Banho e Tosa

Escova para cachorro – Como escovar pelagem embaraçada

Publicado em 28 de abril de 2017

Tempo de leitura: 3min

Pelos de cachorro podem embaraçar por diversas razões e por esse e outros motivos (que falaremos adiante) é importante sempre fazer uso de uma escova para cachorro.

Os nós nos pelos tendem a aparecer com mais frequência em regiões onde há muito movimento ou coceira, como abaixo do peito, na cauda, em volta das orelhas, pescoço ou entre as pernas, mas eles também podem ser sinal de que há bastante tempo uma escova para cachorro não passa por ali para desembaraçar e retirar os pelos mortos.

Cão com escova de cabelo na boca

Quando não escovada, a pelagem velha pode se embaraçar à pelagem em crescimento e os nós se tornarão ainda maiores e mais difíceis de desembaraçar. Cachorros que passeiam e brincam em jardins, parques e praças também correm o risco de ter folhas e outros elementos enroscados em suas pelagens descuidadas, aumentando ainda mais o problema.

Por que a escova para cachorro é tão importante?

Pelagem embaraçada é uma péssima ideia. Nós nos pelos dos cães podem impedir a entrada de oxigênio e a manutenção de um bom nível de umidade na pele, além de colocarem muita pressão nas regiões onde se estabelecem, enfraquecendo o tecido e podendo causar uma queda excessiva de pelos no futuro. Em última instância, os nós podem se tornar um abrigo ideal para parasitas como pulgas, carrapatos e larvas diversas.

Como remover os nós na pelagem dos cachorros

Quando a região embaraçada não for muito grande ou não estiver com nós muito apertados o ideal é gentilmente pentear o cachorro com seus próprios dedos e, em seguida, contar com a ajuda de uma escova para pelos de cachorro e de algum spray com base de fluido de cupuaçu.

Sempre com cuidado e gentileza, você pode segurar a pelagem abaixo do nó, puxando-o com a escova com a outra mão e, dessa forma, permitindo que o processo seja mais efetivo e menos doloroso para o seu pet.

Mais uma dica: nunca tente cortar um nó na pelagem com tesouras afiadas ou pontiagudas, pois os nós estão localizados próximos à pele e você nem sempre terá uma visão perfeita do que você está fazendo, além de não poder prever quando seu cachorro irá se mexer, o que pode causar acidentes muito dolorosos tanto a ele quanto a você.

Escova para cachorro sob pelagem

Ajuda profissional é sempre bem-vinda

A escovação de uma pelagem muito embaraçada pode ser tanto dolorosa ao cão quanto difícil de ser executada, podendo até mesmo exigir a realização de uma tosa; o que é, definitivamente, tarefa para um profissional.

De uma forma geral, todo tipo de procedimento relacionado à higiene dos cães deve ser realizado com ferramentas e técnicas próprias para isso, e só um profissional especializado poderá executar estes processos da forma mais efetiva e menos dolorosa possível para o pet.

Além disso, na “visita ao cabeleireiro”, você pode aproveitar para pedir dicas de produtos e cuidados para cães, tendo cada vez mais informações para o bem-estar completo do seu pet de estimação.

Como prevenir seu cachorro de uma pelagem embaraçada

Escovar os pelos do cachorro regularmente é a regra número 1. Certifique-se de correr seus dedos por toda a pelagem para verificar a formação de nós e também a presença de pulgas e carrapatos. Além disso, o ato de escovar os pelos do cachorro também pode se tornar um momento de troca de carinho entre você e seu pet, transformando a rotina de higiene e cuidados em algo muito prazeroso e divertido!

Para ter acesso aos mais diversos tipos de escova para cachorro, encontre a loja Petz mais próxima a você e nos faça uma visita ou agende um horário para o seu pet no nosso centro de estética!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog