Banho e Tosa

Como dar banho em Spitz Alemão e deixar o pelo bonito?

Publicado em 21 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

O Spitz Alemão é um cachorro que tem a pelagem como marca registrada: abundante, macia, brilhante e cheia. Por isso, é importante que o tutor saiba como dar banho em Spitz Alemão, para a maior riqueza dele continuar encantando todos!

spitz alemão preto em campo aberto com a língua de fora.

Para isso, é preciso conhecer alguns detalhes importantes da pelagem do Spitz Alemão. Sem esse conhecimento, o tutor pode até mesmo alterar a estrutura do pelo e causar problemas de queda, mais conhecida como alopecia.

Alopecia

O termo alopecia se refere a uma queda de pelos, localizada ou generalizada, permanente ou temporária, que tem relação com alguma alteração estrutural do pelo por problemas primários ou secundários, como doenças parasitárias ou endócrinas.

A pelagem primitiva

Para entender melhor a alopecia que ocorre no Spitz, é preciso explicar o que é a pelagem primitiva. É uma pelagem que contém duas camadas: uma externa, chamada primária, visível, grossa e comprida; e outra chamada secundária, mais interna, abundante, lanosa, curta e fina.

A camada primária protege o Spitz Alemão da umidade e não sofre a troca de pelo sazonal, aquela queda fisiológica que ocorre duas vezes ao ano na maioria dos cães.

Também chamada de subpelo, a camada secundária protege o cão das temperaturas baixas e estrutura a pelagem primária. Ela obedece ao padrão de queda sazonal.

Alopecia pós-tosa

É a queda de pelos que ocorre quando o cão de pelagem primitiva tem o subpelo tosado erroneamente, de tal forma que compromete o crescimento deste tipo de pelo e do pelo primário.

Inimigos da pelagem do Spitz Alemão

Fica claro pelo nome que a tosa pode se tornar vilã no que diz respeito aos cuidados com o pelo dos animais de pelagem primitiva. Quando é feita sem a técnica correta, ela pode gerar a alopecia pós tosa.

Fica proibida a tosa na máquina de pelagens primitivas!

Isso deveria ser recomendado a todos os estabelecimentos que realizam o banho e tosa de Spitz Alemão, servindo de aviso para tutores mais desavisados que solicitam tal tipo de serviço, acreditando ser um bem para o peludo que tem muitos nós nos pelos.

A tosa com a máquina é a maior causa da alopecia pós-tosa, mas não é a única. Mesmo a tosa na tesoura, se for feita muito baixa, também é capaz de ocasionar o problema.

Ferramentas inadequadas

Outra causa já conhecida é o uso da rasqueadeira para a retirada do subpelo morto. A rasqueadeira é uma escova retangular com muitas cerdas metálicas, indicada para a retirada dos pelos mortos. Porém, no subpelo, ela “rasga” o fio, prejudicando o crescimento.

Assim como a rasqueadeira, a escova com bolinhas nas pontas também pode causar a alopecia pós-tosa. O subpelo é muito fino e se enrosca nessas bolinhas, sendo arrancado e quebrado.

spitz alemão creme sorrindo.

Finalmente, o banho!

Agora que você já conhece os detalhes da pelagem do Spitz Alemão e a alopecia pós-tosa, vamos ensinar como dar banho em Spitz Alemão. Com as nossas dicas, você vai deixar o pelo dele bem bonito!

O banho em Spitz Alemão deve começar com uma escova apropriada para a pelagem. Se existirem nós, faça o desembolo com auxílio de um fluido desembaraçador.

Se seu Spitz é um bebê, você deve estar se perguntando como dar banho em Spitz Alemão filhote. A melhor dica é tornar esse momento muito agradável para ele. Comece acostumando-o com os manejos de limpeza de olhos, ouvidos, genitais e patinhas.

Manejo de limpezas

Reserve um horário para realizar esse manejo diariamente, torne-o uma rotina. Lembre-se sempre de recompensar o animal com carinhos e petiscos, essa é outra dica excelente sobre como dar banho em Spitz Alemão. Reforço positivo sempre!

Essas dicas servem para filhotes e adultos. Os olhos devem ser limpos com loções de uso veterinário especiais para esse fim. Use um algodão limpo para cada olho: umedeça o algodão com a loção e passe no sentido de dentro para fora.

Os ouvidos também são limpos com loções específicas de uso veterinário. Se puder, amorne o produto, assim ele vai agir melhor e promover uma sensação agradável ao pet. Coloque de três a cinco gotinhas em cada ouvido, massageando bem e limpando superficialmente.

As patinhas e as genitais podem ser limpas diariamente com lencinhos umedecidos de uso veterinário, sempre que o pet vai ao banheiro. Se ele se acostumar com a limpeza das patas, o corte das unhas será mais fácil, pois pegar na pata será algo rotineiro.

Lavagem e secagem

Lave o pet com água morna, começando pelos pés, subindo devagar e deixando a cabeça por último. Use um xampu e condicionador apropriados para a raça. Passe uma boa quantidade para limpar bem o pelo do pet e deixá-lo macio. Também enxágue-o bem. 

Então, como secar Spitz Alemão? É bem fácil: pegue uma toalha bem macia e enxugue o peludo sem esfregar muito. Lembre-se de que o subpelo é muito sensível. Termine secando-o com o secador e tome cuidado com os olhos dele, não direcione o secador diretamente neles. Escove-o, e pronto!

spitz alemão branco com sujeira de terra.

Gostou de aprender como dar banho em Spitz Alemão? Se ainda sentir certa insegurança, adquira o app da Petz em seu smartphone e conte com a ajuda de nossos especialistas para realizar a higienização do seu peludo na unidade mais próxima de você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog