6 dicas de como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante

Postado por PETZ, em 10/02/2021

Banho e Tosa
6 dicas de como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante

Não há como negar: especialmente nas raças de pelo longo, manter a pelagem do cachorro limpinha e bonita dá trabalho. Por outro lado, é muito recompensador para os tutores quando alguém elogia a aparência do pet. Por isso, aprenda como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante.

Afinal, uma pelagem vistosa também costuma estar associada a uma boa saúde, já que diversos problemas, como alergias, má-alimentação e até estresse podem se manifestar por meio da pelagem. A seguir, separamos algumas dicas de como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante. Vamos conferir?

1. Forneça uma alimentação balanceada

Assim como a gente, é por meio da alimentação que os cães obtêm os nutrientes necessários ao organismo. E por meio da alimentação, os pets são favorecidos interna e externamente.

Nesse sentido, a melhor dica de como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante é oferecer macronutrientes, como as proteínas, que são importantes não apenas para fornecer energia, mas também para ajudar nas diversas funções do corpo, incluindo o crescimento saudável dos pelos dos cachorros. 

É por isso que uma alimentação balanceada é tão importante para os pelos. Mesmo a falta de micronutrientes, como a vitamina A, relacionada à formação da queratina, pode contribuir para o enfraquecimento e queda dos pelos, assim como para o surgimento de lesões cutâneas. 

Portanto, se você quer aprender como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante, ofereça sempre uma ração de qualidade, levando em conta a idade, o porte e as necessidades especiais do seu amigo. 

2. Proporcione uma rotina rica em estímulos adequados

Quem já passou por momentos estressantes, com noites mal-dormidas, sabe o quanto a experiência tem um efeito negativo na aparência de pele, unhas e cabelos. Assim, a boa aparência do pelo de cachorro está relacionada a um estilo de vida saudável. Até porque problemas como a ansiedade por separação podem levar à lambedura excessiva das patas que, por sua vez, pode ocasionar o surgimento de lesões, com queda localizada de pelos.

Uma vez que a previsibilidade ajuda a reduzir a ansiedade, procure estabelecer horários para as atividades do cachorro. Passeie com o pet diariamente e enriqueça o ambiente com atividades que estimulem os comportamentos caninos naturais, como farejar, perseguir e roer brinquedos. 

Evite deixar o cachorro muito tempo sozinho, mas procure acostumá-lo desde cedo a passar um tempo na sua ausência. Isso diminui o risco de ansiedade por separação.

3. Leve o pet ao veterinário com regularidade

Alterações no equilíbrio do organismo podem afetar, e muito, a aparência da pelagem de cachorro. Sendo assim, se quiser manter a pelagem do cãozinho em dia, é importante cuidar da saúde dele como um todo, levando-o ao veterinário com regularidade.

Para cães filhotes e idosos, a recomendação é levá-los para um check-up a cada seis meses. Já para cães adultos, o intervalo entre as consultas pode ser um pouquinho maior: em geral, uma visita por ano ao veterinário é suficiente para identificar alterações logo no início. 

4. Atenção aos cuidados durante o banho

Os cuidados que você tem durante o banho são fundamentais para quem deseja saber como deixar o pelo do cachorro liso e macio. A seguir, listamos algumas regrinhas importantes tanto para aqueles que preferem dar banho em casa quanto para os tutores que levam o cachorro para tomar banho na pet shop:

  • Shampoos e condicionadores devem ser de uso específico para cachorros. Além disso, é importante que sejam utilizados produtos de qualidade, ricos em nutrientes que ajudem a dar mais brilho e maciez para os pelos, e que mantenham a produção de sebo equilibrada;
  • Enxágue bem os pelos e a pele após o uso dos produtos. O acúmulo de resíduos contribui para o surgimento de alergias,
  • Seque bem os pelos após o banho. A umidade e o calor da pelagem são um prato cheio para a proliferação de micro-organismos que causam dermatite, entre outros problemas.

Quanto à frequência, vai depender do estilo de vida de cada cachorro. Cães que vivem na área externa em geral precisam de mais banho que aqueles que passam a maior parte do tempo em casa. 

O comprimento dos pelos também determina uma maior ou menor necessidade de banho. Em geral, para cães de pelos longos, recomenda-se dar banho uma vez por semana. No caso da pelagem longa, além dos banhos frequentes, é muito importante saber como desembaraçar pelo de cachorro.

5. Aposte em hidratações especiais de vez em quando

Por mais que tenhamos cuidado com os pelos, é natural que eles percam o brilho com o passar do tempo. Nesse sentido, hidratações especiais, como as que utilizam óleo de argan, são benéficas para repor os nutrientes dos pelos, dando mais brilho, maciez e evitando a formação de nós.

6. Escove os pelos do cachorro diariamente

Ao menos nos cães de pelos médios a longos, pentear o cachorro diariamente é importante para desembaraçar os pelos e evitar a formação de nós. Mas essa não é a única vantagem da prática. 

Mesmo nos cães de pelo curto, escovar o cachorro com frequência ajuda a remover pelos mortos e sujidades acumuladas na pelagem. Estas, por sua vez, além de contribuírem para embolar os pelos — no caso de cães de pelos longos —, também contribuem para a proliferação de micro-organismos causadores de doenças. Daí a importância de removê-las. 

Quando se questionar como deixar o pelo do cachorro liso, saiba que a escolha da escova mais adequada também é essencial para garantir a saúde dos pelos. Para os cães de pelo longo, como Yorkshires, prefira a escova de pinos. 

Já o pente é mais indicado para cães de pelo curto, enquanto a rasqueadeira deve ser usada apenas superficialmente, para remover os pelos mortos. Assim, você deixa a pelagem sempre bem-cuidada de acordo com as especificidades do cãozinho.

Por fim, ao levar o companheiro para tomar banho em pet shop, escolha sempre um local de confiança, como os centros de estética da Petz. Verifique a disponibilidade do serviço na unidade mais próxima a você!

Gostou de saber como deixar o pelo do cachorro liso e brilhante? No blog da Petz, veja outras dicas que deixarão a pelagem do seu peludo bem cuidada e super saudável!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *