Banho e Tosa

Como dar banho em cachorro com sarna?

Todos os tutores de animais já ouviram falar sobre sarna. Para se livrar dos ácaros que ficam nos pelos dos bichinhos e causam a doença, uma das várias recomendações de especialistas é aprender como dar banho em cachorro com sarna.

Em casa ou em um pet shop de confiança, dar banho em cachorro com sarna é uma maneira de retirar os ácaros e aliviar o sofrimento do companheiro canino. Afinal, um dos sintomas é a coceira intensa, causando diversas feridas e buracos na pelagem do cão.

Está passando por esse tipo de problema com o seu cãozinho? Não se preocupe! Aqui, vamos ensinar como dar banho em cachorro com sarna em casa, aliviando as coceiras intensas um pouquinho até chegar à cura para esse tipo de doença. Vamos lá?

É recomendado dar banho em cachorro com sarna?

Sim! Mesmo que seja um pouco incomum e até simples, o principal tratamento de sarna em cachorro é o banho. Porém, preste atenção: a recomendação é dar vários banhos com frequência para livrar os ácaros que ficaram na pelagem do seu amiguinho.

Infelizmente, cachorro com sarna é muito comum, principalmente se o animal vive na rua e passa o problema para os animais de estimação por contato. A boa notícia é que os banhos podem resolver.

“Como dar banho em cachorro com sarna?” é uma boa pergunta. Afinal, não adianta comprar um shampoo antipulgas ou um branqueador. A indicação é ir ao médico-veterinário para começar o tratamento.

Uma dica é adquirir produtos próprios para o tratamento dessa doença, como o sabonete para sarna em cachorro. A composição do item é pensada para lidar com o acúmulo de ácaros na pele do cachorrinho.

Não esqueça da limpeza das orelhas!

Além de limpar bem a pele e os pelos do amigo canino, não se esqueça das orelhas e dos condutos auditivos. Os organismos causadores da doença se alojam nessas áreas.

Assim, quando for praticar as nossas dicas sobre como dar banho em cachorro com sarna, limpe as orelhas do cão com um pouco de algodão. Lembre-se de ter cuidado, afinal, essa é uma parte bem sensível do animal.

Quais outros cuidados ter para tratar a sarna?

Os banhos ajudam a resolver o problema de sarna em cachorro, mas só essa medida não é suficiente para curar a doença. Por isso, é tão importante ir ao médico-veterinário. Ele vai passar o tratamento adequado para o seu cãozinho não sofrer.

Porém, desde o início, você pode seguir algumas dicas para ajudar a curar a sarna. Assim, se você está suspeitando dessa doença, confira algumas medidas que vão te auxiliar.

Limpe os acessórios do cachorrinho

Não é só o cão que precisa estar limpo, mas o ambiente e todos os acessórios dele, o que inclui brinquedos, camas, cobertores e potinhos de ração, ou seja, tudo o que seu cachorro entra em contato.

Além disso, se tiver outros animaizinhos em casa, lembre-se de levá-los para um bom banho. Isso porque as chances de que eles estejam infectados é muito grande.

Alimente o cachorro para deixá-lo mais forte

Um cachorro forte consegue lidar melhor com a sarna. Isso porque o corpo foca em manter a imunidade alta, ajudando na hora de combater a sarna e os efeitos da doença.

Justamente por esse motivo, fique atento à alimentação do cachorro. Certifique-se de manter o pote com ração de qualidade e sempre na quantidade certa. Assim, as chances de que ele se recupere rapidamente são maiores. Incrível, não é mesmo?

Isole o cão

A última dica é manter o cachorro isolado, principalmente se estiver em contato constante com outros companheiros animais. Dessa forma, você consegue evitar que esse problema se propague para todos em casa.

Assim, se logo tiver o diagnóstico de sarna, já prepare um espaço isolado para o seu cão. Lembre-se de sempre higienizar e garantir que ele esteja bem confortável. Afinal, já bastam as coceiras que os ácaros causam, não é mesmo?

Agora que você já sabe como dar banho em cachorro com sarna e conhece modos adicionais de tratar essa doença, que tal descobrir um lugar com os produtos ideais para o tratamento? Se precisar de um lugar especializado para levar o seu animalzinho para o banho, conheça o serviço de agendamento da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

6 horas ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

1 dia ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

1 dia ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

1 dia ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

1 dia ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

1 dia ago