Como cuidar do pelo do Husky Siberiano? Veja dicas

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 16, 2021

Banho e Tosa
Como cuidar do pelo do Husky Siberiano? Veja dicas
Tempo de leitura: 4 minutos

Como cuidar do pelo do Husky Siberiano? Esta é uma linda raça, que chama a atenção de pessoas de diferentes idades. Embora não seja a mais indicada para regiões com climas quentes, como o Brasil, é muito vista pelo país. 

husky siberiano na neve

Por isso, os cuidados com o cachorro precisam ser intensificados. Afinal, ele é adaptado para um clima bem mais ameno que o encontrado por aqui. Para proteger-se do frio, ele tem uma densa camada de subpelo (também chamada de pelagem dupla).

A pelagem pode ser vista nas cores branca, marrom, cinza e bege. Seja qual for a cor, é preciso saber como cuidar do pelo do Husky Siberiano. Afinal, além de ter essa pelagem intensa, ele costuma soltar bastante pelo na época de realizar a troca.

Então, é necessário ficar atento à escovação e diferenciar se o cachorro com pelo caindo é normal ou precisa de tratamento. Quer saber como descobrir isso? Siga a sua leitura e confira dicas de como cuidar do pelo do Husky Siberiano! 

Dicas de como cuidar do pelo do Husky Siberiano

Você tem um peludo dessa raça em casa? Então, veja como cuidar do pelo do Husky Siberiano para mantê-lo bonito e saudável! 

Pouco banho e muita escovação

Cada animal tem um tipo de pelo, que deve ser respeitado na hora dos cuidados. No caso dos pelos de cachorro da raça Husky Siberiano, chamados de pelagem primitiva, o banho pode ser dado apenas mensalmente.

Você sabe o que é pelagem primitiva? Ela caracteriza os pelos de cachorro que se assemelham com os dos lobos. Nesse caso, o adequado é manter o pet limpo por meio da escovação.

O dono pode escová-lo todos os dias ou entre três e quatro vezes por semana. Tudo dependerá da rotina do pet e do local no qual ele vive. Vamos supor que, em sua casa, tenha um quintal grande, e o pet adore brincar por lá. A escovação diária ajudará a manter a pelagem limpa e saudável.

Também é interessante escová-lo todos os dias em épocas que ele está trocando de pelo. Quando o tutor capricha na escovação, evita que o pelo caia pela casa, além de manter o animal limpo e cuidado! 

Não se esqueça de nenhuma parte do corpo

Outra dica de como cuidar do pelo do Husky Siberiano é não se esquecer de nenhuma parte do corpo do pet. Comumente, o tutor escova o dorso e a cabeça, mas acaba se esquecendo das patinhas, da área atrás da orelha e da barriga. Como a escovação ajuda a manter o peludo limpinho, é indicado escovar o corpo todo.

husky olhando para cima

Lembre-se de que o indicado é escovar no sentido de crescimento do pelo. Além disso, é preciso ter um cuidado especial para escovar perto da mama, sem ferir o animal com a rasqueadeira ou a escova. 

Por fim, não se esqueça de que o momento da escovação deve ser de alegria e interação. Dessa forma, garanta que o peludo está se sentindo bem e feliz. Tudo deve ser feito sem estresse! 

Cuidado com o banho

Na hora do banho, use um shampoo neutro para cachorro ou um produto recomendado pelo médico-veterinário. Além disso, capriche na secagem. Lembre-se de que faz parte do tratamento para pelos garantir que o subpelo fique sequinho.

Isso é essencial para evitar que o animal fique úmido por muito tempo, pois, quando isso acontece, ele fica mais predisposto ao desenvolvimento de dermatites (doenças de pele).

Fique atento aos parasitas

Na lista de dicas de como cuidar do pelo do Husky Siberiano, outro ponto importante é ficar atento aos ectoparasitas, em especial, às pulgas e aos carrapatos. É preciso fazer o controle do ambiente e garantir que o peludo está livre deles.

Caso encontre pulga ou carrapato no seu pet, entre em contato com o médico-veterinário. Há várias alternativas de medicamentos que podem ser usados para eliminar esses parasitas do seu bichinho. 

Meu cachorro está soltando muito pelo. Isso é normal? 

Os cães trocam de pelo na primavera e no outono para se adaptarem às estações mais quentes e mais frias do ano. Nesse caso, a queda do pelo é uniforme, ou seja, o animal não apresenta nenhuma falha. Ele continua peludinho e lindo, mas com a pelagem renovada. 

pessoa com husky

No entanto, caso o seu peludo apresente alguma falha no pelo, ou seja, regiões com pouco ou nenhum pelinho, é preciso levá-lo ao veterinário. O profissional vai definir como tratar queda de pelo de cachorro para o seu pet ficar bem. Também é importante levar o bichinho para ser examinado caso você note: 

  • pele muito oleosa;
  • vermelhidão na pele;
  • cheiro diferente;
  • presença de umidade;
  • excesso de coceira.

Viu quantas dicas importantes? Na Petz, você encontra tudo o que precisa para cuidar do pelo do seu Husky Siberiano da melhor maneira. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *