Banho e Tosa

Dicas de como fazer cachorro gostar de banho

Publicado em 15 de junho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Como fazer cachorro gostar de banho? Se é só você pegar o shampoo do seu pet na mão que ele já sai correndo, provavelmente já fez essa pergunta. Alguns ficam tão desesperados com a possibilidade de tomarem banho que se escondem embaixo da cama, na casinha, ou até tentam fugir.

O seu pet é assim? Pois saiba que ter um cachorro que não gosta de tomar banho é mais comum do que você pensa. Mas isso não quer dizer que esses animais não gostem da água. As causas para essa repulsa podem ser variadas. 

cachorro molhado com a toalha

Às vezes, pode ser porque eles já receberam o banho em um ambiente inadequado e ficaram com isso gravado. Enquanto em outras, o problema do cachorrinho pode ser não com o banho em si, mas com o secador. Muitos deles têm medo do barulho e acabam ligando o banho a esse momento assustador. 

Para evitar momentos de fuga e de desespero vividos pelo seu pet, confira algumas dicas de como fazer o cachorro gostar de banho

Veja dicas de como fazer cachorro gostar de banho

Meu cachorro não gosta de tomar banho, o que fazer?”. A primeira dica é ter bastante paciência. Afinal, por mais que você saiba que o banho no peludo é para o bem dele, ele não entende isso. 

Além disso, é provável que o bichinho tenha ligado a hora do banho a algo ruim, ou seja, ele está “traumatizado”. Veja alguns passos para melhorar a relação do seu bichinho com o banho. As dicas também servem para evitar que o seu animalzinho, que gosta de banho, acabe ficando com medo.

Tenha muito cuidado com o piso

Por que cachorro não gosta de tomar banho? Um dos motivos é o local inadequado. Na tentativa de fazer o melhor para o bichinho, muitas vezes o tutor o coloca em um ambiente que não dá a segurança que ele precisa na hora do banho.

É o que acontece, por exemplo, quando o pet é lavado no box. Claro que a água quentinha do chuveiro é adequada, mas será que o piso está certo? Se as pessoas já escorregam, para os peludos então… O piso molhado do banheiro pode ser um grande problema.

Como ele não consegue se firmar com segurança no chão e fica escorregando, acaba ficando inseguro. Isso faz com que ele evite esse momento de qualquer maneira.

Por isso, uma das dicas de como fazer cachorro gostar de banho é oferecer um ambiente adequado. Coloque aqueles tapetes de borracha de segurança no piso. Isso dará mais firmeza ao pisar. Leve-o, com cuidado, até o local, e com muita paciência e carinho, aos poucos, mostre que ele está seguro. 

cachorro com espuma na cabeça

Troque o lugar do banho

Há também casos nos quais o cachorro que não gosta de banho, na verdade, se incomoda com a banheira. Muitos tutores resolvem lavar os bichinhos pequenininhos dentro de uma banheira de bebê. O problema é que as pessoas colocam água e mergulham o peludo nela.

Muitas vezes, isso acaba traumatizando o bichinho. Afinal, ele não entende o ocorrido e só sente que foi mergulhado em um local cheio de água e ficou inseguro. Se isso aconteceu com o seu, tente trocar de ambiente. Não use mais a banheira e dê banho no chuveiro. Não se esqueça de colocar um tapete de segurança, para evitar que ele escorregue. 

Aposte no reforço positivo

O cachorro gosta de tomar banho quando esse momento faz bem para ele. Por isso, uma das maneiras de ajudar o pet que não é chegado nesse momento é realizar o reforço positivo, ou seja, transformar o banho em algo legal.

Isso pode ser feito, por exemplo, quando você chama o peludo para brincar e dá banho entre uma brincadeira e outra. Além disso, muito carinho e conversa são essenciais durante esse processo. 

Outra possibilidade de como fazer cachorro gostar de banho é dar uma voltinha antes e uma depois. Se o bichinho entender que quando ele toma banho, ele passeia duas vezes, vai ficar mais fácil para ele gostar do momento. Dar um petisco após ou durante o banho também é uma boa ideia.

Tenha um secador silencioso

Por fim, lembre-se sempre de que o barulho forte pode ser um grande problema para os peludos. Muitos deles têm bastante medo. Por isso, o trauma pode estar na hora de secar o bichinho. 

Sendo assim, a dica de como fazer cachorro gostar de banho é tomando cuidado com o secador. Escolha um secador silencioso para secá-lo. Ligue o aparelho sem que ele veja e faça com que, pelo menos no começo, ele só sinta o vento. Será trabalhoso, mas você acabará conseguindo ajudar o seu peludinho.

Leve-o ao banho e tosa

Mesmo com todas as dicas acima, por vezes, o tutor ainda não se sente confiante e pronto para ajudar o bichinho. Nesse caso, o melhor a ser feito é procurar um profissional que saiba como dar banho em cachorro que não gosta de tomar banho e que tenha prática no procedimento. 

cachorro no banho

Quando ligar para marcar o horário, explique que o seu bichinho não gosta de tomar banho. Assim, o profissional já se prepara para atendê-lo com calma e pode até agendar um horário com menos movimento, para evitar o estresse.

Gostou dessa dica, não é? Na Petz , estamos prontos para ajudar o seu bichinho a gostar de banho. Agende um horário! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog