Banho e Tosa

Pode dar banho em gato? 7 mitos e verdades sobre os bichanos!

Publicado em 22 de março de 2020

Tempo de leitura: 5min

Você provavelmente já ouviu falar de banho de gato, não é mesmo? Apesar de esse termo muitas vezes se referir a uma higienização rápida e não lá muito bem feita, o banho de gato funciona muito bem para os bichanos! Com suas linguadas e esfregadas, eles se limpam. Mas você pode dar banho em gato?

Como higienizar seu filho de quatro patas? Para quem tem um bichano em casa: continue a leitura! Descubra de uma vez se pode dar banho em gato em 7 mitos e verdades sobre o tema e como dar banho em gato

gatos se lambendo

Gatos tomam banho sozinhos

Verdade! O gato toma banho! O bichano é conhecido por sua higiene. Com suas lambidas, os gatos se mantêm sempre limpinhos. Essa prática pode parecer um pouco estranha para nós, mas não se engane: o jeito dengoso e delicado dos gatos é ótimo para eliminar sujeiras. 

O Dr. Igor Nemtzoff, médico-veterinário da Petz, explica melhor o processo: “Eles se lambem para retirar a sujeira do corpo e usam seus dentes para retirar as sujeiras mais difíceis. Por fim, utilizam as patas como uma toalha.” Assim, é melhor respeitar esse momento. São vários passos até uma limpeza completa! 

Eles não gostam de água

Esta é uma meia verdade. Apesar de serem conhecidos por sua higiene, bichanos não são muito fãs de água. Esse fato até que não atrapalha os bichanos quando o assunto é banho, mas pode causar problemas de saúde. 

Como os felinos só gostam de tomar água fresca e limpa, muitas vezes, não se hidratam com frequência, levando a deficiências renais e urinárias. O motivo para os gatos não simpatizarem com água é desconhecido, porém, alguns especialistas creem que nossos amigos vieram de regiões áridas. 

“Acredita-se que essa aversão vem da origem dos felinos. Os gatos provavelmente vieram do Oriente Médio, onde há muitos desertos”, explica a Dra. Tuany Fialho, médica-veterinária da Petz. 

Porém, caso o tutor seja acostumado ao ato de dar banho em gato, o bichano em questão poderá se tornar um fã da água. Para a saúde do seu amigo, especialistas sempre recomendam estimular um contato maior com a água.  

Gato não precisa de banho

Mito! Gato pode tomar banho e deve! Os motivos que leva muitos tutores a se perguntarem se pode dar banho em gato é a história de que eles não precisam de banho. 

É verdade que os bichanos cuidam melhor de sua higiene que outros pets, como os cachorros, por exemplo. Porém, isso não quer dizer que nossos amigos bigodudos não devam fazer uma visita a um centro de estética. A Dra. Tuany Fialho, explica que nem sempre as linguadas são suficientes para limpar seu filho de quatro patas. 

“A sujidade do ambiente adere na pele e pelos, podendo gerar coceira e consequentemente problemas dermatológicos.”, comenta. Assim, de tempos em tempos, é saudável levar o bichano para um banho! 

Gato na pia

Dar banho em gato pode ser estressante

Esta também é uma meia verdade. Caso o gato não esteja acostumado a se banhar, o processo pode, sim, ser muito difícil. Além da aversão à água, o banho envolve limitar os movimentos do gato por um tempo, o que geralmente eles odeiam. Por isso, muitas vezes, os felinos se debatem e relutam durante a ducha. 

Assim, muitos tutores também ficam traumatizados após dar um banho em seu filho de quatro patas. Para evitar problemas, a dica é fácil. Caso o bichano não tenha o costume de se banhar, busque um centro de estética bem equipado, como os da Petz. Você pode dar banho em gato ou deixar ele se dar um banho de gato

O gato deve se acostumar ao banho

Verdade! Esta é a melhor forma de transformar seu amigo peludo em um fã da hora do banho. Porém, o recomendado é que esse costume se inicie cedo. A Dra. Tuany explica que quanto antes o bichano se acostumar com água, melhor: “O ideal é acostumar o pet desde filhote”. 

Para os que estão preocupados sobre a partir de qual idade pode dar banho em gato, a especialista explica: “A partir de dois meses já é indicado iniciar o processo de adaptação”. Porém, nunca é tarde para começar! Se quiser dar banho em gato adulto, também é permitido. 

Eles preferem água morna

Verdade! Esta é uma das primeiras recomendações para quem está se perguntando se pode dar banho em gato. A água fria, além de estressar os bichanos, pode causar complicações respiratórias. Para um banho mais agradável, aqueça a água até uma temperatura média. 

Se quiser saber se a temperatura está boa, basta utilizar a própria mão como termômetro. Consegue ficar com ela embaixo d’água por 10 segundos sem sentir que está muito quente? Então, ela está pronta para receber o gatinho! Lembre-se também de utilizar apenas itens de banho e cosméticos indicados para pets durante a higienização. 

Banhos secos podem ser uma boa opção

Verdade! Para quem está se perguntando se pode dar banho em gato, mas está com medo das unhadas e mordidas, o banho seco é uma boa opção! Em lojas especializadas, é possível encontrar produtos que higienizam o pet sem a necessidade de água. É uma ótima ideia para aquele bichano temperamental! 

Com essas dicas, será bem mais fácil cuidar de seu amigo peludo, não é mesmo? Lembre-se de que higiene é um assunto sério. Um ambiente sujo pode causar complicações de saúde em seu pet. Agora que você já sabe que pode dar banho em gato, é hora de mimar seu filho de quatro patas! 

gato na banheira

Na Petz, você encontra tudo para higiene dos gatos, além de ração, brinquedos e acessórios para todos os gostos. Venha nos fazer uma visita e garanta tudo para o seu filho de quatro patas, desde o banho até o conforto e a diversão! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog