Como desembaraçar pelo de cachorro: acabamos com as dúvidas

Postado por PETZ, em 03/02/2020

Banho e Tosa
Como desembaraçar pelo de cachorro: acabamos com as dúvidas

De diferentes cores, comprimentos, tipos e texturas, os pelos contribuem para a identidade visual do pet. Além disso, também desempenha uma série de funções importantes para o organismo dos cães. Mas você sabe como desembaraçar pelo de cachorro? Confira a resposta para essa e outras perguntas!

cachorro peludo marrom

Por que é importante manter o pelo do cachorro desembaraçado?

Quando se trata de cães de pelo longo, manter os pelos livres de nós está longe de ser uma questão puramente estética. “Quando o pet está com nós, a secagem é difícil, aumentando o risco de umidade na pele”, explica a Dra. Juliana Bondino, veterinária da Petz. 

Isso, por sua vez, favorece a proliferação de fungos, “além do acúmulo de sujeira na região, que também pode causar uma série de dermatites”, completa. Em casos mais graves, o pelo de cachorro com nós também pode causar dor e incômodo ao pet.

Com que frequência pentear os pelos do cachorro para mantê-los desembaraçados?

Como o banho, a frequência com que cada cão deve ser penteado varia de acordo com a vida e os tipos de pelo de cachorro. Um pet que brinca sozinho em casa, por exemplo, pode ser penteado com menos frequência. Diferentemente de um dog que convive com outros cães e/ou que fica no jardim. 

Alguns tipos de pelo também ficam embaraçados com mais facilidade. No entanto, em geral, recomenda-se pentear cães de pelo longo ao menos 3 vezes na semana. Isso é importante para desembaraçar pelo de cachorro.

Cachorros de pelo curto também devem ser penteados?

Sempre que possível, sim. Embora não corram o risco de ficar com nós, cães de pelo curto podem soltar até mais pelos que os de pelagem longa. Por isso mesmo, penteá-los ao menos uma vez por semana é recomendado para remover os pelos mortos, assim como sujeiras. 

Qual é o melhor tipo de escova para desembaraçar pelo de cachorro?

De acordo com a Dra. Juliana, o tipo de escova recomendado para desembaraçar a pelagem de cachorro com nós é a rasqueadeira de cerdas duras. No entanto, ela ressalta que é preciso muito cuidado e habilidade para não machucar a pele do cachorro. Também é necessário limpá-la antes e depois de cada uso.

É recomendado desembaraçar pelo de cachorro em casa?

Em caso de nós, o ideal é levar o pet a um profissional capacitado, como os que você encontra nos centros de estética da Petz. Além de trabalharem com produtos e equipamentos específicos, eles saberão o que fazer para não machucar a pele do pet. 

cachorro deitado com patas abertas

Dependendo da gravidade do problema, eles também poderão sugerir uma tosa, evitando que seu filho de quatro patas sofra. 

Como desembaraçar pelo de cachorro em casa?

Caso não seja possível levar o seu amigo ao centro de estética da Petz, a Dra. Juliana diz que o tutor pode tentar desembaraçar os pelos usando a seguinte técnica: com o secador ligado no ar frio, direcione o vento para os nós, abrindo-os devagar e penteando-os com a rasqueadeira. Sempre tome cuidado para não machucá-lo!

Existe algum produto que ajuda a desembaraçar o pelo de cachorro?

Sim. Além da rasqueadeira, a Dra. Juliana diz que já é possível encontrar hoje, em lojas como a Petz, os chamados fluidos desembaraçadores. Feitos com ingredientes que dão emoliência ao pelo de cachorro, eles facilitam o deslizamento do pente e das escovas. As versões sem silicone podem ser usadas, inclusive, em banhos a seco. 

Sempre vale a pena desembaraçar ou há casos em que a tosa é melhor?

“Nem sempre vale a pena desembaraçar pelo de cachorro, pois o pet pode se machucar durante o desembolo e a pele ficar muito irritada”, esclarece a Dra. Juliana. “Quando há grande quantidade ou nós muito embaraçados, o melhor a fazer é tosar”, completa. 

Lembrando que a melhor pessoa para recomendar a tosa é o próprio tosador capacitado ou veterinário, principalmente em casos com necessidade de tratamentos dermatológicos. 

cachorro peludo branco deitado

E você, já agendou um horário para seu amigo nos centros de estética da Petz? São vários serviços disponíveis, incluindo hidratações, que ajudam a evitar a formação de nós. 

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *