Cães

Cachorro com coceira e feridas: o que pode gerar isso?

Publicado em 20 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Não é preciso se desesperar ao ver um cachorro com coceira e feridas. Ao contrário do que muitos pensam, isso nem sempre é sinal de infestação de pulgas ou outros problemas. Na verdade, assim como os humanos, os cães podem se coçar por ansiedade ou para comunicar que estão incomodados com alguma situação. 

cachorro se coçando ao ar livre.

Por outro lado, se você está diante de um cachorro com coceira e feridas, é bom ficar esperto. Além de identificar as causas, é preciso cuidar para os machucados não infeccionarem, piorando o quadro.

O que pode ser quando o cachorro está com coceira e feridas?

Uma coceirinha aqui e outra ali não é motivo de preocupação. Afinal, esse é um hábito comum entre os cães e nem sempre está ligado a problemas de saúde. Mesmo assim, vale observar com que frequência e intensidade o cachorro se coça.

Outro sinal de alerta importante é a presença de demais sintomas. Assim, se você perceber o seu cachorro se coçando muito e apresentando os seguintes sintomas, fique atento:

  • lesões na pele (com ou sem pus);
  • perda local de pelos;
  • falha generalizada na pelagem;
  • vermelhidão na pele;
  • pele oleosa ou muito seca.

Ao surgimento de qualquer um desses sintomas, consulte o médico-veterinário para identificar a causa do problema. “Existem várias patologias que podem afetar o seu amigo, causando coceiras e feridas. O melhor profissional para identificá-las é o veterinário”, alerta a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz. 

“Alguns exemplos são: alergias diversas, presença de ectoparasitas, entre outros”, completa. Abaixo, listamos quatro causas comuns de cachorro com coceira e feridas.

1. Pulgas e carrapatos

Quando se fala em coceira em cachorro, uma das causas mais lembradas é a infestação de ectoparasitas. Isso ocorre, pois, ao picá-lo, os parasitas liberam substâncias na corrente sanguínea do cachorro. 

As substâncias são reconhecidas pelo organismo como agentes invasores, gerando uma reação de defesa que envolve a liberação de histamina por algumas células locais. O grande problema é que, enquanto combate a substância invasora, a histamina provoca coceira.

A situação é mais complicada em cachorro com alergia na pele à substância presente na saliva da pulga. Nesse caso, a hipersensibilidade pode causar reação exacerbada, como na chamada Dermatite Alérgica por Picada de Pulga (DAPP). Devido à intensidade da reação, a coceira pode levar o pet a se ferir. 

2. Sarna sarcóptica, otodécica ou demodécica

Também muito conhecidas, as sarnas são outros motivos frequentes para ferida no corpo do cachorro, causadas por diferentes tipos de ácaros que se proliferam na pele do animal. 

As sarnas podem levar à perda de pelo, às erupções cutâneas, à formação de crostas, à descamação, entre outros sintomas que variam dependendo do tipo em questão. Em caso de suspeita, procure um veterinário. Após uma avaliação, ele vai identificar a causa e iniciar o tratamento.

3. Alergia alimentar

Mesmo seguindo uma alimentação regrada, com ração de qualidade, alguns cães podem ter sensibilidade a um dos ingredientes do alimento, com destaque para proteínas muito comuns nas formulações comerciais, como as de frango.

cachorro com coceira.

Se esse for o caso do seu amigo de quatro patas, a ração provoca muita coceira, resultado da reação alérgica. Com o tempo, o ato de se coçar pode levar à formação de feridas com pus, que podem infeccionar a pele do cachorro.

4. Atopia canina (ou dermatite atópica)

Problema de saúde de fundo genético, a atopia é uma das causas mais misteriosas da coceira intensa. Isso porque é muito difícil identificar o alérgeno que provoca a reação no organismo: pode ser desde pólen até a poeira presente no ambiente.

Não é à toa que, em geral, o diagnóstico da atopia é feito por eliminação, isto é, somente depois de outras possibilidades terem sido descartadas pelo veterinário, após alguns exames. Seja como for, essa é uma causa importante da coceira com feridas e deve ser investigada.

O que é bom para o cachorro com coceira e feridas?

Não existe fórmula mágica para acabar com a coceira e evitar a ferida em cachorro. Isso porque proporcionar alívio para seu amigo vai depender do tratamento adequado, de acordo com a causa do problema, o que só pode ser determinado por um médico-veterinário.

“Em geral, o tratamento de coceiras e feridas é baseado na causa base. Por exemplo: uma bactéria exige um antibiótico; um fungo, um antifúngico, etc. Também é possível associar remédio de via oral para cachorro com coceira e feridas com outros de uso tópico, sempre de acordo com a necessidade de cada caso”, explica a Dra. Juliana. 

Para chegar a um diagnóstico, a veterinária diz que o aspecto e a localização de ferida em cachorro ajudam o profissional a identificar uma suspeita. Porém, somente alguns exames dermatológicos, como raspagem de pele, exame direto e cultura de fungos, podem determinar a causa com certeza.

cachorro se coçando.

Para tratar o cachorro com coceira e feridas, além de manter a higiene do seu melhor amigo em dia, conte com a gente! No site da Petz, você encontra diversos produtos para tornar a hora do banho mais tranquila e deixar seu bichinho sempre limpinho!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog