Cães Banho e Tosa

Como falar com seu cachorro: o que diz a ciência?

Publicado em 21 de janeiro de 2019

Tempo de leitura: 4min

A interação homem-cão não se limita a dar alguns comandos, como “fica” ou “dá a patinha”. Pergunte a qualquer tutor de cachorro e ele dirá que já teve longas e sérias conversas com o pet. Se você é desse tipo, chegou a hora de descobrir de fato, como falar com seu cachorro e o que a ciência diz sobre isso.

Cães entendem o que a gente fala?

Não há dúvidas de que os cães são capazes de identificar comandos e palavras, tanto é que atendem quando os chamamos pelo nome. Antes, acreditava-se que a linguagem de cachorro correspondia apenas de nossos gestos e entonação. Hoje, porém, a ciência avalia que o entendimento deles vai muito além desses aspectos.

Nós sabemos que eles são extremamente inteligentes e que se comunicam conosco por meio da linguagem corporal dos cachorros. No entanto, nem sempre é possível saber qual a melhor forma de fazermos nossos amiguinhos nos compreender.

como falar com seu cao

Um estudo realizado na Universidade de Lórand, em Budapeste, e publicado na revista Science, sugere que os pets são capazes de decifrar não só a entonação, mas também as próprias palavras.

Durante a pesquisa, os cães foram colocados em um aparelho de ressonância magnética e expostos a diversos estímulos auditivos: os tutores diziam palavras que os animais ouviam na rotina deles, com várias entonações.

Para a surpresa da comunidade científica, os cães foram capazes de reconhecer as palavras como elogiosas, neutras ou negativas, independentemente da entonação. E, o que é mais revelador: fizeram isso utilizando o lado esquerdo do cérebro, o mesmo usado por nós na interpretação da linguagem.

Isso significa que, como nós, os cães são capazes de decifrar o vocabulário de forma separada da entonação, mas também de combinar as duas coisas, a fim de compreender o significado do que se quer dizer. Cachorros são realmente fascinantes, não é mesmo?

como falar com seu cachorro

Como falar com seu cachorro: a importância da entonação

O fato de cachorros serem capazes de entender algumas palavras não significa que a entonação não seja importante.  “Estudos das últimas duas décadas comprovam que falar de maneira mais aguda faz com que o pet preste mais atenção nos comandos, facilitando o adestramento”, diz a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz.

A boa notícia é que é bem provável que você já faça isso naturalmente, já que não é tão difícil como entender os cães.  Esses bichinhos especiais sempre dão um jeito de expressar o que estão sentindo e se entenderam ou não os nossos chamados.

De acordo com as pesquisas, ao falar com um cachorro nós utilizamos instintivamente a chamada “linguagem dirigida aos cães”. Construída com frases mais curtas e simples, ela é semelhante à linguagem que os adultos usam ao falar com as crianças. No entanto, o tom de voz empregado é ainda mais agudo, o que, como dito anteriormente, facilita a compreensão canina.

O volume da fala, segundo a Dra. Juliana, deve ser um pouco mais alto. “Ele deve ser o mesmo utilizado com crianças ou com pessoas adultas quando não temos certeza se elas estão nos entendendo”, explica.

como falar com caes

Já que ele me entende, posso dar sermão?

Mas não exagere: apesar de entenderem expressões como “vamos passear”, os cães não acompanham tudo o que a gente fala. Na verdade, apesar de superar o que se acreditava, a compreensão canina é bastante limitada diante da complexidade da linguagem humana.

Portanto, se o pet fizer algo de errado, a melhor forma de ensinar cachorro não é punindo o pet” com lições de moral ou chantagens emocionais. Ele não vai entender que o lugar certo de fazer xixi é no tapete higiênico ou que você fica muito triste quando ele molha sua cama só porque você falou isso por horas ou aos berros.

Ao contrário, falar de maneira agressiva com o cachorro ou com tom de voz muito elevado só vai fazer com que o cachorro se sinta ansioso e com medo, o que é prejudicial para o bem-estar dele.

Nesse sentido, a equipe de médicos-veterinários da Petz sempre enfatiza aos tutores que a melhor forma de comunicar ao cachorro o que se espera dele é com persistência, consistência nas regras e reforço positivo.

Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais informações sobre o comportamento dos cães e curiosidades sobre o universo canino.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog