Banho e Tosa

Como desembaraçar pelo de gato? Veja algumas opções

Publicado em 12 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 4min

Quem tem bichanos em casa sabe quão independentes eles são: tomam banhos sozinhos, brincam sozinhos e não precisam de ninguém para mostrar onde fazer as suas necessidades. Mas sempre há um limite, não é mesmo? Por isso, aprender como desembaraçar pelo de gato se tornou um cuidado extra para quem é “gateiro”.

gato de pelos longos olhando para o horizonte.

Nem todos os gatos precisam de uma boa escovada diária, afinal de contas, seus pelos são curtos e não embaraçam com frequência. Porém, se o seu bichano tem uma pelagem longa, saiba que aprender como desembaraçar pelo de gato é essencial.

Isso porque esses pequenos nós, além de deixarem a aparência dos felinos “bagunçada”, também podem irritar a pele, já que aumentam a predisposição de acúmulo de sujeiras no pelo do bichano. “Mas por que é preciso aprender a como cuidar dos pelos? Não é só pegar a escova e desembaraçar?”. Na verdade, não é bem assim.

Dependendo do estado do nó, desembaraçar o pelo do seu gatinho pode ser uma tarefa um pouco difícil. Mas não se preocupe! Trouxemos aqui algumas dicas interessantes para te ajudar a cuidar do seu animal. Continue lendo e veja como mantê-lo lindo, saudável e contente.

O que posso fazer para deixar os seus pelos lisinhos?

Antes de partirmos para as dicas sobre como desembaraçar pelo de gato, o que acha de aprender a deixá-los sempre lisinhos? Assim, você consegue evitar os temidos nós no corpo do seu bichano.

Para que isso não aconteça, a dica é sempre pentear o gato! A frequência depende muito do tipo de pelagem que o seu bichano tem, porém, quanto maior for, mais vezes terá que fazer essa escovação. Um gato persa, por exemplo, precisa ser escovado de três a quatro vezes por semana, pelo menos.

Agora, se o nó em pelo de gato já estiver formado, você pode recorrer a um profissional levando o seu bichano a um pet shop. Lá, ele irá tomar um banho e, na hora de secar, seu tosador irá espirrar o fluido desembaraçador de nós para facilitar a retirada do pelo embaraçado.

Esse é um produto que, quando aplicado, facilita a passagem das cerdas da escova para pelo de gato, desfazendo os nós sem machucar seu companheiro animal. Além disso, evita que ele se estresse com todo esse processo.

É claro, você pode tentar em casa, mas lembre-se de observar o seu bichano e respeitar o seu limite. Um animal estressado nunca é bom sinal, por isso, se perceber que já “deu” para ele, solte-o e tente mais tarde.

Aposte em um bom condicionador

Como dissemos antes, os gatinhos se banham sozinhos, mas, às vezes, principalmente quando estão com nós, o banho é muito recomendado. Assim, se você está pensando em dar banho em casa, aqui vai um conselho: invista em um bom condicionador!

gato de pelos longos recebendo carinho de tutor.

Isso porque, dependendo do tipo de produto que você escolher, conseguirá tirar o nó com mais facilidade na escova. Dessa forma, além de não estressar o seu pet, não irá machucar a sua pele. Veja dois tipos de condicionadores para comprar e aprender como tirar nó de pelo de gato.

Com babosa

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios da babosa para os nossos cabelos, não é mesmo? Não é tão diferente quando falamos dos pelos dos gatos. Isso porque essa é uma planta que ajuda na hidratação e ainda desembaraça o pelo do seu bichano sem ele sofrer ou se estressar. 

Com amido de milho

Esse é um produto que você pode ter em casa e ainda usar no banho do seu gato. Para passar também é bem fácil: é só separar uma porção na mão, passar no lugar que tem os nós e fazer uma pequena massagem, tentando delicadamente desfazer a “bagunça” dos pelos.

Se estiver muito embaraçado, o que fazer?

A única solução nesse caso é cortar o pelo do seu gatinho. Isso porque, se ele ficar muito tempo com os pelos embaraçados, isso pode fazer mal para a sua saúde. Assim, é melhor recorrer a uma tosa, evitando qualquer tipo de mal-estar futuro.

Antes de tomar qualquer decisão, porém, leve o seu animal para um pet shop de segurança e peça uma segunda opinião. O especialista tentará te ajudar. Caso a tosa seja a única opção, ele irá te indicar o modo correto. 

Como deixar o pelo do seu gatinho brilhoso?

Para conseguir uma viscosidade no pelo do seu gatinho, você precisa cuidar muito bem dele. Escová-lo frequentemente, dar banhos e, claro, cuidar da sua alimentação são hábitos essenciais. 

É importante dizer que o tipo de ração influencia muito na qualidade do pelo do seu animal. Inclusive, quando há muita queda de pelo, pode ser que o tipo de ração que você está dando não seja ideal. Talvez ela não esteja oferecendo os nutrientes essenciais, precisando ser mudada. 

gato com pelo longo dormindo em tapete.

Pronto para começar a desembaraçar o pelo do seu gato? Para isso, acesse o site da Petz e confira nossos produtos próprios para te ajudar nessa difícil tarefa. Venha conferir um catálogo completo para o seu bichano.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog