que o desembaraçamento e a retirada dos fios soltos facilitam muito a higienização do bichinho.

Quer saber mais sobre os processos de banho e tosa e garantir que seu pet esteja sempre limpinho e saudável? Descubra a unidade Petz mais próxima de você e visite o Petz Estética com seu bichinho.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog