Banho e Tosa

Será que o furminator é bom? Confira!

Publicado em 04 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Ser tutor de um pet requer atenção em diversos aspectos. Além do básico, como, por exemplo, alimentar o animal e vaciná-lo, cuidar da pelagem também é UM fator essencial para o seu bem-estar. Por isso, muitos tutores querem saber: o furminator é bom para os cuidados com os pelos?

cachorro deitado

Vamos ajudar a esclarecer essa dúvida mostrando os resultados que a escova furminator traz. Também explicaremos como esse equipamento deve ser utilizado e quais os tipos de furminator existentes no mercado. Vamos lá?

Qual a função do furminator?

O furminator foi criado para remover os pelos mortos do animal. É indicado para gatos e cachorros com pelagem curta e lisa, e deve ser utilizado apenas uma vez por semana.

Diferentemente da rasqueadeira comum, esse tipo de escova remove os pelos e também os subpelos que estão mortos. Isso porque possui lâminas de aço inoxidável muito parecidas com as máquinas de tosa. Por isso, sua potência é um limitador para que o seu uso seja diário.

Além de eliminar os pelos mortos que permanecem no corpo do pet, o furminator possui na ponta o botão furjector, que retira a sujeira impregnada na pelagem. E o melhor: você não precisa ter contato com os resíduos para que eles se soltem dos pelos.  

Quais os resultados do furminator?

Os efeitos pós-furminator são claramente visíveis. Após seu uso, a pelagem do animal fica mais brilhante, já que o estímulo feito na pele ajuda a liberar óleos naturais. Com a escovação, esse óleo é espalhado por todo o corpo e a hidratação acaba sendo feita.

Sem falar que, ao retirar resíduos do corpo do animal, essa escova especial deixa o bichinho limpo, tal qual a tosa higiênica. Dessa forma, a resposta para o questionamento apresentado por esse artigo é: sim, o furminator é bom para manter os pelos do seu pet saudáveis.

gato na caminha

Embora as vantagens desse equipamento sejam bastante significativas, não se pode confundir as coisas. Substituir a ida ao pet shop pelo uso do furminator é um erro, ok? Nada se assemelha ao trabalho feito por um profissional, que saberá identificar as reais necessidades do pelo do seu animal.

Tipos de furminator

O furminator é bom também por possuir tipos específicos para gatos e cachorros. Além disso, é segmentado pelo tipo de pelagem e tamanho do animal, tornando, assim, seu uso direcionado. Por isso, na hora de adquirir o equipamento, preste atenção nesses detalhes.

Confira a seguir os tipos de furminator que podem ser encontrados em lojas especializadas. Aproveite para identificar o que mais se encaixa às características do seu amigo peludo. Veja:

  • escova furminator para gatos: preparada exclusivamente para o pelo e a pele dos gatos. Não precisa nem frisar que ela só deve ser usada em gatos, não é mesmo?
  • escova furminator para cachorros: quando se trata de cães, é possível encontrar tipos voltados para algumas raças como Pastor alemão, Bulldog francês e Husky siberiano;
  • escova furminator para pelo curto: possui cerdas menores para que a pele do animal não sofra nenhum atrito. Ainda assim, os pelos mortos são removidos com precisão; 
  • escova furminator para pelo longo: as suas cerdas foram feitas para remover o fio solto na íntegra, sem prejudicar a pelagem por completo. Por isso, não tenha receio ao usá-la.

Dicas de como usar o furminator

Agora que você já conhece as vantagens desta escova especial e os tipos existentes, chegou a hora de aprender como utilizar o equipamento da maneira correta. 

Em primeiro lugar, o seu uso é igual ao de uma escova comum, porém a lâmina em relação à pele do animal deve estar posicionada com o ângulo de 90º. Sem falar que o pet tem que estar com os pelos secos.  

Após observar esses fatores, o próximo passo é saber por onde começar a escovação. O mais indicado é começar pela cabeça e ir até a cauda. Siga para a barriga e genitais, passando a lâmina levemente, por se tratar de regiões mais delicadas. As patas e as orelhas devem ficar por último.

E o seu uso é seguro? 

Lembra que falamos mais cedo sobre a potência da lâmina, tão semelhante quanto a da máquina de tosa? Então, por isso, a atenção ao manusear deve sim ser redobrada.

Embora a probabilidade de machucar o animal seja quase zero, é preciso estar atento a alguns pontos. O primeiro a ser observado é se o bichinho possui algum ferimento no corpo. Caso tenha, a pele no local vai estar bastante sensível.

Outra dica de segurança é não utilizar o furminator em cães das raças Maltês e Poodle, porque não possuem subpelos. O seu uso neste caso, além de não fazer sentido, pode ser muito agressivo para os corpos destes pets em especial.

Seguindo todas essas dicas, sem dúvidas, o tutor fará um bom uso do furminator. Com isso, os cuidados com a saúde do seu pet serão intensificados, sem falar que ficarão ainda mais bonitos!

cachorro peludo deitado

A essa altura, você certamente já se convenceu de que o furminator é bom para cuidar da pelagem de gatos e cachorros. Agora é só ir até a loja da Petz mais próxima e adquirir o tipo ideal para o seu bichinho de estimação. Estamos à sua espera!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog