Banho e Tosa

Como dar banho em cachorro no frio sem resfriá-lo

Publicado em 03 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Quem não gosta de um banho quentinho no frio? Os pets também amam! Porém, como dar banho em cachorro no frio sem resfriá-lo, mantendo a rotina de higiene?

cachorro preto tomando banho

Muitos tutores têm essa preocupação, principalmente porque a queda da temperatura pode predispor doenças, como os resfriados, em pets idosos, filhotes e de raças braquicefálicas.

Cães podem tomar banho no frio?

A pergunta que não quer calar é: o cachorro pode tomar banho no frio? Sim, desde que alguns cuidados sejam tomados justamente para ele não ficar doente. Confira nossas recomendações de como dar banho em cachorro no frio:

  • administre o banho em cachorro em um ambiente fechado. Nada de dar banho no pet no quintal, com a mangueira. Isso aumenta a chance dele ter hipotermia;
  • escolha um dia ensolarado e os horários mais quentes, de 12h às 15h;
  • verifique se a temperatura da água está morna, em vez de quase “pelando”, como algumas pessoas gostam em dias frios;
  • seque bem o cachorro após o banho. Comece com a toalha e finalize com o secador. Tome cuidado com a temperatura do aparelho para não queimar a pele do peludo.

Banho em casa

Então, como dar banho em cachorro filhote no frio? Além das recomendações que passamos acima, é preciso atenção a outros cuidados. Assim, o banho no frio segue sem maiores problemas.

Deixe tudo à mão!

Como dissemos, no frio, o banho deve ser dado em um lugar fechado. Você pode climatizar esse local com um aquecedor. Para evitar o “entra e sai”, que pode resfriá-lo, uma dica importante de como dar banho em cachorro no frio é pegar tudo que você vai usar:

  • escova de acordo com a pelagem do pet;
  • shampoo pré-lavagem;
  • shampoo hidratante (no frio, existe uma maior tendência à desidratação da pele);
  • condicionador (se seu pet tem pelo longo ou semilongo);
  • loção de limpeza de ouvidos e olhos;
  • algodão hidrofóbico e hidrófilo;
  • pano limpo para lavar a cabeça do cachorro;
  • toalha;
  • fluido desembaraçador;
  • creme abrilhantador;
  • secador.

cachorro molhado com toalha

Comece com uma boa escovação

A escovação antes do banho tem como objetivo retirar os pelos mortos e desembaraçar os nós. Use o fluido desembaraçador para auxiliar o desembaraço. Se forem muitos nós, desembarace por partes para não estressar o animal.

Uma recomendação importante é não usar rasqueadeiras e escovas com bolinhas nas pontas em animais com pelagem primitiva. Elas agridem o subpelo e comprometem o crescimento do pelo primário.

Inicie a limpeza

Antes do banho propriamente dito, é preciso realizar a limpeza dos olhos e dos ouvidos. Passe o algodão hidrófilo umedecido com a loção de limpeza de ouvidos no bichinho. Você pode colocar algumas gotas nos ouvidos para remover o cerúmen mais profundo. Use um algodão novo para cada ouvido, evitando possíveis contaminações.

Faça o mesmo procedimento com o algodão e a loção para os olhos, no sentido de dentro para fora, trocando para não passar microrganismos de um olho para o outro.

Prepare a água para o banho do cachorro

Como dar banho em cachorro em dias frios? Como dissemos, deixe a água morna. Comece molhando seu amigo pelos pés e vá subindo, mas deixe a cabeça por último. Passe o shampoo pré-lavagem até formar bastante espuma. Enxágue bem. Se o peludo estiver muito sujo, você pode repetir essa etapa de como dar banho em cachorro no frio.

Então, passe o shampoo hidratante e o condicionador, quando necessário, sempre enxaguando bem. Não se esqueça de colocar o algodão hidrofóbico nos ouvidos do animal para evitar a entrada de água. Com auxílio do pano, lave a cabeça com o shampoo. O shampoo pré-lavagem e o condicionador não são necessários nessa região.

Seque o peludo

Comece retirando o excesso de água com as mãos e use a toalha para iniciar a secagem. Passe o creme abrilhantador e use o secador com a escova para finalizar o banho do pet. Não se esqueça de manter o secador distante da pele para não queimá-la.

Banho seco: uma alternativa no frio

Caso o tutor queira, também pode dar banho a seco em cachorro. Existem produtos para essa finalidade em spray, gel e pó. Escolha o que melhor agrada de acordo com a forma de aplicação e o cheirinho que deixa no animal.

O shampoo a seco para cachorro filhote também é uma boa opção para não deixar o filhotinho com frio, mas bem cheiroso e limpinho. Procure um produto de boa qualidade, indicado por profissionais especialistas em banho e tosa.

cachorro filhote no banho

Gostou das nossas dicas de como dar banho em cachorro no frio? Então, é hora de iniciar a prática. Se precisar de ajuda, agende um banho com nossos especialistas pelo app da Petz em uma unidade pertinho de você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog