Banho e Tosa

Dicas e cuidados de como dar banho em cachorro pequeno

Publicado em 05 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

O banho faz parte da vida dos cães. Por isso, é muito importante acostumá-los a esse procedimento e tudo o que o envolve, como a limpeza dos ouvidos e o corte das unhas. Para ajudar, vamos ensinar como dar banho em cachorro pequeno!

Cachorro com pelos pretos dentro de uma bacia verde.

Se a sua dúvida é com quantos meses pode dar banho em cachorro, saiba que doguinhos precisam tomar banho desde pequenos. Isso é importante para criar um hábito, sem deixar o animal estressado ou com medo desse momento.

Primeiro banho do filhote

O banho em cachorro filhote é muito fácil. Com nossas dicas, com certeza, seu pequeno irá adorar! É só tomar alguns cuidados e nunca forçar o animal a fazer nada, pois isso cria um trauma na vida dele.

Materiais para o banho

O primeiro passo é escolher um bom shampoo de uso veterinário, de preferência neutro. Outros materiais também são necessários para você aprender como dar banho em cachorro pequeno. Veja nossa lista!

  • Algodão hidrofílico;
  • Algodão hidrofóbico;
  • Banheira ou outro recipiente em que o pet caiba;
  • Cortador de unhas (de preferência o modelo tesourinha);
  • Loção de limpeza dos olhos;
  • Loção de limpeza dos ouvidos;
  • Brinquedos;
  • Pano limpo de algodão;
  • Toalha;
  • Secador.

Começando a limpeza

Deixe todos os materiais à mão e tenha paciência. O primeiro banho deve ser feito no tempo do cão. Os primeiros passos envolvem a limpeza dos olhos e dos ouvidos. Para tanto, use as loções e o algodão hidrofílico.

Molhe o algodão com a loção para os olhos e passe gentilmente no pet, de dentro para fora. Troque o algodão sempre que for limpar o outro olho para não transferir bactérias.

Agora, limpe os ouvidos. Molhe o algodão com a loção e passe no pet. Não utilize pinças, já que isso pode machucar o animal. Depois, coloque uma boa camada do algodão hidrofóbico para evitar otites durante o passo a passo de como dar banho em cachorro pequeno!

Não se preocupe se as limpezas não forem 100% efetivas. Os filhotes são agitados e brincalhões, então forçá-los realmente não é uma boa ideia!

Cachorro dentro da banheira com água.

Iniciando o banho

Coloque-o na banheira com um pouco de água morna e deixe-o acostumar-se com ela. Ofereça alguns brinquedos. Sempre se atente para o algodão que protege os ouvidos: é comum eles saírem voando quando o pet chacoalha a cabeça. Se isso acontecer, coloque outro chumaço seco.

Aos poucos, vá colocando mais água. Comece a molhar as perninhas e a barriga com as mãos, sempre brincando com ele. Se o animal for tranquilo, é possível deitá-lo e fazer massagens relaxantes. Deixe para molhar a cabeça por último.

Agora, é a hora do shampoo. Coloque um pouco nas mãos e espalhe massageando o cãozinho. Esfregue gentilmente as patas e os genitais. Enxágue bem, retirando todo o produto. Troque a água.

Geralmente, os pets não gostam muito de lavar a cabeça, por isso faça tudo com calma. Use o pano molhado com água morna. Passe um pouco de shampoo e esfregue sem força. Enxágue bem. 

Se você está se perguntando se pode dar banho no cachorro no chuveiro, a resposta é sim! Se puder usar o chuveirinho, é melhor, para evitar água no ouvido. Caso seu pet adore entrar com você no chuveiro, aproveite esse momento com ele!

Secando o pet

Agora que o primeiro banho do filhote de cachorro foi dado, é hora de secá-lo. Com as mãos, retire o excesso de água. Pegue a toalha e enxugue o pet. Alguns cães gostam de se esfregar na toalha para se secarem. Certifique-se de que retirou o algodão do ouvido do animal.

Depois da toalha, vem o secador. É preciso muita cautela para não assustar o amiguinho de quatro patas. Se puder ligar o secador perto dele dias antes do primeiro banho, para acostumá-lo com o barulho, é melhor. Essa é uma dica importante de como dar banho em cachorro pequeno.

Passe o secador nas patas e vá subindo devagar. Sempre deixe sua mão como referência da temperatura na pele do cãozinho para não queimá-lo. Nunca direcione o aparelho para os olhos dele!

Banhos em estabelecimentos especializados

Se você pretende dar banho em cachorro em estabelecimentos especializados, sem problemas! Siga algumas regras para o animal ter a melhor experiência possível, evitando os temíveis traumas.

  • Apresente o pet para o profissional que irá banhá-lo e deixe-o ser acarinhado;
  • Enquanto isso, converse com o profissional e exponha suas expectativas: tosa na máquina ou tesoura, penteados, acessórios, etc.
  • Caso seu cão tenha alguma doença ou medo de algo, avise o profissional, principalmente se for uma condição no coração ou na coluna;
  • Respeite o profissional caso ele tenha uma opinião diferente da sua em algumas situações, como desembolo de nós, retirada de subpelo ou tosa geral na máquina. Ele estudou sobre isso, pensa no bem-estar do pet e respeita as individualidades de cada raça.

Cachorro filhote saindo na bacia com água e sabão.

Agora que você aprendeu como dar banho em cachorro pequeno, chegou a hora de colocar as instruções acima em prática. Se precisar de ajudar para o banho e tosa do seu animalzinho de estimação, não deixe de agendar um horário com nossos especialistas pelo app da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog